Após o término do período de frio e a volta do calor, muitas pessoas iniciam suas buscas para encontrar alguma forma de aliviar a temperatura. Muitas vezes, instalar um ar condicionado não é possível por conta do custo ou pela estrutura da residência. Por isso, as pessoas acabam optando por um ventilador, que é um pouco mais prático em comparação com a instalação de um ar condicionado. Há algumas opções de ventiladores, como o ventilador de teto, ventilador de mesa ou de chão, ventilador de coluna e o ventilador de parede. Para ambientes mais estreitos, o ventilador de parede é o mais recomendado.
Se o seu ambiente possui um pé direito alto, também é recomendado utilizar o ventilador de parede. Se o ambiente possuir uma circulação de ar baixa, pode ser interessante você instalar um ventilador de parede. O ventilador de parede pode produzir maior ventilação em comparação com os outros modelos, pois eles oscilam o sentido da sua cabeça. No geral, esse tipo de ventilador alcança até 50 m² , mas isso pode ser alterado de acordo com a potência do vento.
Na hora de escolher seu modelo de ventilador de parede perfeito, certifique-se com o vendedor sobre a potência do vento. Cada modelo possui um limite da abrangência do vento por m². Se você deseja instalar um ventilador em seu quarto, seja de parede ou não, verifique se ele emite muitos ruídos. Esse tipo de detalhe pode fazer toda a diferença durante a noite.
Se possível, adquira um modelo que combine com a sua decoração, seguindo a mesma linha do ambiente. No mercado há uma série de modelos disponíveis de diferentes cores, materiais e estilos. Além disso, verifique se o produto possui o selo de qualidade do Inmetro.
Veja também: Como instalar ventilador de teto
A quantidade de pás do ventilador de parede é um dos fatores de melhor desempenho. Quanto mais pás, maior será a ventilação do ambiente. O ângulo das pás também pode influenciar no desempenho. Entretanto, se o ângulo for grande e tiver muitas pás, mais barulho irá fazer e o consumo de energia também será maior.
É necessário escolher um local que abrange uma área considerável do ambiente. Analise bem para decidir o local perfeito. Para a instalação, recomendamos que seja feita por um eletricista, pois como irá mexer com a fiação elétrica, pode ser perigoso para leigos no assunto. A limpeza dos ventiladores de parede é bem simples, basta desligar o aparelho e limpar com um pano úmido com sabão neutro.
Se ainda está na dúvida, veja uma galeria com diversos modelos de ventilador de parede!