Tijolo Ecológico: Opte por Sistemas Construtivos Sustentáveis
Construção e ReformaVocê sabia que o tijolo ecológico é um produto amplamente usado na construção civil no Brasil e exterior? O processo na fabricação de tijolo ecológico utiliza como matérias-primas os seguintes componentes: Argila, cimento e água.
O tijolo ecológico é um produto sustentável porque durante o processo de fabricação dispensa a queima de madeira em fornos como nos tijolos convencionais.
Para o endurecimento (cura) as peças de tijolos ecológicos utilizam apenas a água, dessa forma, evita à derrubada de 8 a 12 árvores de porte médio por milheiro. Confira em nosso artigo mais algumas informações interessantes sobre o uso do tijolo ecológico.
Veja também:
Casa de tijolo ecológico: Construa residências com isolamento termoacústico
Para você que está pensando em construir uma casa de tijolo ecológico, saiba que a construção com essas peças economiza concreto, ferro e diminui o tempo da obra. Você pode utilizar o tijolo ecológico em todos os estilos e padrões residenciais.
A casa com tijolo ecológico recebe todos os tipos de revestimentos, mas caso prefira, deixe os tijolos aparentes, pois os acabamentos das peças são perfeitos. Devido aos furos internos, a casa de tijolo ecológico mantém os ambientes com temperaturas agradáveis.
Para você que deseja construir uma casa com tijolo ecológico, opte por esse material que facilita a passagem de cabos, rede elétrica e encanamento por dentro dos furos das peças.
A casa com tijolo ecológico é um sistema construtivo que permite a economia de até 40% em relação às obras convencionais. Os desperdícios com materiais dos sistemas construtivos convencionais podem chegar a 30%.
Em uma construção de casa de tijolo ecológico, o desperdício de material praticamente não existe porque as peças são produzidas de maneira inteligente para evitar quebras.
A construção de casa com tijolo ecológico além de econômica é um processo sustentável que evita toneladas de resíduos, preserva o meio ambiente, mananciais e desestimula o desmatamento. É um produto usado largamente em todo o mundo.
Máquina de tijolo ecológico: Prensas precisas de alta qualidade
A máquina de tijolo ecológico é um tipo de prensa que fabrica peças com dimensões e acabamentos perfeitos. Esse equipamento para produção de tijolo ecológico pode ser manual ou hidropneumática.
Com uma alta tecnologia, a máquina de tijolo ecológico produz com precisão as peças que serão levadas para cura em esteiras ou paletes. A máquina de tijolo ecológico produz diversas peças como canaletas, meio tijolo, maciço com encaixes, tijolos com dois furos, entre outros.
A máquina de tijolo ecológico possui várias versões como manual ou hidráulica. O tijolo ecológico também é chamado pelos nomes: BTC (Bloco de terra comprimida), tijolo modular e tijolo solo cimento.
Por ser um sistema construtivo rápido e barato, a casa com tijolo ecológico é ideal para conjuntos habitacionais populares. É possível deixar essas construções ainda mais ecológicas, investindo em painéis de energia solar e sistemas de reaproveitamento de água.
Tijolo ecológico vantagens e desvantagens
Uma das grandes preocupações na hora de construir é o alto custo dos materiais porque o desperdício dentro de um canteiro de obra convencional é enorme. O tijolo ecológico é uma opção para evitar essa dor de cabeça. Confira abaixo as vantagens e desvantagens!
Principais Vantagens do tijolo ecológico
- Reduz o uso de madeira nas caixarias dos pilares e vigas;
- Os encaixes facilitam o prumo das paredes;
- Diminui o tempo de construção em 30%;
- Economia de 70% do concreto e argamassa de assentamento;
- 50% de ferro a menos na obra;
- Durabilidade até seis vezes mais em comparação ao tijolo convencional;
- Menor peso sobre a fundação, diminuindo custos com estacas profundas e sapatas;
- Os azulejos são assentados diretamente sobre os tijolos;
- Para revestimentos como reboco, textura, gesso ou graffiato, a camada pode ser fina de 5 milímetros;
- Com o tijolo ecológico a sua obra fica sempre limpa e sem resíduos (Entulhos);
A casa de tijolo ecológico tem uma prumada perfeita devido aos encaixes das peças. O assentamento do tijolo ecológico é realizado com uma massa feita de cola e argila.
Desvantagens do tijolo ecológico
- Baixa popularidade do método, preconceito e desinformação do produto;
- Falta de padronização do tijolo ecológico não adquirido diretamente do fabricante;
- Necessita de impermeabilização para tijolos aparentes;
Para não ter problemas com tijolo ecológico, exija sempre à certificação do fabricante de acordo com as normas da ABNT NBR.
Assista o vídeo e saiba como escolher tijolo ecológico
Como fazer tijolo ecológico: Respeite as etapas de fabricação
Como fazer tijolo ecológico é uma opção para quem pretende produzir peças de alta qualidade de forma sustentável, saiba que o solo areno-agiloso é a matéria-prima principal do produto.
O tijolo ecológico preço aparentemente mais alto por peça é compensado pela economia com caixarias, concreto e ferro no resultado final da obra. Você pode economizar até 40% se construir a sua casa com tijolo ecológico. Para você que deseja mais informações de como fazer tijolo ecológico preço, veja abaixo as principais características da produção do tijolo solo-cimento.
- A máquina de tijolo ecológico preço precisa ser regulada e limpa para compactação das peças;
- A umidade da mistura do tijolo ecológico preço deve ser perfeita;
- Como fazer tijolo ecológico depende de uma mistura precisa, faça de 7 partes de solo para uma parte de cimento;
- O tijolo ecológico recém-compactado deve ser empilhado de forma correta para não quebrar ou trincar;
- A cura do tijolo ecológico é feita com água durante 6 dias;
- O transporte do tijolo ecológico é recomendado a partir de 28 dias;
A casa com tijolo ecológico pode ter as instalações elétricas e hidráulicas embutidas nos furos dos tijolos. Com isso, é possível evitar a quebra das paredes para a passagem dos encanamentos, economizando tempo e dinheiro.
Veja + algumas ideias de casa com tijolo ecológico
Deixe um comentário
1 Comentário em "Tijolo Ecológico: Opte por Sistemas Construtivos Sustentáveis"
Muito interessante!