Você conhece os diferentes tipos de vidro? Esse material super versátil oferece diversos benefícios para o seu projeto, como iluminação natural, controle acústico e segurança.
Mas, para conseguir isso, você precisa escolher os tipos de vidro adequados para o local que você deseja aplicá-lo. Para ter uma porta de vidro, por exemplo, você precisa apostar no vidro temperado ou blindado, que não quebram com facilidade e proporcionam maior privacidade no dia a dia.
Para te ajudar a encontrar os tipos de vidro certos para cada cômodo, montamos esse guia completo com dicas e inspirações lindas de ambientes com os diferentes tipos de vidro. Confira e escolha o seu favorito!
Veja também
- Janela Para Banheiro: Veja Como Escolher a Sua e +65 Modelos
- Janela para Quarto: Conheça os Tipos e +70 Modelos Lindos
- Janela de Vidro: +70 Modelos para Usar na Sala, Cozinha e Quarto
- Porta Camarão: Como Instalar, Vantagens e +70 Modelos
- Porta de Correr para Banheiro: +51 Modelos de Vidro e Madeira
Quais são os tipos de vidro?
A lista de tipos de vidro é super variada. Tem desde os modelos mais comuns e baratos, até os mais resistentes e trabalhados. Por isso, confira abaixo a lista completa com todos os tipos de vidro para porta, box e janelas para incluir nas plantas de casas!
Vidro Float: Praticidade, economia e beleza
O vidro float, também conhecido como vidro comum, é feito de uma mistura sílica (areia), potássio, alumina, sódio, magnésio e cálcio. Ele pode ser transparente, esverdeado ou fumê, de acordo com a sua necessidade. Além disso, é um dos tipos de vidro para janela mais econômicos entre todos.
Porém, a desvantagem do vidro float é que ele quebra com facilidade, então você precisará ter mais cuidado com a sua janela para não precisar trocar, caso ocorra um acidente.
Caso você precise do vidro para colocar na varanda, ou esteja atrás de tipos de vidro para box, evite o float. Como ele não aguenta altas temperaturas, a probabilidade do box quebrar enquanto você toma um banho é muito maior do que com um vidro temperado, por exemplo. Opte sempre pela sua segurança!
Aposte nos tipos de vidro temperado
Se você precisa de um vidro resistente, então use os tipos de vidro temperado, que são 5x mais fortes do que o vidro comum e oferecem muito mais segurança para o seu dia a dia.
Os tipos de vidro temperado passam por um tratamento térmico a mais do que o vidro comum. Por conta disso, o vidro temperado mantém as mesmas características que o vidro comum, mas com o adicional de que ele não quebrará com tanta facilidade.
Além disso, outra vantagem dos tipos de vidro temperado é que eles não estilhaçam como o vidro comum. De acordo com o impacto, a selagem em seu interior não permite que grandes pedaços se espalhem pelo ambiente.
Além de ser um dos principais tipos de janelas de vidro, você pode usá-lo para o box, portas e qualquer outro móvel que precise de resistência, como as divisórias de vidro para casa.
Vidro laminado: Proteção contra acidentes
O vidro laminado é formado por duas camadas de vidro com uma película ultra fina entre eles, geralmente de resina ou de PVB.
Assim como os temperados, esse é um dos tipos de vidro mais seguros para usar no seu projeto. Quando o vidro quebra, os cacos ficam presos na película e não espalham pelo ambiente.
Além disso, o vidro laminado oferece controle acústico, que é uma ótima vantagem para quem gosta de privacidade. É uma ótima opção para quem está querendo usar os diferentes tipos de vidro para janela ampla e varandas. Fica a dica!
Vidro impresso ou fantasia
Sim, é possível ter vidros desenhados e bonitos. É só aplicar a técnica do vidro impresso, ou como falamos por aqui: Vidro fantasia.
Após a fabricação do vidro – pode ser o float, temperado ou laminado – ele passa por rolos metálicos a 900ºC para marcar desenhos em relevo na superfície. O acabamento pode ser brilhante, fosco, esmaltado ou texturizado.
Caso você queira um vidro que proporciona mais privacidade, aposte nele. Mas esteja ciente de que o processo pode deixar o vidro ainda mais caro.
Vidro aramado: Beleza em todos os detalhes
O vidro aramado é um tipo de impresso translúcido que possui uma rede metálica de malha quadriculada incorporada à sua massa. Durante o processo de fabricação, assim que o vidro passa entre os cilindros metálicos e vai para a estenderia, o arame é colocado dentro da massa vítrea e em seguida é resfriado gradativamente.
Assim como o laminado e o temperado, o vidro aramado está entre os tipos de vidro mais seguros para usar em casa.
Vidro Acidado: Cores para sua casa
O vidro acidado é levemente opaco e pode ser feito de diferentes cores. Ele recebe este nome por conta do seu processo de fabricação, feito através do contato com ácidos. Se você quer uma porta de casa, divisórias e mobiliários práticos e bonitos, aposte no vidro acidado!
Vidro insulado: Garanta maior iluminação natural
O vidro insulado é perfeito para quem deseja aproveitar o máximo da luz natural e bloquear o calor. Também conhecido como vidro duplo, é formado por duas placas de vidro, unidas por um perfil de alumínio. Com isso, pode trabalhar com diversos vidros idênticos e oferecer mais resistência, conforto e segurança para sua casa.
Vidro esmaltado: Opções lindas para sua decoração
O vidro esmaltado é um dos melhores tipos de vidro para box. Além de prático e bonito, é uma opção durável. Ele é produzido através da aplicação de uma camada de tinta cerâmica sobre o vidro plano, que logo em seguida, é levado ao forno de têmpera. Assim, a tinta se funde a ele, permanecendo firmemente agregada à superfície, sem se soltar. Você pode limpar seu box de vidro esmaltado sem se preocupar se ele vai descascar.
Há uma variedade de cores para você usar, como branco, preto, marrom e off white. Dá para escolher a melhor para combinar com a sua casa.
Vidro Serigrafado
O vidro serigrafado passa por um processo de serigrafia, que faz com que o produto possa ter diversas cores e texturas. você pode fazer cores ou formas diferentes no seu vidro, como forma de colaborar com a decoração da sua casa também.
É uma ótima opção para portas também, pois você pode controlar o nível de transparência da vidro. É só escolher a quantidade que for mais confortável para você.
Vidro Jateado
O vidro jateado passa por um processo em que pequenos grãos de areia “danificam” o vidro. Desta forma, o vidro se torna levemente áspero. Você consegue formar desenhos e padronagens lindas no ambiente.
Os tipos de janelas de vidro jateado ficam lindas e proporcionam mais privacidade para o seu dia a dia.
Vidro Antirreflexo
O vidro antirreflexo é cinco vezes menos reflexivo que um vidro convencional. É muito utilizado em quadros, cristaleiras e vitrines de lojas, por exemplo, em que o reflexo por ser um incômodo.
Vidro Blindado
Outro vidro que fornece muita resistência, inclusive contra balas, é o vidro blindado. Em sua composição, há camadas de vidro comum, intercaladas de vidro laminado com polímeros, policarbonato e polivinilbutiral.
É a opção perfeita para quem precisa de uma proteção extra em todos os cômodos de casa.
Vidro antivandalismo
Mesmo com um impacto intenso, o vidro antivandalismo permanece inteiro. Isso impede invasões na sua casa. Aposte nele para suas portas e janelas.
Vidro refletivo ou espelhado
O vidro refletivo ou espelhado é produzido a partir do vidro comum, porém, com camadas metalizadas. A função dessas camadas é refletir os raios solares para reduzir a entrada do calor no interior dos ambientes.
Vidro duplo
Outra opção com proteção solar é o vidro duplo. O sistema duplo de envidraçamento permite que você combine duas características de diferentes tipos de vidro. Por exemplo: Resistencia do vidro temperado e proteção térmica e acústica do insulado.
Vidro craquelado
O vidro craquelado possui o mesmo processo de produção que o laminado. A diferença é que na produção do craquelado, vidro temperado interno é quebrado e os fragmentos ficam aderidos à película plástica e embutidos nas lâminas externas.
O resultado é um visual super diferenciado para ser usado na decoração.
Qual vidro usar na janela, box e porta?
- Melhores tipos de vidro para janela: A maior vantagem de investir nos diferentes tipos de vidro para janela é que o ambiente recebe uma grande quantidade de luz natural ao longo do dia. Inclusive, quem gosta de colocar grandes janelas na sala de estar, pode usar os diferentes tipos de janelas de vidro. Fica lindo!
- Melhores tipos de vidro para porta: Tenha muito cuidado ao escolher entre os tipos de vidro para porta. Isso porque, dependendo da qualidade do vidro, sua porta pode quebrar com facilidade ou até mesmo tirar a privacidade da sua casa. Se você estiver em busca de tipos de vidro para porta de entrada, aposte nos mais resistentes, como o temperado ou laminado. Além disso, tem que ser fosco ou com alguma cor, para não mostrar o que tem na sua casa.
- Tipos de vidro para box: Como falamos, o box precisa ter um vidro que aguente altas temperaturas, para evitar acidentes enquanto você toma banho. Prefira o temperado, laminado ou os esmaltados, que são bonitos para o seu banheiro e não quebram com facilidade.
Tipos de tijolos de vidro
Os tijolos de vidro funcionam tanto como um elemento decorativo quanto estrutural. Eles aumentam a iluminação natural do ambiente e podem dividir um ambiente com maestria.
Existem 3 tipos de tijolos de vidro:
- Tijolo de vidro fixo;
- Tijolo de vidro vazado;
- Tijolo de vidro colorido;
Tijolo de vidro fixo
O tijolo de vidro fixo é um bloco fechado, cuja principal função é captar a iluminação. O acabamento dele pode ser liso, canelado ou ondulado. Há uma grande variedade.
Tijolo de vidro vazados e com ventilação
Você quer substituir uma janela? Então aposte nos tipos de tijolos de vidro vazados e com ventilação. Eles são ótimos para manter a privacidade do ambiente e ajudar na circulação de ar nos locais pequenos, por exemplo. No entanto, como você não controla este tipo de tijolo de vidro, é importante que o ambiente para fora seja fechado, assim a chuva não entra na sua casa.
Tijolo de vidro colorido
Mas se a ideia for adicionar cores no seu ambiente, os tipos de tijolos de vidro coloridos são perfeitos para você fazer de maneira sutil. Por conta da cor, a captação de luz contínua no ambiente, mas em menos quantidade do que você teria com tijolos transparentes, por exemplo. Então pense nisso antes de usar esse tipo de tijolo no seu projeto.