Versátil, funcional, biodegradável, o tapete sisal vêm conquistando cada vez mais espaço na decoração de interiores. Isso porque, as peças feitas com estas fibras naturais permitem a exploração de diferentes texturas e estilos no ambiente.
Podendo ser encontrado em sua versão mais natural ou pintado, o tapete sisal pode inclusive receber a aplicação de outros tecidos na sua estrutura, como o algodão. Logo, fica até difícil imaginar um cantinho da casa sem a presença dessa peça tão especial. Confira agora inúmeros modelos lindos de tapete sisal e traga ainda mais personalidade para sua casa.
Veja Também:
Tapete de sisal: Rusticidade e elegância para seu ambiente
O tapete de sisal pode ser colocado nos mais diferentes ambientes, com exceção de cômodos úmidos da casa como o quintal, banheiro e a lavandeira. Isso porque, sua estrutura que é composta por fibras naturais que ao entrar em contato com umidade pode prejudicar suas características de durabilidade. Além disso, eles também não são muito usados como tapetes para quarto de bebê, pois seu toque não é tão agradável como um tapete de algodão, por exemplo, o que acaba proporcionando menos conforto para o neném brincar no chão.
Mas, afinal, o que é tapete de sisal? O sisal, material que compõe a estrutura desses tapetes, é feito a partir da extração da planta Agave Sislana. E para os curiosos de plantão, fique ciente que o Brasil se destaca com um dos maiores produtores de sisal do mundo ficando atrás somente do México, seu país de origem.
Por que investir em um tapete sisal na decoração de casa?
- O tapete sisal natural é versátil, atemporal e funcional, pois se harmoniza facilmente com os mais diferentes estilos de decoração;
- As fibras naturais que formam a estrutura do tapete sisal são bem resistentes, por isso são peças que possuem uma boa durabilidade;
- São ecologicamente corretos, pois quando o tapete sisal é descartado na natureza acabada se decompondo mais rápido devido sua estrutura ser formada por fibras naturais;
- Pode ser facilmente higienizado, não necessitando de pano úmido;
- São antiderrapantes, tornando-se perfeitos para serem aplicados nas escadas e em ambientes movimentados que contam com a presença de crianças.
Tapete de sisal colorido
Ambientes com decoração descontraída pedem móveis e itens decorativos diferenciados, não é mesmo? Logo, uma ótima opção para se colocar em um cômodo desse é um tapete de sisal colorido. No entanto, a dica aqui é se atentar quanto ao conjunto de informações do ambiente para que a presença do tapete sisal colorido não deixe o local carregado e pesado.
Espaços com decoração clean, por exemplo, podem ganhar uma cara nova ao incluir um tapete sisal colorido, uma vez que a peça se conecta com outros itens decorativos presentes no cômodo. Na imagem abaixo, o tapete sisal com borda em tom azul se harmonizou perfeitamente com o conjunto de sofás.
O tapete sisal pode receber detalhes delicados e discretos na sua confecção. Na sala de estar abaixo, os moradores optaram por escolher um tapete sisal mesclado com trama feita em desenhos geométricos e zigue-zague. Além disso, o tapete sisal pode se harmonizar facilmente com móveis coloridos como sofá amarelo, azul, verde e assim por diante.
Os mais criativos e adeptos a peças mais artesanais e ao estilo DIY podem encontrar no mercado modelos de tapete sisal mesclado com tecidos coloridos. As cores vivas do tapete transmitem descontração e alegria para a decoração do ambiente.
Tapete de sisal para sala de estar e sala de jantar
Os tapetes demarcam, colorem e deixam o ambiente da sala de estar e sala de jantar mais elegantes, por isso na hora de repaginar a decoração desses espaço o tapete devem fazer parte desta decoração. E um dos modelos que tem chamado bastante a atenção do público é o modelo de tapete de sisal para sala.
Sala com decoração rústica, contemporânea e moderna são perfeitas para se investir no tapete sisal. Agora, caso sua decoração imprima um estilo mais clássico, é válido também incluir esse modelo de tapete no ambiente.
Normalmente, o tapete de sisal para sala de estar e sala de jantar são feitos em formatos retangulares. Entretanto, de uns tempos para cá, os modelos de tapete sisal arredondado foram conquistando cada vez mais espaço na decoração das residências.
Na sala de jantar abaixo, os moradores optaram por incluir um tapete sisal para delimitar a área das refeições. A presença do tapete sisal se harmonizou com a mesa de jantar, buffet, cadeiras e itens decorativos presentes no espaço.
Como limpar tapete de sisal?
Os tapetes por si só transmitem conforto e sofisticação ao ambiente. Afinal, não tem nada mais gostoso do que chegar em casa, tirar os sapatos e repousar os pés sobre um tapete, não é mesmo? Entretanto, para que este ritual aconchegante se torne perfeito, o tapete deve estar limpo, livre de poeira, odores e manchas.
Logo, é necessário realizar a manutenção e aprender como limpar tapete sisal com frequência para que a peça se mantenha bem conservada, mesmo depois de tanto tempo de uso.
Veja 5 dicas de limpeza para manter seu tapete sisal higienizado:
- Evite passar a vassoura sobre o tapete sisal, pois esta ação pode causar danos as tramas da peça;
- Utilize um aspirador de pó para retirar a poeira dos dois lados do tapete sisal;
- Evite utilizar produtos de limpeza, pois devido o tapete sisal ser feito com fibras naturais a umidade pode trazer prejuízos para a peça;
- Em caso de sujeira impregnada, procure retirá-las com auxílio de uma espátula e seguidamente utilize uma escova macia seca para retirar a sujeira;
- Se o tapete sisal tiver manchas, com o auxílio de uma esponja ou escova macia e seca, faça a escovação lentamente.
Agora, se a mancha persistir, procure utilizar um pano branco levemente úmido com água e detergente neutro sobre a marca e depois passe um pano branco, que não solte fiapos, secando a área que foi umedecida.
É inevitável evitar certos desgastes de produtos e móveis depois de muitos anos de uso e com o tapete sisal não seria diferente. Logo, caso você sinta necessidade de reformar totalmente seu tapete sisal sem precisar se desfazer dele, procure pintar a peça com tinta própria para tecido.