Os diversos tipos de banquetas oferecem formas versáteis de decorar qualquer espaço da casa. Usados geralmente como assento extra ou mesmo para um toque decorativo, os bancos podem ser posicionados em diferentes ocasiões, espaços e momentos – da entrada do apartamento, passando pela sala de estar até o quarto.
Além da sua função básica, os bancos e banquetas também podem servir de mesa de apoio na sala ou quarto e levar o toque de cor que faltava ao ambiente, completando a decoração.
Disponíveis em uma grande variedade de estilos e tamanhos, os diferentes tipos de banqueta podem ser um desafio na hora da escolha. Por isso, listamos alguns dos modelos mais comuns que se encaixam em qualquer espaço, independente de como você pretende usá-los.
Veja também:
- Banqueta para Ilha: +63 Modelos Lindos e Dicas para Escolher
- Puff Banqueta: Como Escolher +60 Modelos para sua Decoração
- Banquetas para Bancada: +65 Modelos e Dicas para Decorar seu Espaço Gourmet
- +65 Modelos de Banqueta para Área Gourmet para se Inspirar
- Banqueta para Cozinha: Dicas de Como Escolher e +77 Modelos Incríveis
Vantagens de decorar com banquetas
Como qualquer outra peça de mobiliário, os diferentes tipos de banqueta também precisam conversar com a decoração do ambiente. Todo espaço precisa ficar confortável, harmônico e agradável para qualquer atividade, seja sozinho ou para receber os amigos e a família. Por outro lado, as banquetas têm, entre outras, a vantagem de ser versátil e prática para mudar sempre que necessário.
Por serem geralmente leves, as banquetas podem completar a decoração de diversas formas, acompanhando as mudanças da casa e das ocasiões que ela recebe. Enquanto no dia a dia elas podem preencher a cozinha, em uma reunião de amigos elas podem ir para a varanda, por exemplo.
Outra vantagem das banquetas é a personalidade que elas trazem para os ambientes. Por terem design marcante, até mesmo as de desenho minimalista contribuem para deixar o espaço mais bonito e estiloso, sem perder sua função de oferecer conforto e acolhimento a qualquer pessoa.
Tipos de banqueta para usar na decoração
Banquetas altas
Também chamadas de bancos altos, esse tipo de banqueta é um grande curinga na decoração. Elas são bem-vindas no balcão da cozinha americana ou varanda gourmet, no espaço de trabalho e até no quarto, permitindo o apoio de objetos. Seu design marcante faz a diferença em qualquer material, seja de madeira, aço, ferro, couro e outros.
A escolha pelo modelo ideal vai sempre depender das suas preferências e usos do ambiente, lembrando que essas são peças que podem mudar de lugar sempre que você quiser.
Banquetas baixas
Pouco mais altas que os banquinhos, esse tipo de banqueta pode ser são um grande companheiro na hora de completar a decoração. Eles são ideais para espaços pequenos, em que precisamos otimizar o espaço e tornar algumas peças “invisíveis” quando não estão em uso. Essas banquetas também podem acompanhar o estilo do ambiente enquanto colaboram com sua praticidade e conforto.
Na sala de estar, por exemplo, as banquetas baixas podem variar entre assento e mesa lateral, dependendo da ocasião e necessidade. No lavabo, por exemplo, elas são extremamente úteis para colocar objetos de uso temporário ou fixo, como um cesto com toalhas ou rolos de papel higiênico.
Banquetas coloridas
Se você tem ambientes monocromáticos em tons neutros, como branco, bege e marrom, as banquetas coloridas são ideais para completar o visual. Com design funcional, elas ajudam a quebrar a monotonia do espaço com tons vibrantes e deixam o cômodo mais equilibrado e cheio de vida. Neste caso, elas farão a diferença no visual enquanto oferecem opções extras de assento.
Banquetas giratórias
Cheias de praticidade, esse tipo de banqueta pode ser uma solução para qualquer ambiente da casa. Geralmente vistas em varandas gourmet, as banquetas giratórias também são bastante confortáveis e ainda evitam o atrito no chão, caso o usuário queira mudar de posição enquanto está sentado. Normalmente esses modelos também possuem ajuste de altura, o que torna o assento ainda mais confortável e democrático na decoração.
Banquetas com apoio
Algumas pessoas podem preferir cadeiras a bancos, considerando o apoio para as costas e braços. Por isso, os modelos de banquetas com apoio são os mais indicados para quem não abre mão desse conforto. Na decoração, esse tipo de assento têm maior destaque no espaço e garantem uma sensação acolhedora em qualquer área da casa. As versões acolchoadas são ainda mais confortáveis e ideais para quem precisa desse toque macio.
Banquetas decorativas
Como já foi mencionado, as banquetas em geral são peças multifuncionais – que atuam como assento e como item decorativo. Dependendo do material, elas podem se destacar como adorno no ambiente, chamando a atenção pela delicadeza ou pela força que tem em seu formato.
Banquetas de materiais naturais, como sisal e palha, por exemplo, são ótimas para preencher o visual do ambiente e dar a ele uma sensação de tranquilidade e naturalidade. Por sua vez, as banquetas de ferro fazem grandes combinações em espaço de estilo industrial ou Dark Deco, trazendo um aspecto mais robusto.
Há também as banquetas decorativas de design assinado, que por si só já garantem todos os olhares. Nesse caso, até sentar nelas seria um desperdício.
Quantas banquetas são necessárias para meu ambiente?
Esta é uma dúvida bastante justa na hora de escolher qualquer tipo de banqueta para os espaços. Entretanto, é um pensamento simples de ser solucionado. Além do número de pessoas que vivem na casa, vale considerar os demais assentos disponíveis, como cadeiras, poltronas e puffs, para que nenhuma peça fique sobrando e você precise deslocá-los constantemente.
Pense também na média de pessoas que costuma convidar com mais frequência, para que as banquetas sejam ainda mais funcionais nos ambientes.
Ao mantê-las na sua decoração, calcule de 65 a 75 cm de distância entre as banquetas posicionadas lado a lado. E, para que ninguém fique apertado contra a mesa ou balcão, uma distância de 20 a 25 cm é ideal.
Quando pensamos em banquetas, pensamos em versatilidade e praticidade. Agora que você conhece os principais tipos de banquetas disponíveis no mercado, é hora de usar a criatividade para tornar esta peça o grande curinga decorativo que vai percorrer sua casa com charme e funcionalidade.
Estas e outras ideias você encontra no #TokEmCasa, o blog da Tok&Stok.