O terrário fechado é uma tendência na decoração que vem conquistando cada vez mais admiradores. Afinal, esses recipientes vedados repletos de plantinhas que simulam um ecossistema vivo e completo se tornaram um ótimo meio de trazer a natureza para dentro de casa.
Podendo ser cultivado dentro do escritório, espaço comercial ou casa – sala de estar, sala de jantar, banheiro, quarto e até home office, o terrário fechado deixa sua marca e embeleza cada ambiente de forma única e especial.
Por isso, se você está a procura de uma decoração ainda mais personalizada e original não deixe de investir no terrário fechado. Nesse post, vamos compartilhar informações valiosas sobre terrários fechados, bem como, um tutorial fácil de como fazer o seu em casa. Confira e se inspire nos modelos!
Veja também:
O que é um terrário fechado?
O terrário fechado é recipiente de vidro vedado (garrafa de vidro, pote de vidro, cachepot de vidro…) com pedras, carvão, terra e plantas que simulam um ecossistema fechado e em equilíbrio. Através da fotossíntese, as plantas conseguem se desenvolver, alimentar e sobreviver, sem necessidade de qualquer intervenção. A rega é feita somente na construção do terrário fechado, depois não há necessidade de regar o recipiente por meses. Por meio dele é possível compreender o ciclo da água e das plantas.
Quanto tempo dura um terrário fechado?
O terrário fechado pode durar mais de 40 anos, a depender das condições do ambiente, do tipo de planta cultivada, dos cuidados recebidos, tamanho do vaso e assim por diante.
Quais as vantagens de cultivar terrário fechado em casa?
O terrário fechado além de agregar valor na decoração dos ambientes de forma única e original ele também oferece inúmeros outros benefícios para quem cultiva e aprecia a beleza marcante dos terrários. Confira abaixo alguma das vantagens de cultivar terrário fechado.
- Exige poucos cuidados com manutenção: perfeito para quem tem pouco tempo para cuidar de plantas;
- Versátil e democrático: o terrário fechado de vidro pode ser feito em diferentes tamanhos e formatos, se adaptando aos mais diversos ambientes, a exemplo do mini terrário fechado – ideal para projetos pequenos como lofts e apartamento studio;
- Alivia sintomas de stress e ansiedade: o cultivo de terrários fechados em casa, escritório ou espaço comercial traz bem-estar já que as plantas trazem uma conexão maior com a natureza;
- Ótimo meio para melhorar estratégias de ensino-aprendizagem: o terrário fechado é um excelente simulador do nosso ecossistema, tornando-se um meio educativo para compartilhar conhecimento com crianças e alunos sobre o ciclo da água, das plantas e animais.
Quais as melhores plantas para terrário fechado?
O terrário fechado permite criar ecossistemas únicos e fascinantes. No entanto, para que o recipiente se mantenha saudável por muitos anos é preciso escolher com atenção as plantas para terrário fechado que irão fazem parte do seu recipiente. Para isso, é preciso levar em conta o tamanho do recipiente de vidro que será usado e as particularidades de cada planta selecionada.
Logo para te auxiliar essa etapa de escolha, separamos abaixo uma lista com 15 espécies de plantas para terrário fechado. Confira!
Confira 15 plantas ideias para terrário fechado
- Musgos
- Figo rastejante
- Hera roxa
- Brilhantina (Pilea microphylla)
- Bromélia criptantus (Cryptanthus bivittatus)
- Planta aranha
- Fitônia
- Planta confete
- Mini orquídea phalaenopsis
- Planta de lágrimas de bebê
- Selaginella
- Cróton
- Samambaia de botão de limão
- Barba de Moisés (Soleirolia soleirolii)
- Aspargo samambaia (Asparagus setaceus)
Obs: Lembre-se, como o terrário fechado se trata de um ecossistema fechado, predominantemente quente e úmido, procure escolher plantas que se adaptam melhor ao calor e a umidade. 😉
Pode colocar suculenta no terrário fechado?
Evite cultivar terrário de suculentas fechado, pois como o terrário fechado simula um ambiente quente e com alta umidade, tanto os cactos quanto o jardim de suculentas irão apodrecer com o passar do tempo.
Como acertar no modelo de vidro para terrário fechado
O terrário fechado pode ser cultivado em diferentes recipientes de vidro, indo dos mais simples aos mais criativos e inusitados. O modelo de vidro para terrário fechado vai depender do ambiente em que se deseja decorar – casa, escritório ou espaço comercial.
Modelo de vidro para terrário fechado com spot de luz embutido do tampo é perfeito para decorar cômodas e mesa de cabeceira em dormitórios, pois a luz além de iluminar o ecossistema do recipiente, também funciona como abajur no ambiente, deixando-o mais intimista.
Modelo de vidro para terrário fechado em formato de lâmpada pode decorar de maneira criativa e despojada o cantinho de estudo, a escrivaninha do home office ou salas de reunião. Isso porque, a lâmpada por si só é associada a um ambiente que trabalha com as ideias, imaginação e criatividade.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o terrário fechado também pode agregar valor na decoração de festas de aniversário, casamentos e eventos corporativos. Casamento ao ar livre, casamento rústico, casamento no campo e até casamento na praia são algumas das cerimônias que podem usar o terrário fechado na decoração, seja como porta alianças ou como enfeite de mesa para casamento.
Em aniversários, festas de 15 anos, chá de fraldas, formaturas e chá bar o mini terrário fechado, pode ser usado como lembrancinha, em forma de colar ou chaveiro, por exemplo.
Como fazer um terrário fechado?
Agora que você já sabe quais as vantagens de cultivar terrário fechado em casa, quais as plantas ideias e locais onde ele pode ser cultivado, chegou a hora de colocar a mão a massa e criar o seu próprio terrário fechado. Confira abaixo um passo a passo simples de como fazer um terrário fechado e utilize os frascos tanto para decorar como para presentear ou vender.
Como fazer terrário fechado: lisa de materiais
- Pote de vidro com tampa
- Pedrisco (camada de drenagem)
- Manta de bidim
- Substrato rico em matéria orgânica
- Musgos
- Colher
- Tesoura
- Palito de churrasco
Como fazer terrário fechado: passo a passo
- Limpe bem o pote de vidro com tampa escolhido. Nesta etapa, passe um pano com álcool para eliminar qualquer impureza do recipiente;
- Faça uma camada de 1 a 2 centímetros (no mínimo) com pedriscos. Você pode usar cascalho, seixos ou argila expandida para formar a camada de drenagem;
- Corte um pedaço da manta de bidim e posicione sobre os pedriscos, cobrindo-os;
- Com uma colher coloque um pouco do substrato rico em matéria orgânica;
- Plante os musgos no substrato. Nesta etapa, procure pressionar bem de leve para ele ficar em contato com a terra;
- Regue o terrário fechado até que escorra um pouco de água sobre os pedriscos de drenagem;
- Por fim, limpe as bordas do recipiente e feche o terrário.