Sem dúvida, um dos mobiliários protagonistas de qualquer sala de jantar, são as cadeiras. Mas como escolher e tornar este móvel parte fundamental da composição? Algo muito importante a gente já sabe: elas precisam ser imponentes, de qualidade e, sobretudo, estofadas.
Isto porque é na sala de jantar que recebemos convidados e sentamos à mesa em busca de conforto durante a refeição. Pensando nisso, nos unimos com o Montacasa e reunimos em uma lista alguns modelos de cadeiras estofadas para sala de jantar que fazem o maior sucesso e, de quebra, são verdadeiros ícones do design. Vale a pena conferir e escolher a opção que mais lhe agradar!
Cadeiras estofadas para sala de jantar que são um encanto
Do retrô ao contemporâneo, há o modelo certo para sua sala de jantar. E o melhor: os modelos que separamos são clássicos do design e marcam a história do mobiliário como algo único e extremamente inovador. Depois de ler, conte nos comentários quais são as suas queridinhas!
Veja também:
Cadeira Costes
Moderna, esta peça criada na década de 1980 pelo designer francês Philippe Starck foi projetada para decorar um café parisiense de mesmo nome. Originalmente, ela é uma cadeira estofada com encosto de madeira escura e três pés inclinados, mas hoje em dia não é nada difícil encontrar modelos inspirados nesta cadeira que possuem outras cores e design que lembra o modelo original.
Cadeira Cabaret Fledermaus
Não é por acaso que a Cadeira Cabaret Fledermaus possui este estilinho retrô. Ela foi concebida originalmente no início do século XX, pelas mãos do designer e arquiteto austríaco Josef Hoffmann. A peça de madeira foi criada especialmente para o famoso Cabaret Fledermaus de Viena, e Hoffmann teve como inspiração as linhas arrojadas e finas do o arquiteto escocês Charles Rennie Mackintosh.
Cadeira Tulipa
A Tulipa é uma das cadeiras estofadas mais lembradas, além de ser um verdadeiro ícone do design. A peça foi criada em 1956 pelo designer e arquiteto finlandês Eero Saarinen e ela não tem este nome por acaso: a ideia, desde o princípio, era que a peça lembrasse a flor tulipa com uma base fininha e um encosto arredondado, como se estivesse desabrochando. O modelo tradicional é branco e vermelho, mas hoje em dia é possível encontrar a cadeira Tulipa com estofado em diferentes cores.
Cadeira Klismos
A cadeira Klismos é uma das mais antigas da nossa lista e talvez uma das primeiras da história, isto porque há registros desta peça em esculturas e pinturas da Grécia Antiga. O modelo de cadeira possui os pés curvados para fora, parecendo não suportar o peso de quem está sentando nela, logo o design do modelo veio para mostrar a imponência dos Deuses e a importância deles para toda uma civilização. Atualmente, além da Klismos tradicional em madeira, é possível encontrar a peça em metal, almofadada e em fibra.
Cadeira estofada Louis XV
A cadeira Louis XV é apenas uma amostra de todo um estilo nascido no século XVIII na França, durante o reinado do próprio Louis XV. De maneira geral, esta inspiração é caracterizada pelo uso de materiais nobres, tons mais neutros, uso do bronze em alguns detalhes e curvas sinuosas nos mobiliários. De tão única, o estilo é usado até hoje, sobretudo em ambientes clássicos. E detalhe: a cadeira estofada Louis XV é um curinga em qualquer sala de jantar!
Cadeira Medalhão
A cadeira Medalhão possui um “quê” clássico e é muito parecida com o modelo de cadeira estofada anterior. E não é para menos: esta peça também surgiu na França e tem como inspiração as poltronas usadas no reinado de Louis XVI. Este modelo é elegante, extremamente delicado e possui até um detalhe romântico em alguns casos e, de fato, fica perfeita em qualquer composição de sala de jantar.
Agora conte nos comentários qual é a sua cadeira estofada favorita! Alguma delas te conquistou e deu vontade de ter na sala de jantar? Conte tudo! Vale lembrar que qualquer cadeira estofada que escolher, é preciso seguir as recomendações de uso e limpeza para que o mobiliário dure muito mais tempo e tenha a aparência de novo sempre.
O Montacasa é um marketplace de decoração e gourmet.