É difícil não se apaixonar pelos diferentes tipos de suculentas raras que ainda existem na natureza. Seja pelo tamanho, formato e cor, suas composições simétricas e assimétricas, podendo ser cultivadas em jardins, cachepots de vidro, floreiras ou vasos decorativos de plantas, elas de fato atraem os olhares de todos.
Mas afinal, qual a suculenta mais rara do mundo, ou melhor, quais são as suculentas raras que podem ser encontradas ainda pelo mundo? Neste post, vamos compartilhar diferentes espécies de suculentas raras, suas principais características e curiosidades. Conheça cada uma delas e se apaixone!
Veja também:
Conheça 14 tipos de suculentas raras que existem na natureza
Apaixonados por suculentas advertem: é impossível cultivar apenas uma só. Por isso, se você deseja mergulhar a fundo no universo das suculentas raras, separamos abaixo 14 espécies que certamente irão te surpreender. Preparados? Então, vamos lá!
1. Conophytum Burgeri
Também conhecida como cebola de hambúrguer, as suculentas raras da espécie Conophytum Burgeri apresentam crescimento lento e são consideradas uma das plantas mais difíceis de se cultivar, ou seja, qualquer desleixo podem matá-las. Originárias da África do Sul, essas suculentas raras fazem parte da lista de espécies ameaçadas de extinção. Além disso, as mudas de suculentas raras da Conophytum Burgeri podem produzir uma flor de perfume agradável e coloração roxa.
2. Haworthia Cuspidata Variegata
Originária do continente africano e pertencente à família Aloaceae, as suculentas raras da espécie Haworthia Cuspidata Variegata apresentam folhas grossas, duras e carnudas que formam uma roseta. Na natureza, elas variam muito em tamanho, cor e forma. O florescimento dessas suculentas raras ocorre normalmente da primavera até o outono. As flores são pequenas, brancas com hastes longas e em forma de sino.
3. Pachyphytum Compactum
Originária do México, as suculentas raras da espécie Pachyphytum Compactum apresentam uma rara beleza que provém das suas finas veias perto da superfície das folhas. As linhas retas e os padrões de ramificação das suas folhas imitam delicadamente uma joia facetada.
As cores e formas dessas suculentas raras podem variar do verde claro ao acizentado, com ponta avermelhada. A floração desponta da folhagem em forma de sino nas cores laranja, rósea e amarela. Vale ainda mencionar, que é preciso ter muito cuidado ao manusear a espécie durante as etapas de replantio e divisões, pois suas folhas se soltam com muita facilidade.
4. Echeveria Purpusorum White Form
As mudas de suculentas raras de Echeveria Purpusorum White Form pertencem à família Crassulaceae. Essas suculentas raras apresentam crescimento demorado. Suas rosetas são compactas e suas folhas triangulares são verdes com manchas esbranquiçadas e pontas afiadas. Durante a floração, as flores de cor amarela e vermelha se firmam sobre finas hastes.
5. Moraea Tortilis
Conhecida como “spiral grass” (grama espiral), a espécie Moraea Tortilis apresenta folhas encaracoladas, ornamentais e em tom verde-claro que se assemelham a um saca-rolhas. Originárias da África do Sul e Namíbia, as suculentas raras da espécie Moraea Tortilis resistem bem à seca e gostam de solos aerados, bem drenados e fertilizados.
Podendo ser cultivada tanto em jardins como em vasos de plantas, o bulbo da Moraea Tortilis cresce até 2,5 cm de diâmetro e suas folhas podem chegar até 15 cm.
6. Monilaria Obconica
As suculentas raras da espécie Monilaria Obconica se tratam de plantas endêmicas da região árida da Namíbia, região da Namaqualand e da África do Sul. Sua estrutura folicular que se assemelha com orelhas de coelho, embora tenham uma aparência fofa, com o passar do tempo crescem e perdem sua forma adorável.
7. Linhos Karasmontana Top Red
Originárias da África do Sul e da Namíbia, as suculentas raras da espécie Lithops Karasmontana Top Red são plantas extremamente adaptadas para condições de extrema seca e calor. E ao contrário do que muitos pensam, essas suculentas raras também produzem flores. A floração da Lithops Karasmontana Top Red ocorre durante o Outono e início do Inverno. As flores se assemelham às margaridas, podendo ser de cor amarela ou branca.
8. Adromischus Maculatus
As mudas de suculentas raras da espécie Adromischus Maculatus, também conhecidas como “gotas de chocolate”, são nativas da África do Sul. Com folhas ovais, em forma de cunha e pontilhadas em tom marrom (cor de chocolate), essas suculentas raras se assemelham a aparência de mármore.
9. Cotyledon Orbiculata cv Variegata
A Cotyledon Orbiculata cv Variegata é uma das suculentas raras mais intrigantes. Nativas do extremo Sul da África elas são uma verdadeira obra de arte criada pela natureza. Não é à toa que elas custam uma pequena fortuna e são muito difíceis de importar.
10. Gymnocalycium Mihanovichii
A Gymnocalycium Mihanovichii é uma espécie de cacto da América do Sul. Sua forma mais comumente encontrada na natureza possui um formato globular, na cor predominantemente verde. Contudo, são suas variedades mutantes desprovidas de clorofila que chamam a atenção, já que apresentam cores diferenciadas incluindo tons de amarelo, vermelho, alaranjadas e rosadas.
11. Conophytum Subglobosum
Originárias do sul da África, o Conophytum Subglobosum pertence à família Aizoaceae. Essas suculentas raras crescem em colinas rochosas e são compostas por pequenos corpos carnosos com folhas quase esféricas. A floração ocorre no outono e as flores brotam da fenda entre as folhas, com pétalas grandes seu crescimento acontece em forma de trombeta e suas cores podem se diferenciar entre violeta, rosa, vermelho e amarelo.
12. Tephrocactus Articulatus
Originários da Argentina, o Tephrocactus Articulatus pertence à família das cactáceas. Apesar da aparência ameaçadora com folhas e espinhos perigosos, a planta conta com espinhos frágeis, por isso o nome de “Cacto de espinho de papel”.
13. Othonna Capensis
É difícil não se apaixonar pelo contraste incrível do caule roxo com as folhas rosa-esverdeada. Originária da África do Sul e conhecida popularmente como colar-de-rubi, a espécie Othonna Capensis dá vida à flores amarelas na primavera e suas flores são pequenas e se assemelham a uma margarida.
14. Ariocarpus Trigonus
Existem ao todo apenas 8 espécies diferentes no gênero Ariocarpus. Logo, não é por menos que a espécie Ariocarpus Trigonus é considerada uma das suculentas raras do mundo. Elas crescem lentamente e eventualmente florescem formando uma linda coroa de flores brancas com miolo amarelo que circunda toda a planta.
Agora que você já está por dentro das espécies de suculentas raras que existem na natureza, aproveite sua visita em nosso blog e leia agora mesmo o texto “Vasos para Suculentas: Dicas de Como Fazer e +63 Modelos Lindos” e confira os melhores modelos de vasos para plantar suculentas.