Um erro que muitas pessoas costumam cometer quando pensam em reforma é ignorar os tipos de telhas para telhado. Afinal, acrescentar esse item à lista de renovações pode mudar completamente o visual de uma casa!
Sendo assim, o primeiro passo para fazer isso é conhecer os tipos de telhas para, assim, escolher aquela que vai deixar o projeto ainda mais incrível, certo? Pois é, pensando nisso, separamos esse post para você com inúmeras opções de telhas disponíveis no mercado. Atente-se para cada uma delas e selecione a que mais tem a ver com o seu projeto.
Veja também:
Conheça os principais tipos de telhas existentes no mercado
O telhado apesar de pertencer a última etapa no processo de construção, deve ser escolhido e planejado com atenção pelos moradores desde o início da obra. Afinal, são inúmeros modelos existentes no mercado e muitas vezes acabamos ficando perdidos com tanto informações. Confira agora nossa lista com as principias tipos de telhas. Vamos lá!
1.Telhas de cerâmica
A telha de cerâmica é, sem dúvidas, um dos tipos de telhas mais antigas e mais usadas em residências no Brasil. Ela além de proporcionar conforto térmico e diminuir a absorção dos raios solares, apresenta um custo muito mais acessível. No mercado, existem diferentes tipos de telhas de cerâmica como as francesas, portuguesas, romanas e assim por diante.
Acima temos um exemplo de aplicação da telha francesa. Esse, que é um dos tipos de telhas mais charmosos disponíveis e, é caracterizado por seu formato quadrado e por ser quase plano, o que exige um grau de inclinação grande do telhado.
2.Telhas Esmaltadas
As telhas esmaltadas são outras tipos de telhas cerâmica distintas apenas devido seu acabamento, ou seja, ao final do processo esses tipos de telhas recebem uma camada de cor. Esse banho de cor, além de garantir uma aparência diferenciada da telha, garante mais durabilidade, resistência do material.
3.Telhas de PVC
A telha de PVC é um dos tipos de telhas mais leves e resistentes, tornando-se assim uma ótima opção de compra. Elas podem ser encontradas com diversas aparências, inclusive imitando uma telha de cerâmica, por exemplo. Esse é um dos tipos de telhas com menor custo para instalação, pois, como não são pesadas, dispensam o uso de estruturas muito fortes para serem suportadas.
4.Telhas de fibrocimento
As chamadas telhas de fibrocimento se tornaram muito populares com o tempo. Esses tipos de telhas surgiram no mercado com o objetivo de substituir as antigas telhas de amianto que deixaram de ser vendidas devido seu alto risco a saúde humana. Elas também são um dos tipos de telhas mais resistentes às variações climáticas, garantindo um ótimo isolamento térmico na casa.
5.Telhas de concreto
Para quem prefere um ar mais contemporâneo, a telha de concreto é uma boa opção. Bastante procurada atualmente, ela é um dos tipos de telhas mais usados em projetos modernos. Além de ser durável e também proporcionar conforto térmico, seu visual reflete sofisticação. Porém, por ser mais poroso, esse modelo precisa de manutenção e limpeza pelo menos uma vez ao ano.
6.Telhas translúcidas
As telhas translúcidas são outra possibilidade para quem busca algo mais moderno e também para quem quer aproveitar a luz solar para iluminar os ambientes da casa. Dois dos tipos de telhas transparentes mais populares são os de policarbonato e os de vidro.
7.Telhas de policarbonato
As telhas de policarbonato, ao contrário do que muitos podem achar, protege contra raios solares e não absorve calor, garantindo temperatura agradável nos cômodos onde é usado. Esses tipos de telhas são econômicos e, claro, permitem a passagem de luz natural, o que pode também diminuir os gastos com energia elétrica.
8.Telhas de vidro
O telhado de vidro, por sua vez, garante iluminação no interior dos ambientes da casa e pode ser usada tanto sozinha quanto combinada com outros tipos de telhas. Elas ainda são mais facilmente encontradas em casas de praias e em locais com maior incidência solar e costumam ser utilizadas em locais como decks de piscina e áreas externas, mas seu uso tem sido cada vez mais diversificado.
9.Telhas de calhetão
As telhas de calhetão são feitas com material de fibrocimento, no entanto, ao invés de apresentarem um design ondulada como é tradicional desse material, elas possuem um formato mais alongado e diferente. Por esse motivo, esses tipos de telhas são utilizados em grandes vãos livres, como por exemplo, estacionamentos, galpões industriais e espaços comerciais.
10.Telhas fotovoltaicas
As telhas fotovoltaicas são ainda novas em território brasileiro. Esses tipos de telhas são formadas por um estrutura cerâmica anexadas juntamente a células fotovoltaicas. Aqui, o objetivo é economizar energia sem abrir mão da beleza do projeto, tanto que os fios passam por baixo do telhado até se conectarem juntamente a um conversor.
11.Telhas PET
As telhas de PET, como o próprio nome já diz são fabricadas a partir de garrafas pet. Esses tipos de telhas são bem resistentes e leves, não necessitando, portanto, de estruturas reforçadas para aguentar seu peso, diminuindo assim o custo do projeto. As telhas de PET também aguentam altas temperaturas e podem ser encontradas em diferentes modelos, algumas inclusive transparentes.
12.Telha metálica
Esses tipos de telhas podem ser feitas de alumínio, aço e cobre. Uma das grandes vantagens em adquirir as telhas metálicas é que elas são capazes de cobrir grandes ambientes, por esse motivo são utilizadas muito em construções comerciais e galpões industriais.
13.Telhas galvanizadas
As telhas galvanizadas são assim chamadas pois em sua estrutura são revestidas por uma liga de alumínio e zinco, tornando-as assim muito resistentes a possíveis corrosões e alterações climáticas. No entanto, como desvantagem esses tipos de telhas não apresentam um bom isolamento térmico e fazem muito barulho em dias de chuva.
14.Telhas gravilhadas
As telhas gravilhadas aliam em sua estrutura, beleza e funcionalidade. Esses tipos de telhas são revestidas por uma camada de rocha moída com acabamento cerâmico. Elas visualmente são muito parecidas com as telhas de cerâmicas ou concreto, não absorvem umidade e nem irradiam calor.
15.Telhas termoacústicas
As telhas termoacústicas, também conhecidas como telhas sanduíches são assim denominadas, pois sua estrutura é formada por duas telhas de aço ou fibrocimento preenchidas por um material isolante térmico como, lã de vidro ou isopor, por exemplo. Consequentemente, esses tipos de telhas proporcionam simultaneamente um ambiente silencioso com temperatura agradável.
16.Telhas de fibra vegetal
Seguindo a linha de construções sustentáveis, as telhas de fibra vegetal são formadas a partir da fibra de celulose, extraída do papel reciclado e cobertas por uma resina especial. Esses tipos de telhas, assim como as de fibrocimento chegaram no mercado como forma alternativa de compra para aquele que compravam telhas de amianto. Além disso, as telhas de fibra vegetal são leves e de fácil instalação.
17.Telhas germânicas
As telhas germânicas chamam a atenção pelo seu design diferenciado. Esses tipos de telhas são instaladas de baixo para cima, muita vezes, compondo a estrutura de telhados com alto nível de inclinação.
Como escolher os melhores tipos de telhas para o seu projeto
O telhado faz parte de todas as construções. Mesmo aquelas mais modernas, com muitas linhas retas e visual mais clean, contam com telhado embutido, que não é visível, já que fica escondido atrás da platibanda, mas existe. Neste caso, a inclinação dele é menor para que possa ficar “disfarçado”. Aí chegamos ao principal ponto que deve ser considerado na hora de escolher seus tipos de telhas: o caimento do telhado.
A medição do ângulo do telhado deve ser feito por você ou pelo responsável pela obra e o caimento indicado para os tipos de telhas pode ser conferido com os fabricantes das mesmas. As de fibrocimento, por exemplo, precisam de uma declividade mínima de 15%, já as de cerâmica e concreto variam entre 30% e 36%.
Acertar esse detalhe é o que vai garantir a boa vedação e a imobilização das telhas. Caso queira já dar uma olhada nos tipos de telhas mesmo sem saber exatamente qual é a inclinação do seu telhado, pode ser útil saber que quanto menor a telha, maior seu ângulo recomendado.
Caso o caimento seja maior do que o adequado para o modelo que você escolheu, há a possibilidade de amarrar as telhas à estrutura onde está sendo instalada. O arame escolhido deve ser resistente à corrosão e as aberturas, feitas em pontos das peças apropriados para isso.
Acertar na escolha dos tipos de telhas usados no seu projeto vai garantir proteção contra as variações climáticas e, também, contra infiltrações e outras dores de cabeça do tipo. Por isso, prefira materiais resistentes, mas, claro, sempre adequando ao estilo que escolheu para dar a sua cara à sua casa!