32 Espécies de Suculentas de Sombra Para Cultivar em Casa
Flores e PlantasAs suculentas de sombra se tornam a opção ideal para aqueles que desejam cultivar essas belezinhas em ambientes internos como terraço, varanda ou jardins que recebem pouca luz natural. Perfeitas para quem mora em apartamentos ou deseja levar um pouco da natureza para dentro do escritório ou espaço comercial, as suculentas de sombra certamente irão trazer frescor e renovar a sua decoração.
Mas, afinal, quais suculentas gostam de sombra? Se você ainda está em dúvida sobre quais espécies se adaptam melhor a ambientes mais escuros, não se preocupe. Neste post, vamos compartilhar dicas de cultivo e quais suculentas gostam de sombra. Confira!
Veja também:
Conheça 32 espécies de suculentas de sombra para cultivar em casa
Há uma variedade enorme de suculentas de sombra na natureza com tamanhos, formatos e cores únicas. Logo, para facilitar sua escolha preparamos uma lista com diversas espécies de suculentas de sombra e suculentas de sombra total para você conhecer e cultivar em vasos, cachepot de vidro, jardins com pedra, bordaduras e jardins verticais.
1. Suculenta zebra
Originária da África do Sul, a suculenta zebra apresenta tamanho médio e pode atingir até 20 cm de altura. Suas folhas são grossas, triangulares e pontiagudas com “verrugas” brancas que se contrastam com o fundo verde escuro. Essas suculentas de sombra embora pequenas, são muito resistentes a baixas temperaturas e pragas.
2. Babosa
A babosa também pertence ao grupo das suculentas de sombra. A planta quando chega a fase adulta produz de 15 a 30 folhas por ano. Podendo ser cultivada em vasos, jardineiras, terraços, varandas e jardins, a babosa é formada por folhas firmes e carnosas cujo interior é composto por um líquido viscoso e bem macio.
3. Aloe cymbiformis
A suculenta Aloe Cymbiformis é uma planta de fácil cultivo que costuma resistir a baixas temperaturas, porém quando regada de forma constante pode apodrecer e morrer. Conhecida como estrela do mar ou planta esmeralda, a Aloe Cymbiformis também pertence ao grupo das suculentas de sombra.
4. Dedo de moça
As plantas dedo de moça são suculentas pendentes de sombra muito utilizadas para decorar as paredes dos ambientes internos já que são capazes de atingir até 1 m de comprimento. Conhecida também como rabo-de-burro, o dedo de moça é muito resistente e exige pouca manutenção.
5. Mãe de milhares
A mãe de milhares também pertence ao grupo das suculentas de sombra. A planta apresenta um formato extremamente interessante já que produz centenas de pequenos brotos ao longo da borda das folhas, que ao se destacarem, dão vida a novas mudas, daí o seu nome.
6. Orelha de elefante
Originária da África do Sul, a suculenta orelha de elefante se destaca pelo seu formato, textura e cor de suas folhas que dependendo da temperatura do ambiente e nível de insolação podem apresentar tons de verde claro, azulado ou amarelo creme com bordas avermelhadas. A planta além de ser tolerante a seca é bem resistente a salinidade do litoral.
7. Planta jade
Nativa da África do Sul e Moçambique, a planta jade apresenta um ciclo de vida perene e pode florescer no inverno e na primavera. Conhecida como árvore da vida e árvore da amizade, a planta jade apresenta uma estrutura similar a um bonsai.
8. Tapete persa
O tapete persa pode ser cultivado sob sol pleno, mas a planta se desenvolve melhor em locais sombreados. Seu cultivo pode ser feito em vasos ou canteiros. Originária da África, o tapete persa é considerada uma suculenta rara e sua flor lembra um tapete persa, daí seu nome.
9. Orelha de Shrek
A suculenta orelha de shrek é formada por folhas tubulares com formato de trompetas em tom verde brilhante com mancha avermelhada na parte superior, que lembram as famosas orelhas do ogro Shrek, daí seu nome. Originária da África do Sul, essas suculentas de sombra podem chegar aos 60 cm de largura e 80 cm de altura.
10. Planta diamante
Originária do México, a planta diamante é uma suculenta formada por folhas multifacetadas que parecem terem sido lapidadas igual a uma pedra preciosa, daí seu nome. Suas cores e formas variam do verde claro ao acinzentado com pontas avermelhadas.
11. Barba de Moisés
A barba de moisés é uma suculenta que gosta de luz difusa e meia sombra. Também conhecida como lágrimas de bebê, a suculenta é muito utilizada na forração de jardins, mas também pode ser cultivada em jardineiras, vasos e jardins verticais.
12. Planta fantasma
Nativa do México, a planta fantasma é formada por folhas carnosas em formato de rosetas. Sua habilidade de mudar de cor também chama a atenção dos que apreciam seu cultivo. Isso porque, a planta fantasma em pleno sol fica com tom amarelo-rosado, já a meia sombra ela fica azul-esverdeada. Contudo, o grande charme dessa suculenta está no revestimento em pó fosco que cobre suas folhas, dando uma aparência fantasmagórica.
13. Suculenta espiral
Nativa da África do Sul, ela cresce tanto em solos arenosos quanto argilosos. Essa suculenta apresenta um ciclo de vida perene e pode florescer. Suas folhas além de suculentas, apresentam formato linear e pontas enroladas que se assemelham a um saca-rolhas.
14. Cauda de rato
A suculenta de sombra cauda de rato é uma planta que quando adulta pode chegar a 1,30 metros, daí seu nome. Suas flores são tubulares e bastante grandes, elas florescem na primavera e início do verão. A suculenta de sombra cauda de rato é perfeita para ser cultivada em jardins suspensos ou jardins verticais.
15. Monilaria Obconica
Conhecida como suculenta orelha de coelho, a planta Monilaria Obconica apresenta uma aparência fofa no início do seu crescimento. No entanto, essa estrutura folicular que se assemelha a uma orelha vai se perdendo à medida que crescem. Essas suculentas de sombra são perfeitas para serem cultivadas em casas e apartamentos e podem se propagar por estacas e sementes.
16. Flor de maio
A flor de maio pertence ao grupo das suculentas de sombra pendente. Originária da mata atlântica brasileira, ela pode chegar até 60 cm de comprimento. Além disso, essa majestosa planta pode produzir flores de variadas cores e tons (mas você pode comprar as flores artificiais para facilitar o cultivo).
17. Arbusto elefante
Essas suculentas de sombra são formadas por folhas pequenas, arredondadas em tom verde que podem assumir tons mais escuros dependendo do seu local de cultivo. Também conhecida como mini-jade, essa suculenta apresenta crescimento rápido e deve ser cultivada em solo arenoso.
18. Cacto macarrão
O cacto macarrão também pertence ao grupo das suculentas de sombra. Formado por caules finos e roliços bastante ramificados, o cacto macarrão exige poucas regas e deve ser cultivado em solo bem drenável.
19. Begônia-cerosa
A begônia cerosa apesar de pertencer ao grupo das suculentas de sombra ela também se desenvolve de forma sadia quando cultivada em sol pleno. Suas flores são charmosas e completam a decoração de diferentes ambientes. Nativa do Brasil, a planta pode chegar de 15 a 20 cm de altura.
20. Órbea
A órbea é uma suculenta que possui uma flor similar a uma estrela do mar. Para que seu crescimento ocorra de forma saudável a planta deve ser cultivada em locais úmidos e protegidos do sol. Vale comentar que a cor, a textura e o odor que a órbea apresenta atraia moscas para o ambientes – esperteza da planta de atrair animais para levarem o pólen por onde passam.
21. Rosa de pedra
Originária do México, a rosa de pedra tem uma aparência que lembra uma rosa e é uma das plantas mais cultivadas em jardim com pedras. Seu crescimento é rápido e a planta pode chegar de 10 a 15 cm de altura.
22. Orelha de gato
A planta orelha de gato é formada por folhas espessas cobertas por pelos curtos e brancos que lhe dão um aspecto de pelúcia. A suculenta floresce na primavera e as flores se despontam em tons de rosa ou salmão.
23. Onze horas
A suculenta onze horas é uma planta muito usada em bordaduras e ferragem de canteiros. No entanto, seu ciclo de vida é anual, ou seja, a planta seca e morre em 12 meses, mas saiba que antes disso acontecer é possível tirar novas mudas da planta mãe.
24. Colar de botões
O colar de botões é uma suculenta que cresce em longos caules carnudos e pode chegar a 50 centímetros de altura. As folhas tendem a ser de cor cinza verde com pontos em tom rosa ao longo das margens. Exigem poucas regas e devem ser cultivados em solos bem drenados.
25. Cacto pedra
O cacto pedra (Lithops Karasmontana Top Red) é uma suculenta rara originária da África do Sul e da Namíbi. A floração do cacto pedra, ocorre durante o outono e início do inverno. Suas flores se assemelham às margaridas e podem apresentar tons de amarelo ou branco.
26. Cacto estrela
Originária da África do Sul, o cacto estrela é uma planta de fácil cultivo formada por uma flor que apesar de bela apresenta um odor muito desagradável, atraindo moscas e besouros até o local onde está sendo cultivada.
27. Lança de são jorge
A lança de são jorge é uma planta versátil e resistente ao clima seco e à falta ou excesso de luminosidade. Suas hastes pontudas e compridas dão o nome a essa planta. Podendo ser plantadas na terra ou em vasos, a lança de são jorge pode atingir até 90 cm de altura.
28. Flor de cera
A flor de cera, também conhecida como “flor-de-porcelana”, normalmente são trepadeiras com grandes folhas suculentas. Essas plantas se desenvolvem muito bem em ambientes de meia sombra. Para que a planta cresça de forma saudável o substrato deve estar sempre úmido, mas nunca encharcado.
29. Colar de pérolas
O formato redondo de suas folhas – recurso da natureza para a planta armazenar água em períodos de estiagem, marca a identidade do colar de pérolas. Perfeita para ser cultivada em vasos suspensos e jardins verticais, o colar de pérolas necessita de uma rega mais frequente, porém sem encharcar o solo.
30. Colar de rubi
A planta colar de rubi pertence ao grupo das suculentas de sombra. Originária da África do Sul, ela pode ser usada como forração ou planta pendente. Para se desenvolver de forma saudável o colar de rubi precisa ser cultivado em solo drenável. As regas devem ser alternadas e devem ser feitas sempre que o substrato estiver bem seco.
31. Colar de golfinhos
Com formato exótico e delicado, a planta colar de golfinhos conta com folhas que se assemelham ao formato desse animal, daí o seu nome. Assim como as demais suculentas, o colar de golfinhos também exige pouca rega e cultivo em solo arenoso, facilmente drenável.
32. Rosinha de sol
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a planta rosinha de sol pode ser cultivada a meia sombra também. Sua folhas apresentam coloração verde clara e os ramos seguem a mesma tonalidade das folhas. De hábito rasteiro, a planta pode atingir até 15 cm de altura.
E aí, o que você achou dessa matéria sobre suculentas de sombra? Gostou?! Então, aproveite sua visita em nosso blog e leia agora mesmo o texto “Kokedama: Aprenda a Técnica e Confira +52 Arranjos Incríveis”, descubra o que é kokedama, como estruturar um arranjo e quais plantas são mais indicadas para essa técnica.
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!