O fechamento da varanda de vidro proporciona benefícios incríveis para seu espaço. Além de proteger os móveis da chuva, a cortina de vidro na varanda ajuda a diminuir o acúmulo de poeira e poluição da rua. É uma forma de manter a casa em perfeito estado por mais tempo.
Em apartamentos decorados, a varanda de vidro é a solução mais segura para sua família. Você pode receber amigos e convidados sem se preocupar com acidentes.
Se você está pensando em fazer o fechamento de varanda com vidro na sua casa ou apartamento, não deixe de conferir nossas dicas para fazer a melhor escolha. Confira!
Veja também
- Ventilador de Teto: Aprenda Como Instalar e Escolher o Modelo Certo
- Sacada de Vidro: +50 Modelos para Valorizar o Seu Espaço
- Guarda Corpo de Vidro: Saiba Como Escolher +52 Modelos
- Quarto com Varanda: +45 Ambientes Agradáveis Para Se Inspirar
- Varanda de Apartamento: +63 Ideias Incríveis para Aproveitar esse Espaço
Quanto custa uma varanda de vidro?
A cortina de vidro para varanda será cobrada de acordo com a metragem do espaço e empresa especializada. O preço médio costuma ser de R$ 500,00 por m², mas é possível encontrar opções mais baratas ou mais caras de acordo com o tipo de vidro.
Dica: Verifique com seu condomínio se existe alguma regra quanto ao fechamento de varanda com vidro. Alguns condomínios só permitem o tipo laminado e o incolor. Procure saber se existe alguma restrição para respeitar as leis de onde mora.
Quais os tipos de fechamento de uma varanda com vidro
Como o tipo de fechamento de varanda com vidro influencia no valor, é importante conhecer as possibilidades, vantagens e desvantagens de cada modelo de varanda de vidro.
Atualmente, destacamos dois tipos diferentes de modelo de varanda de vidro:
- Cortina de vidro retrátil: Permite a abertura completa do vidro.
- Caixilhos de alumínio e vidros fixos ou deslizantes: Abertura parcial do modelo de varanda de vidro.
A vantagem de investir na cortina de vidro retrátil é que você pode controlar o quanto do vidro abre durante o dia. Você mantém o guarda corpo de vidro varanda, ou seja: o ambiente continua seguro, mas recebe uma quantidade a mais de ar durante o dia.
Qual o vidro ideal para varanda?
Existem dois tipos de vidro para casas com varanda de vidro: o temperado e o laminado.
A recomendação da Norma NBR 16259 é que o vidro seja seguro e resistente à impactos – especialmente a ventos de até 350 km/h.
O vidro temperado é o mais indicado para casas com varanda de vidro, pois passa por um processo de tratamento térmico, onde é submetido a altas temperaturas e depois recebe jatos de ar frio para causar um choque térmico. Mesmo que aconteça um acidente, o vidro temperado não estilhaça, mas se fragmenta em pequenos pedaços.
Se você mora em regiões com ventos fortes, também indicamos o uso do vidro temperado, que é mais resistente à pressão do vento.
O vidro laminado é constituído por duas ou mais placas de vidro. É menos resistente para usar nas casas com varanda de vidro, mas a vantagem é que, ao quebrar, o vidro laminado fica preso na tela de PVB – evitando acidentes graves.
De acordo com a norma NBR 16529, o vidro laminado pode ser utilizado apenas em regiões com pouca incidência de ventos e em sacadas baixas. Se você mora em apartamentos nos andares superiores, prefira o vidro temperado.
Se você pretende colocar apenas um guarda corpo de vidro varanda, também dê preferência ao vidro temperado.
Regras para fechamento de cortina de vidro varanda
Nem todo condomínio permite a instalação da cortina de vidro varanda. E, quando permitem, é preciso seguir uma série de regras para ter esse tipo de fechamento no apartamento.
Para você entender melhor quais são essas regras e o porquê delas existirem, elencamos aqui as regras para instalar a cortina de vidro varanda mais comuns. Confira e depois procure saber quais delas precisam ser seguidas no seu prédio.
- Estética da fachada: A sua varanda de vidro não pode prejudicar a valorização dos imóveis, ou seja, a sua varanda não pode destoar das outras unidades. É necessário seguir o padrão exigido pelo condomínio. Verifique quais são os materiais permitidos, assim como cores e modelos.
- Estrutura: o vidro utilizado na varanda sacada de vidro deve ser do tipo laminado ou temperado, para evitar o estilhaçamento com impacto. Inclusive, sua cortina de vidro pode contar com uma película anti estilhaços para aumentar a segurança. O material utilizado deve atender à norma NBR 16.259:2014, promulgada pela ABNT para sistemas de envidraçamento de sacadas, que garante a resistência a ventos de até 350 km/h.
- Aumento de IPTU: O fechamento da varanda sacada de vidro pode impactar diretamente no valor do IPTU, informe-se sobre as regras junto aos órgãos municipais.
Para evitar problemas futuros, antes de começar o projeto de varanda sacada de vidro, procure saber as regras do seu condomínio e do município. Também contrate uma empresa especializada para fazer um projeto de qualidade.
Cuidados e limpeza da varanda de vidro com madeira
Ter uma varanda de vidro com madeira exige cuidados especiais para que sua varanda permaneça impecável. Você pode realizar a limpeza apenas com água, sabão neutro e um pano macio (do tipo que não deixa fiapos).
Aproveite para higienizar os trilhos da varanda de vidro com madeira ou ferro com o aspirador de pó e um pano úmido.
Caso more em apartamentos, tenha cuidado para limpar a varanda de vidro. Limpe apenas por dentro para evitar acidentes.
Varanda de madeira com vidro para jardim
No caso da sua varanda ser ligada ao jardim e a área de lazer, uma maneira de separar os ambientes sem estragar a vista o clima relaxante que elas “exalam” juntas é montar uma varanda de madeira com vidro.
Com a varanda de madeira com vidro você consegue utilizar os melhores móveis para varanda – sem se preocupar com a resistência – receber amigos e convidados até nos dias chuvosos para aproveitar a lareira, e garantir uma casa integrada mega iluminada. É super aconchegante!
Caso não goste da estrutura de madeira, você também pode fazer uma varanda com vidro e estrutura de ferro. Ambas são resistentes e bonitas para sua decoração.
Quarto com varanda de vidro
Se você não quer ter apenas um guarda corpo de vidro varanda do quarto, invista no fechamento do quarto com varanda de vidro também.
Você pode aumentar o quarto, fazendo com que o quarto com varanda de vidro seja um ambiente único. Para evitar a luz do dia no rosto, é só incluir uma cortina blecaute para dividir os ambientes, Mas sempre que quiser aproveitar a vista do seu quarto, é só deixar a cortina aberta e ter um quarto iluminado e charmoso.
Gostou das dicas para ter uma varanda de vidro? Então confira mais inspirações lindas para seu projeto!