Tipos de Palmeiras: +65 Plantas Perfeitas para Seus Vasos e Jardins
Flores e PlantasVocê sabia que existem diversos tipos de palmeiras? A palmeira é uma planta que possui mais de 2.000 espécies catalogadas e está presente nos países tropicais. No paisagismo, diversos tipos de palmeiras são usados para valorizar o jardim das residências, parques e vias públicas.
Os tipos de palmeiras com portes diferenciados possibilitam a utilização da planta em áreas internas como sala de estar, varanda e locais externos com jardins pequenos ou grandes. Você pode cultivar os tipos de palmeiras em vasos ou diretamente no chão.
A palmeira não é considerada uma árvore porque não produz madeira. Separamos nesse artigo vários tipos de palmeiras para você plantar e decorar a sua casa. Inspire-se!
Veja também:
Tipos de palmeiras para vaso: Decore com plantas tropicais
Os tipos de palmeiras para vaso são espécies de plantas com porte médio ou pequeno que tem o seu desenvolvimento bloqueado quando cultivados em espaços restritos como nas jardineiras, vasos, latas ou cachepots.
As espécies Areca Bambu, Fiji, Ráfia e Phoenix são os tipos de palmeiras para vaso que servem para decorar tanto ambientes internos residenciais quanto corporativos. O plantio e manejo dos tipos de palmeiras para vaso é um processo bastante simples e fácil, desde que, você tenha as ferramentas de jardinagem certas em mãos.
Passo a passo de como plantar tipos de palmeiras para vaso
- Adquira um vaso de tamanho grande de aproximadamente 60cm de altura;
- Deposite no fundo do vaso uma camada de 5cm de pedras ou argila expandida;
- Coloque substrato ate o meio do vaso;
- Sobre o substrato, coloque a muda de palmeira da sua preferência;
- Preencha o vaso com o restante do substrato até o limite de 5cm abaixo da borda do vaso;
- Para finalizar, regue a palmeira;
Todos os tipos de palmeiras para vaso necessitam de claridade, por isso deixe o vaso próximo às janelas ou varanda. A rega da palmeira deve ser constante, mas você precisa adubá-la a cada 6 meses para um perfeito desenvolvimento.
Na imagem acima, a palmeira Ráfia foi plantada em um vaso de plástico com tamanho médio para conter o desenvolvimento. O vaso com a planta está depositado dentro de um cachepot de vidro transparente com cascas de pinus e seixos na cor branca próximo ao sofá retrátil branco da sala de estar.
Tipos de palmeiras para jardins residenciais: Analise as espécies para compor o seu espaço
Se você deseja criar um ambiente tropical na sua casa, existem diversos tipos de palmeiras para jardins residenciais que podem ser plantados em áreas grandes ou pequenas. Antes de adquirir uma muda, verifique o espaço disponível e o porte da planta adulta.
Os tipos de palmeiras de porte pequeno são ideais para jardim de inverno, pequenos canteiros e jardins com área reduzida. Você pode compor o paisagismo combinando os tipos de palmeiras para jardins residenciais com bromélias, agaves e outras plantas de porte menor.
Plante os tipos de palmeiras para jardins residenciais de porte grande distantes de portas e janelas para não atrapalhar a circulação das pessoas.
Conheça os tipos de palmeiras para jardins residenciais
- Palmeira Leque;
- Palmeira Azul;
- Palmeira Laca;
- Palmeira Garrafa;
- Palmeira Washingtonia;
Palmeira Leque
A Palmeira Leque é uma planta de tronco único que possui folhas grandes, redondas na tonalidade verde brilhante. Você pode plantar a palmeira Leque em vasos ou diretamente no solo com uma boa drenagem, por isso durante sua irrigação procure fazer uso de mangueiras.
Palmeira Azul
A palmeira Azul é uma espécie que pode atingir até 25 metros de altura e as suas folhas tem um tom azul acinzentado. É uma planta muito utilizada por paisagistas para compor jardins exuberantes e se tornou um dos tipos de palmeiras ornamentais mais populares no Brasil.
Palmeira Laca
A palmeira laca é uma planta com grande efeito paisagístico, pois o colorido do seu tronco é um vermelho vivo. Nos jardins tropicais, a palmeira laca pode ser plantada isoladamente ou em grupos para emoldurar caminhos ou muros.
Palmeira Garrafa
A palmeira Garrafa é uma espécie exótica e escultural de porte pequeno que pode crescer até 6 metros de altura. O tronco tem a forma de uma garrafa acinzentada com uma base dilatada para armazenar água nos períodos de estiagem.
Palmeira Washingtonia
A palmeira Washingtonia é um dos tipos de palmeiras para jardins residenciais muito utilizadas no litoral. Essa espécie é nativa dos desertos da Califórnia, Arizona e Noroeste do México.
Tipos de palmeira para jardim: Invista em um paisagismo exuberante
Nas áreas grandes residenciais ou praças públicas os tipos de palmeiras para jardim podem ser de porte médio ou grande. No paisagismo, os tipos de palmeiras para quintal são sempre uma opção interessante para criar um ambiente harmonioso, bonito e com fácil manutenção, ainda mais quando combinadas com uma linda iluminação de jardim.
Veja alguns tipos de palmeiras para jardim
- Palmeira Imperial;
- Palmeira Rabo-de-Raposa;
- Palmeira Triângulo;
- Palmeira Areca.
Palmeira Imperial
A palmeira imperial é uma espécie de grande porte, robusta que pode atingir uma altura de até 40 metros. O seu tronco tem cerca de 60 centímetros e a coroa arredondada tem aproximadamente 20 folhas.
Palmeira Rabo-de-Raposa
A palmeira Rabo-de- Raposa é uma espécie australiana que pode atingir até 9 metros de altura. Com suas grandes folhas verde-claras, o seu aspecto é plumoso de escova de garrafa.
Palmeira Triângulo
A palmeira triângulo é de origem das flores de Madagascar e pode atingir até 15 metros de altura. Com um crescimento lento, a palmeira triângulo tem como característica as folhas agrupadas em três sessões, formando um triângulo.
Palmeira Areca
A palmeira Areca é um dos tipos de palmeiras para jardim mais populares no mundo tanto para decorar ambientes internos e externos. Os troncos múltiplos formam uma touceira que pode atingir 12 metros de altura.
Tipos de palmeiras de pequeno porte: Cultive em pouco espaço
Se você não tem muito espaço no seu jardim ou mora em apartamento, cultive tipos de palmeiras de pequeno porte. Essas espécies são ótimas para plantar em vasos de plantas ou em jardins na área externa.
Os tipos de palmeiras de pequeno porte plantados em vasos podem ser colocados em ambientes internos. Os vasos de plantas com palmeiras pequenas são de manejo básico, basta apenas regas constantes e adubação semestral.
Confira 3 principais tipos de palmeiras de porte pequeno
- Palmeira Cascata;
- Palmeira Rabo-de-peixe;
- Phoenix (Fênix).
Palmeira Cascata
A palmeira cascata é uma planta de pequeno porte que atinge até 2,5 metros de altura. Os tipos de palmeiras de pequeno porte como a palmeira cascata apresentam troncos finos e forma touceiras arredondadas.
Palmeira Rabo-de-peixe
A palmeria Rabo-de-peixe é um dos tipos de palmeiras de porte pequeno cultivadas em regiões de clima ameno. Formada por diversos troncos finos, tem formato arredondado com folhas largas e recortadas.
Palmeira Fênix
A palmeira Fênix também chamada de Tamareira Anã é um dos tipos de palmeiras que dificilmente ultrapassa 3 metros de altura. Com um aspecto exótico, a palmeira Fênix se adapta á vários tipos de clima. Suas flores e frutos são bastante apreciados por pássaros.
Tipos de palmeiras ornamentais: Abuse da diversidade de formas e cores
Os tipos de palmeiras ornamentais de grande porte são muito empregados em empreendimentos residenciais e corporativos por sua imponência e apelo visual. No paisagismo, os tipos de palmeiras ornamentais criam cenários tropicais e paradisíacos.
Entre os vários tipos de palmeiras ornamentais, uma das mais cultivadas em ambientes internos, por exemplo, é a Ráfia que se adapta perfeitamente em vasos ou cachepots. Essa planta também tem caules alongados e folhas verdes brilhante em formato palmado.
Um dos tipos de palmeiras ornamentais usadas em áreas urbanas é a palmeira Rabo-de-Raposa. É uma espécie de grande porte de origem australiana que possui um visual imponente, exuberante e escultural.
Os vários tipos de palmeiras são as plantas preferidas dos paisagistas para desenvolver projetos simples e sofisticados. As palmeiras decoram ambientes internos e externos com elegância, beleza e baixa manutenção.
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!