Truques de decoração para cozinhas pequenas
CozinhaTexto escrito por Ricardo Horiuchi, Arquiteto da Motirõ Arquitetos
Como muitos apartamentos, algumas casas estão sendo entregues com cômodos cada vez menores. A cozinha, do tipo corredor, virou quase “um carimbo” nos imóveis novos. Geladeira, pia e fogão organizados em linha estão presentes em todos os lugares, com isso, a área de circulação das cozinhas foi muito reduzida. Essa tendência torna mais difícil a personalização desse ambiente. Mas nem tudo está perdido, apesar das medidas do espaço serem pequenas, podemos investir na imaginação e achar soluções, para sofisticar e destacar a cozinha.
Se você não está animado ou se o seu orçamento não permite mudar os equipamentos de posição, já que isso requer um investimento razoável e uma pequena “dor de cabeça”, há outros truques nos quais você pode investir, agregando personalidade à sua cozinha. Independentemente do seu estilo, usar revestimento de cores claras e neutras sempre é um bom caminho.
Como a cozinha, por sua natureza, é um lugar de muito calor, cores frias como cinza, branco, azul e verde são boas opções. Claro que isso não exclui usar outras cores como o amarelo, o fendi e o marrom.
Foto: Guilherme Marcato
Iluminar bem cada setor também é importante para garantir a segurança das pessoas que vão manusear os utensílios domésticos, muitas vezes, cortantes. É comum usar apenas uma luminária no centro do ambiente, o que é muito ruim, uma vez que você acaba fazendo sombra. O ideal é, se possível, usar um ponto de iluminação em cima de cada equipamento ou na parede, com um ponto de arandela.
Foto: Guilherme Marcato
Se seu orçamento está um pouco reduzido, você pode optar por usar o revestimento até meia altura, da parede, aproximadamente a 1.50m do piso. Isso reduz pela metade a metragem de material e cumpre a função do revestimento cerâmico, que é facilitar a manutenção em áreas molhadas e de gordura. Desse modo, é possível mudar a cor da outra metade sempre que enjoar, sem muitas complicações.
Outra dica válida para reduzir o orçamento é usar e abusar da altura do ambiente. Ao invés de armários e gabinetes, é possível organizar e guardar as coisas em prateleiras. As prateleiras, principalmente se forem fixadas em trilho, são versáteis, possibilitando a troca da altura e a disposição delas, sempre que lhe for conveniente.
Se o espaço é muito pequeno, você ainda pode criar nichos e embutir algum móvel, como uma pequena cristaleira.
Imagem daqui.
Imagem daqui
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!