Viva Decora Home Shop

Texturas em paredes são grandes aliadas da decoração

As texturas em paredes estão e sempre estiveram presentes em nossas vidas. Originalmente, o significado da palavra é relacionado à sensação visual ou sensorial de alguma superfície. Trazendo esse conceito para a área de decoração, podemos explorar diferentes texturas em paredes, pisos, tetos e objetos. A combinação das texturas em paredes num ambiente proporciona diferentes sensações, tais como: tranquilidade, equilíbrio, vigor, sobriedade, etc. A diversidade de texturas é uma forte aliada na composição dos mais rebuscados ambientes.

Vejas alguns exemplos de texturas em paredes

Clima calmo

Vamos começar pelas texturas em paredes mais comuns utilizadas em muros e fachadas: o chapisco e o grafiato. O primeiro é, na verdade, uma preparação para aplicação do revestimento final. Por ter a superfície muito porosa, o chapisco tem a finalidade de fixar outro acabamento. No entanto, vemos o seu uso como textura com bastante frequência.

Já o grafiato é um revestimento mais leve se comparado ao chapisco. Por ser colorido, ele confere mais identidade e alegria nas paredes onde é aplicado. Além da função estética, o grafiato é um dos materiais utilizados para evitar infiltrações, pois os ingredientes de sua composição são totalmente impermeáveis. Por se tratarem de texturas mais rústicas, tanto o chapisco quanto o grafiato são indicados para o uso externo.

Cada parede uma textura

Partindo para as texturas mais refinadas, temos uma enorme gama de opções. Camurça, linho, cimento queimado, aço escovado e concreto aparente são alguns exemplos dos variados tipos de textura. Esses efeitos podem ser criados a partir do gel decorativo combinado com ferramentas (vassoura, rolos, espátulas) apropriadas para cada tipo de textura. Algumas marcas comercializam produtos prontos para o uso, inclusive com a cor desejada. Texturas desse tipo são mais modernas e indicadas para o uso em espaços internos, podendo ser aplicadas em salas, quartos, escritórios e lavabos.

Cimento queimado
Textura da parede e o piso em harmonia

Existem também os revestimentos que não são texturas propriamente ditas, mas que também cumprem a função de modificar uma superfície lisa. Os papéis de parede dão cor e movimento à um espaço e, dependendo do modelo, também têm o toque diferenciado. Para estimular ainda mais a criatividade, hoje o mercado oferece alguns rolos com estampas para parede, é possível criar uma estampa personalizada com um custo camarada!

Temos também a opção das placas laminadas que recriam a textura de madeira  e trazem a sensação de aconchego para qualquer ambiente. E para finalizar, a onda da textura invadiu até os revestimentos; alguns materiais agora também possuem formas com volume. Os chamados ‘revestimentos 3D’ funcionam como uma forma geométrica, os desenhos possuem forma. Ou seja: além de aguçarem a nossa visão também convidam ao tato.

Textura 3d deve ser bem iluminada

 

Natália Siper é colaboradora do Viva Decora, Designer de Ambientes e Paisagista.

Voltar ao topo -.-