Não tem nada melhor que tomar um banho quente para desestressar, não é mesmo? E nos dias quentes, um banho gelado é a solução perfeita para refrescar. Mas para isso acontecer é importante escolher os tipos de chuveiro certos para seu banheiro.
Acredite, os chuveiros não são iguais. Existem modelos com diferentes designs e funcionalidades, e isso pode impactar diretamente na sua rotina.
Pensando nisso, hoje vamos te ajudar a encontrar os tipos de chuveiros modernos ideais para suas necessidades e preferências. Anote as dicas e se inspire com os projetos lindos que selecionamos de referência. Confira!
Veja também:
Quais são as diferenças entre a ducha e o chuveiro?
As diferenças entre os tipos de chuveiros modernos e as duchas são sutis, mas é importante conhecer elas para comprar o modelo mais adequado para seu projeto.
A primeira diferença é a forma que a água cai. Nos chuveiros, a queda da água é na vertical, com menos pressão e intensidade. Já a ducha tem uma queda inclinada e com maior pressão.
Antigamente, a diferença também estava na forma de aquecimento da água. Os chuveiros eram aquecidos apenas pela resistência elétrica, mas atualmente os aparelhos também recebem aquecimento a gás ou solar. A variedade é infinita!
Conheça os 5 tipos de chuveiro
Você pode escolher entre 5 tipos de chuveiro. O que diferencia um do outro é a regulagem da água e a forma de instalação. Conheça todos para comprar o que mais se encaixa na sua necessidade:
Chuveiro elétrico comum
Os tipos de chuveiros elétricos são os mais populares. São fáceis de instalar e o sistema é bem eficiente, pois o controle da temperatura é realizado de acordo com a abertura da torneira.
A função mais valiosa dos tipos de chuveiros elétricos é a regulagem multitemperatura. As opções são: verão (para água morna), inverno (água quente) e desligado (para quem gosta da água fria).
Atenção! A troca da multitemperatura precisa ser feita com os tipos de chuveiros elétricos desligados. Evite acidentes!
A desvantagem de investir nos tipos de chuveiro elétrico é o gasto de energia. O preço da conta de luz pode subir muito nos dias mais frios, quando o uso da água quente é mais frequente.
Nossa dica para quem está comprando um dos tipos de chuveiro elétrico é economizar no tempo de banho. Isso ajuda a economizar água e o seu bolso agradece.
Chuveiro eletrônico
Além dos tipos de chuveiro elétrico, temos os modelos de chuveiro eletrônico. Já ouviu falar?
Esse modelo pode ter a temperatura da água regulada gradualmente, sem a necessidade de desligar o chuveiro para isso.
O chuveiro eletrônico também possui uma precisão maior na mistura de água fria e quente – o que é ótimo para deixar o banho do jeitinho que você gosta!
Chuveiro híbrido
A solução para quem precisa economizar na conta de luz é investir no chuveiro híbrido. Ele permite que você escolha o tipo de aquecimento da água: por meio da energia solar ou elétrica.
Porém, nos dias mais frios e nublados, é indicado o uso da energia elétrica para a casa não ficar sem água quente.
O design do chuveiro híbrido é similar aos outros tipos de chuveiros modernos.
Chuveiro a gás
Entre as vantagens de investir no chuveiro a gás, a economia é com certeza uma delas. Mas também não podemos deixar de citar as desvantagens, que é o desperdício de água gerado, devido ao tempo que demora para esquentar a água.
Chuveiro pressurizado
Um fator importante para considerar na hora de comprar tipos de chuveiro é a pressão da água. Sua casa tem bastante pressão ou é baixa?
Se a resposta for baixa, então você precisa comprar um chuveiro pressurizado para aumentar o volume de água e deixar um banho mais relaxante.
Quem gosta de hidromassagem não pode deixar de investir nesses tipos de chuveiros modernos! Fica a dica!
Porém, o chuveiro pressurizado gasta mais energia do que outros modelos que citamos aqui. Se sua ideia for economizar, evite.
O que avaliar para escolher os melhores tipos de chuveiros
Montamos uma lista com tudo que você precisa avaliar antes de comprar os tipos de chuveiro para sua casa moderna. Confira!
- Tensão: Seu chuveiro é 110v ou 220V? compre tipos de chuveiro compatíveis!
- Posição da caixa d’água: O que determina a pressão do chuveiro é o ponto de instalação do chuveiro em relação à altura da caixa d’água. Quanto maior a diferença entre esses pontos, maior a pressão.
- Regulagem de temperatura: Esse é um tópico pessoal. Escolha o que oferece maior conforto e facilidade para você manusear.
- Potência do chuveiro: A potência interfere na temperatura da água, mas lembre-se de que quanto maior a potência, maior o consumo de energia. Você pode verificar essa informação no selo do inmetro.
- Fiação: Além de garantir um bom funcionamento do chuveiro, a fiação é importante para a segurança da sua família. Os fios precisam ter a espessura compatível com a potência e voltagem.
Tipos de resistência de chuveiro
Também é preciso conhecer os tipos de resistência de chuveiro antes de comprar o modelo certo para seu banheiro.
Os tipos de resistência de chuveiro são 127V ou 220V. Compre o adequado para seu espaço.
Tipos de registro de chuveiro
O registro é uma das peças mais importantes para o funcionamento do chuveiro. É ele que controla o fluxo de água.
Entre tantos tipos de registro de chuveiro é fácil de se perder na hora de escolher o melhor. Por isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar nesse processo:
Registro de pressão
O registro de pressão é instalado na parede do chuveiro para comandar a vazão hidráulica. É simples e prático de abrir e fechar.
Registro de gaveta
Os tipos de registro de chuveiro conhecidos como registros de gavetas são utilizados para bloquear a passagem de água. O ideal é instalar esse modelo próximo aos pontos de uso. Ou seja: se você tem dois banheiros, você precisa ter registros para cada, sendo que um é de pressão (para ligar o chuveiro) e o outro de gaveta (para bloquear a água). A intenção é bloquear a saída de água do chuveiro, da torneira e do vaso sanitário.
Registro de esfera
Também temos o registro de espera, que traz algumas características únicas, como: além de bloquear a saída de água do sistema hidráulico, ele é recomendado para caixas d’água – isso porque trata-se de uma peça mais resistente que as outras.
Combine o registro com os tipos de chuveiro
É importante que a harmonia prevaleça no design do banheiro. Portanto, compre um registro que tenha as mesmas cores que os tipos de chuveiro.
O chuveiro dourado, por exemplo, fica ainda mais bonito com o registro em dourado.
Lembre-se que também existem vários formatos de registro e isso também interfere no design do banheiro. Conheça os principais:
- Registro rotativo: ele gira em torno do próprio eixo. É indicado para controlar fluxos de água mais fortes;
- Registro alavanca: pode ser aberto para cima ou para baixo. Isso depende dos tipos de chuveiro escolhidos. O design é sofisticado e moderno;
- ¼ de volta: não é totalmente rotativo. Com ele, fica mais fácil de abrir o chuveiro e você consegue evitar o desperdício de água.
Anotou todas as dicas? Agora você já pode comprar o melhor chuveiro para instalar no banheiro dos sonhos. Depois conta pra gente qual será sua escolha!
Confira mais ideias incríveis de tipos de chuveiro