Tapete Belga: O Que É, +50 Ideias Para Decorar Sua Casa Com Beleza e Conforto
Decoração de casaO tapete belga é clássico e elegante. Trata-se de uma peça feita com várias nuances e as populares “franjinhas” nas laterais e pontas, já sabe de qual tapete estamos falando?
Como o próprio nome indica, o tapete belga tem inspirações europeias, especificamente da Bélgica, e traz muitas características do continente em seu design, como as estampas clássicas e cores neutras.
E para você saber tudo sobre o tapete estilo belga, o que é e como escolher o modelo perfeito para sua decoração, montamos aqui um guia completo sobre o assunto. Confira e se inspire com +50 ideias incríveis!
Veja também:
Diferença entre o tapete belga e o tapete persa
Você deve estar se perguntando “qual é a diferença entre o tapete belga e o tapete persa?”. Embora sejam muito parecidos, cada um tem suas particularidades. A primeira está na região de fabricação: o belga é inspirado na Europa, enquanto o persa é do Oriente médio (no atual irã).
O design do tapete persa é caracterizado por cores como vermelho, azul e amarelo, feito com desenhos geométricos e de materiais como lã, algodão e seda. É bem chique!
O tapete belga é feito com os mesmo materiais, mas a viscose tem ganhado um espaço maior ultimamente por conta da sua praticidade. Um fator que diferencia os modelos é a cor dos tapetes, os belgas são puxados para tons de marrom e cinza.
O preço também muda quando comparamos o tapete estilo belga do persa. Os europeus costumam ser mais acessíveis, enquanto os persas são mais caros (especialmente se for um modelo importado!).
Se você busca exclusividade e durabilidade, compre um tapete persa. Mas se a ideia é economizar e garantir uma decoração bonita, prefira o tapete estilo belga que não tem erro!
Cuidados com o tapete belga
O tapete belga costuma ter seda em suas composição, e por isso, necessita de um cuidado extra para permanecer limpo e bonito.
O ideal é contratar profissionais para realizar a lavagem do tapete belga geométrico, assim a peça permanece bonita e higienizada por mais tempo. Mas como não dá para levar o tapete belga para lavar toda semana, faça uma higienização básica no dia a dia com ajuda do aspirador, e evite comer perto do tapete.
Decoração com tapete belga: dicas para acertar no modelo
O tapete belga bege é super versátil. A composição harmônica da estampa se encaixa em diferentes ambientes, desde os rústicos até os mais modernos.
Você só precisa se atentar a dois detalhes para escolher o tapete belga perfeito: o tamanho e as cores.
O tamanho do tapete belga geométrico deve ser proporcional ao ambiente. Os modelos grandes, por exemplo, ajudam a dar sensação de amplitude quando posicionados no centro da sala de estar. O modelo também ajuda a delimitar espaços em ambientes abertos, como em lofts e cozinha integrada.
A cor também é importante para harmonizar com outros móveis e enfeites. No caso do tapete belga bege, a cor influencia no estilo do espaço. É perfeita para combinar com móveis de madeira e enfeites clássicos.
Já ambientes alegres e divertidos, por outro lado, pode aproveitar o tapete belga azul para dar um toque de cor no espaço.
Tapete belga redondo ou retangular?
O formato do tapete belga geométrico depende do local em que você pretende utilizá-lo. No caso da sala de estar, o ideal é colocar um tapete retangular, para demarcar o espaço.
O tapete belga redondo é perfeito para decorar os quartos e espaços pequenos, como a poltrona no canto da sala ou perto do buffet para sala de jantar.
Tapete belga para sala
Como já indicamos, procure por um modelo de tapete belga para sala de tamanho proporcional ao seu ambiente e que tenha as cores na mesma paleta que a decoração.
Além disso, o tapete belga para sala pode contrastar com os móveis, piso ou parede do ambiente. O modelo de tapete belga bege, por exemplo, fica lindo com ornamentos mais sóbrios e em ambientes coloridos. É a maneira perfeita de destacar o tapete na decoração.
Se a ideia é ter uma sala super aconchegante, nossa dica é comprar o tapete belga redondo em tons queimados, como vermelho e marrom. Eles dão a sensação de ambiente “quentinho” e confortável. É perfeito para o inverno!
Dica: tapete na parede
Quer inovar na decoração com tapete belga? Uma forma simples de conseguir isso é pendurar o modelo na parede, como se fosse um quadro.
Você pode escolher uma parede para destacar com o tapete, como atrás do sofá na sala de estar ou atrás da cama no quarto, no lugar da cabeceira.
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!