Terrário de Suculentas: +72 Modelos e Dicas de Como Montar em Casa
Flores e PlantasO terrário de suculentas é uma tendência na decoração. Afinal, sua estrutura compacta e orgânica além de não exigir muitos cuidados de manutenção, pode ser cultivada em cômodos bem pequenos tornando-se uma excelente alternativa para aqueles que moram em grandes centros urbanos e desejam trazer a natureza para dentro de suas residências, escritórios e espaços comerciais.
Logo, se você deseja conhecer mais de perto as características e curiosidades dos terrários de cactos e suculentas, veio ao lugar certo. Neste posts, nós da Viva Decora preparamos um conteúdo especial sobre como montar e cultivar o terrário de suculentas e cactos. Confira e se apaixone!
Veja também
Terrário de suculentas e cactos: origem e curiosidades
Os terrários foram conquistando pouco a pouco seu espaço e hoje, contam com milhares de fãs espalhados pelo mundo todo. Contudo, o que poucos sabem é que os terrários surgiram no século XIX, durante a era Vitoriana na Inglaterra por meio de Nathaniel Bagshaw Ward, médico e cirurgião, da época.
Segundo os registros, o Dr. Nathaniel observava uma pupa de borboleta dentro de uma garrafa, quando notou a presença de uma samambaia misturada à terra, que brotou e cresceu dentro do recipiente. Como experiência passou a testar outras plantas e concluiu que é possíveis cultivas determinadas mudas com pouco de umidade e luz natural.
Quais são os tipos de terrário de suculentas?
Existem dois tipos de terrário que podem ser cultivados dentro do ambiente: o terrário aberto e o terrário fechado. O terrário aberto é aquele em que as plantinhas são cultivadas em um recipiente sem tampa e a evaporação da água é normal.
Já o terrário fechado apresenta um ecossistema próprio onde a evaporação da água retorna em forma de gotículas de água, molhando as plantas.
Como usar o terrário de suculentas na decoração do ambiente?
O terrário de suculentas pode ser cultivado tanto em áreas externas como jardins, quintais, terraços e varandas, bem como, em ambientes internos como sala de estar, sala de jantar, cozinha, quarto e até banheiro.
Na sala de estar, o terrário pode decorar delicadamente a mesa de centro, o rack ou o painel para TV. Já na sala de jantar, por exemplo, o terrário de cactos e suculentas podem ficar dispersos no buffet, aparador ou acima da mesa de jantar, como na imagem abaixo. Aqui, diversos recipientes de vidro foram utilizados para decorar o cômodo.
A presença dos terrários no banheiro são responsáveis por trazer um toque de cor ao ambiente, uma vez que esses cômodos na maior parte dos projetos apresentam uma decoração mais clean. Na imagem abaixo, o terrário de cactos e suculentas posicionado ao lado da cuba quebra o tom branco do local.
Como montar um terrário de suculentas em casa
Mas, afinal, o que precisa para fazer um terrário de suculentas? Saiba que com muita criativa e poucos ferramentas de jardinagem é possível montar um lindo terrário de cactos e suculentas dentro de casa. Confira abaixo os materiais necessários e o passo a passo simples de como montar seu terrário.
Como montar um terrário de suculentas: materiais necessários
- Vaso de plantas de barro, cerâmica ou vidro (copo, garrafa, xícara, estrutura de aquário, etc.;)
- Seixos, brita, cacos de telha ou pedriscos para a drenagem
- Areia grossa;
- Substrato para o crescimento de cactos e suculentas;
- Mudas de cactos e/ou suculentas;
- Seixos, musgos, pedriscos coloridos e itens em miniatura para a decoração;
- Ferramentas de jardinagem e pinça para manusear as plantas mais delicadas.
Como montar um terrário de suculentas: passo a passo
- Defina o vaso ou recipiente do terrário de suculentas: escolha o vaso ou recipiente que será responsável por acomodar seu terrário. Lembre-se terrário com furos normalmente ficam em áreas externas, enquanto vasos e recipientes fechados ficam em ambientes internos;
- Montagem do terrário: em ambos os recipientes, aberto e fechado, a montagem deve ser a mesma, ou seja, deve-se montar a camada de drenagem e posteriormente com o auxílio de um pá incluir o substrato de crescimentos das plantas;
- Plantio das suculentas e cactos: defina quais espécies de suculentas e cactos irão fazer parte do seu terrário. Antes de plantas as mudas, umedeça um pouco o solo e faça buracos de forma a encaixar todas as plantinhas escolhidas. Neste momento, fique atento aos excessos e a harmonia das plantas;
- Decoração que encanta: dependendo do tamanho do vaso ou recipiente usado procure incluir pedriscos coloridos, pedras, cristais e até itens em miniatura.
Como cuidar de um terrário de suculentas?
Apesar do terrário de suculentas não exigir muitos cuidados de manutenção é importante que você mantenha seu recipiente em um local onde ocorra a incidência de luz natural em pelo menos uma parte do dia, para que as plantinhas possam se desenvolver de forma saudável. A tesoura pequena também pode ser utilizada no terrário para retirar folhas secas.
O terrário de suculentas criado em recipientes abertos precisam ser regados com mais frequência, porém com pouca quantidade de água. Já o terrário de suculentas feito em recipiente fechado apresenta um ciclo completo onde as gotículas de água formadas na parte superior do recipiente retornam para as plantinhas.
Detalhes que fazem toda a diferença no terrário de suculentas
Ao contrário do que muitas pessoas pensam o terrário de suculentas e cactos não é somente feito de plantinhas, substrato e pedriscos coloridos. Isso porque, dependendo do tamanho do recipiente é possível criar lindas composições e cenários.
Flamingos, joaninhas, cachorros, gatos, animais da selva, corações, bancos, casinhas e pessoas em tamanhos miniatura são alguns dos itens que podem agregar valor estético ao seu terrário de suculentas. Na imagem abaixo, o terrário de suculentas e cactos feito em cachepot de vidro retrata a imagem campestre com bancos de madeira, poste de jardim e poço.
As pedras e os cristais também são muito bem-vindos durante a montagem do terrário de suculentas e cactos. Afinal, a energia dos minerais é capaz de transformar verdadeiramente as energias de um ambiente. Ametista, ágata azul, quartzo rosa e cristal transparente são minerais populares muito utilizados na decoração de ambientes e que podem compor graciosamente seu terrário de suculentas.
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!