Localizado no tradicional bairro do Ipiranga – SP, o apartamento enxuto, de 49 m², foi o imóvel escolhido pela jovem moradora para iniciar uma nova fase de sua vida – morar sozinha. Esse novo ciclo por sua vez exigiu a busca por um profissional que pudesse transbordar em soluções de arquitetura todo o seu estilo e personalidade.
O arquiteto Bruno Moraes, à frente do escritório Bruno Moraes Arquitetura, foi o profissional escolhido que teve a oportunidade de transformar seu apartamento em um lar funcional e aconchegante. Confira cada detalhe desse projeto e se inspire!
Veja também:
- Apartamento Studio: 7 Truques de Decoração e +52 Projetos
- Sala Planejada Pequena: +68 Projetos e 10 Dicas que Otimizam o Espaço
- Cores para Sala Pequena: Dicas para Escolher +63 Modelos Inspiradores
- Banheiros Pequenos: +87 Dicas e Modelos para se Inspirar
- Móveis Inteligentes: +62 Ideias Multifuncionais para Espaços Pequenos
De forma a atender as expectativas e necessidades da jovem moradora, que desejava um apartamento mais amplo para recepcionar os amigos em casa, o arquiteto Bruno Moraes estudou com atenção a planta original do imóvel de forma a observar quais paredes poderiam ser retiradas, já que o projeto do edifício realizado pela construtora utilizou a alvenaria estrutural.
Devido a inviabilidade de realizar uma mudança completa no imóvel, a oportunidade de integração se deu apenas entre os ambientes da sala de estar e varanda. Além do nivelamento do piso, a escolha dos acabamentos também foi pensada de forma a conectar os dois ambientes.
Todo o chão do apartamento foi revestido com piso de porcelanato, que imita o cimento queimado, e a mesma madeira se fez presente na base da ilha da cozinha, no sofá-futon e no pórtico que conecta a varanda com a sala de estar.
Na sala de jantar o revestimento na parede preto transborda elegância e sofisticação, enquanto o rack da sala de estar além de funcionar como divisória de ambiente, também traz versatilidade ao espaço, já que a TV está conectada a um tubo giratório que permite a movimentação do aparelho para onde a jovem decidir.
No lavabo do apartamento o arquiteto Bruno Moraes utilizou o revestimento Prime Piguês no piso, na bancada e pia esculpida. Além disso, na estrutura do grande espelho foi fixada uma fita de LED, responsável por criar um efeito mais intimista ao ambiente. Bacia sanitária preta e pendentes aramados em formato de cubo completam o decor.
Com a impossibilidade de retirar a parede existente entre sala e cozinha, a solução encontrada pelo arquiteto Bruno Moraes foi realizar a extensão da própria cozinha por meio da construção de uma ilha com direito a fogão cooktop, coifa e armários inferiores planejados.
Armários planejados de marcenaria feitos em dois tons permitiram o encaixe perfeito dos eletrodomésticos (forno e micro-ondas) e ajudaram na otimização do espaço. O backsplash, aquele espaço vazio entre a parede da pia e os armários suspensos, foi preenchido por revestimento cerâmico com efeito 3D e posteriormente finalizado com esmalte branco fosco.
A porta que conecta a cozinha com a área de serviço simples foi feita sob medida por uma serralheria. Seu visual retrô com vidro serigrafado além de contribuir para a luminosidade na cozinha também camufla a visão das roupas estendidas no varal de teto.
No dormitório da jovem, a cabeceira de madeira fixada de ponta a ponta na parede desperta um clima aconchegante, enquanto os pendentes nas laterais da cama, do Armazém da Luz, trazem um toque moderno ao decor.
Vale ainda comentar, que mesmo com a metragem reduzida do dormitório o arquiteto ainda conseguiu estruturar uma área para o closet, de 1,75 m², repleto de nichos, gavetas e cabideiros.
No banheiro do quarto com suíte a bancada foi feita sob medida para atender as necessidades e expectativas da moradora quanto a organização de itens de maquiagem e higiene pessoal. Seguindo para a área de banho podemos observar que as paredes do box foram revestidas com seixos. Isso porque, as pedras de seixo tem o poder de despertar a sensação de relaxamento no ambiente.