A varanda de madeira têm conquistado cada vez mais espaço nos projetos de construção. Isso porque, a madeira por si só além de ser um material versátil e aconchegante se harmoniza com diferentes propostas de decoração.
Podendo ser utilizada tanto em ambientes externos como internos, a varanda de madeira acabou se tornando uma peça coringa nas mãos de arquitetos e projetistas.
Logo, se você deseja incorporar uma varanda de madeira no seu projeto, atente-se aos próximos tópicos. Neste artigo, separei inúmeras dicas e mais 81 projetos de casa com varanda de madeira para você se inspirar. Confira!
Veja Também:
Casas de madeira com varanda
As casas de madeira com varanda vêm conquistando cada vez mais espaço nos projetos. Isso acontece, pois além do charme empregado na construção de casas de madeira com varanda, sua estrutura exprime conforto e aconchego a todos aqueles presentes no espaço, podendo inclusive compor a decoração tanto de ambientes de campo como praia.
Além disso, outra vantagem muito positiva com relação as casas de madeira com varanda é sua construção ser ecologicamente correta, ou seja, a construção em madeira gera menos resíduos quando comparada a outros projetos.
Seguindo o estilo mais clássico é possível encontrar casas de madeira com varanda que delimitam toda a lateral do imóvel, assim como na imagem acima, onde o guarda corpo foi estruturado com grade de ferro e base de pedra. Em projeto com arquitetura moderna as varandas, geralmente, seguem a estrutura orgânica do imóvel, apresentando muitas vezes formas inusitadas como na imagem abaixo.
Varanda de Madeira
A varanda é um dos lugares mais especiais da casa e se ela for de madeira então, melhor ainda. Isso porque, a varanda de madeira além de ser confortável e super aconchegante, pode ser incorporada nos mais diferentes projetos de decoração, sendo eles internos ou externos.
Confira 6 tipos de varanda de madeira para incluir no seu projeto
- Varanda de madeira de demolição: toda a estrutura dessa varanda é feita a partir de madeira de demolição;
- Varanda de madeira com vidro: nesse modelo de varanda, geralmente, o vidro é incorporado no guarda corpo do ambiente, permitindo assim que usuários possam ter ampla visão da paisagem do local;
- Varanda de madeira com ferro: quando a intenção é misturar o estilo rústico com o industrial, geralmente, o ferro é incorporado na parte estrutural do guarda corpo;
- Varanda de madeira com pergolado: o pergolado têm sido muito utilizado para estruturar o teto da varanda de madeira e, geralmente, vem acompanhado de uma planta trepadeira;
- Varanda de madeira gourmet: a estrutura dessa varanda é interligada, em geral, a área da sala de jantar ou churrasqueira, proporcionando uma melhor reunião entre as pessoas presentes no ambiente;
- Varanda de madeira suspensa: esse modelo de varanda está presente em casas com mais de um andar e/ou prédios. Sua estrutura para assegurar as pessoas presentes de possíveis quedas, deve vir acompanhada de guarda corpo em todas as suas laterais.
Por que investir em uma varanda de madeira: Vantagens
- A madeira por si só é um excelente isolante térmico, logo, incluindo no seu projeto uma varanda de madeira você irá manter a temperatura do seu ambiente sempre agradável. Aqui, você pode andar descalço sem ficar com os pés frios ou quentes demais;
- A varanda de madeira pode melhorar o desempenho acústico do ambiente, uma vez que os sons não rebatem na sua superfície;
- Independente do acabamento que a varanda de madeira receber, seu aspecto natural sempre vai prevalecer garantindo assim o efeito rústico na decoração do ambiente.
Banco de madeira para varanda
O banco de madeira para varanda tem o poder realçar o efeito rústico, colonial e clássico do ambiente. Além disso, o banco de madeira para varanda por ser um elemento neutro acaba se harmonizando com diferentes itens decorativos presentes no espaço se integrando, inclusive, perfeitamente com a paisagem do quintal.
No mercado é possível encontrar diferentes modelos de banco de madeira para varanda. Algumas pessoas, preferem tonalidades mais uniformes, como o preto, branco ou marrom. Já outras pessoas optam pelos modelos de banco e até de mesas com tons originais da madeira incluindo até mesmo as formas orgânicas criadas pela própria natureza.
Como a madeira é um elemento neutro, procure explorar tonalidades mais vivas nos mais diversos itens decorativos presentes no ambiente como almofadas, vasos, tapetes, poltronas e até treliças de madeira que servem de apoio para inúmeras plantas.
Guarda corpo de madeira para varanda
O guarda corpo de madeira para varanda serve como segurança e proteção de acidentes. Afinal, a estrutura de um guarda corpo de madeira para varanda evita possíveis quedas de pessoas e animais em locais mais altos.
Ganhando cada vez mais espaço nos projeto de decoração, o guarda corpo de madeira para varanda além de ser estruturado com um material super versátil, não enferruja. No entanto, com o passar do tempo, sua estrutura necessita de manutenção para evitar o desgaste e o aparecimento de possíveis insetos que se alimentam da madeira como o cupim.
Entenda que o design do guarda corpo de madeira para varanda irá afetar diretamente na decoração do ambiente, por isso opte por um modelo que mais se harmonize com o espaço. É possível também trazer mais funcionalidade para o espaço incluindo um modelo de guarda corpo de madeira com banco embutido. Sendo assim, mais do assegurar possíveis quedas você acomoda várias pessoas em um mesmo ambiente.
O guarda corpo de madeira pode ser utilizado em ambiente internos, seja dividindo ambientes dentro de uma residência ou proporcionando segurança aos moradores que apresentam escadas em suas casas. Na imagem abaixo, por exemplo, para maximizar ainda mais o espaço foi estruturado um guarda corpo de madeira com nichos que servem de suporte para guardar e organizar objetos e livros.
Vale mencionar, que independente do modelo de guarda corpo escolhido para o seu ambiente, o mesmo deve seguir as normas da NBR 14. 718. Essa norma estabelece regras e diretrizes para diversos tipos de guarda corpo em projetos de residências e estabelecimentos comerciais.