Soluções criativas e funcionais foram a chave para a arquiteta Pati Cillo, à frente do escritório Pati Cillo Arquitetura, trazer vida ao apartamento de apenas 40 m², localizado na Vila Nova Conceição – São Paulo.
A família, que vive em São Luís, no Maranhão, e utiliza o apartamento como apoio quando estão na cidade por motivos de trabalho ou estudo desejavam criar um espaço mais confortável, funcional e solicitaram a transição do banheiro para dentro do dormitório.
Logo, de forma a atender as expectativas e necessidades da família, a arquiteta realizou ajustes na planta original do imóvel e as transformações realizadas você confere agora nesse post. Confira e se inspire!
Veja também:
Além de realizar a transição do banheiro para dentro do dormitório, as mudanças realizadas pela arquiteta também resultaram na integração entre os ambientes da cozinha e lavanderia.
Logo na entrada do apartamento tanto os moradores como os visitantes se deparam com um espelho decorativo e com um lindo aparador que por vezes é usado como bar ou como móvel de apoio para a sala de jantar.
Na sala de estar, a fixação em junta seca dos bricks na parede, retratando o efeito do tijolinho branco, trouxe um charme especial para a decoração. Além disso, o revestimento se conectou delicadamente com o azul que destaca a parede da TV.
Para a decoração do apartamento, a arquiteta apostou no estilo contemporâneo e abraçou a paleta de cores em tons de azul. No ambiente as cores de azul tem como objetivo despertar nos moradores um pouco do aconchego e da paz das suas raízes maranheses em São Paulo. O rack, em marcenaria branca, facilita a composição do espaço e conversa diretamente com o acabamento do sofá e da luminária de chão.
A sala de jantar é formada por uma mesa retangular que permite a acomodação de quatro pessoas. Para melhorar a circulação de pessoas no cômodo um dos lados da mesa de jantar foi encostado na parede, enquanto o pendente branco traz um iluminação mais direcionada para o móvel.
Vale ainda mencionar que a mesa além de ser usada durante as refeições também é usada como home office durante as temporadas dos moradores na cidade.
Para otimizar o espaço da cozinha corredor toda a marcenaria do ambiente foi planejada de forma a atender às expectativas e necessidades dos moradores. A lavanderia simples foi incorporada no mesmo espaço, ou seja, além do encaixe perfeito dos eletrodomésticos, o modelo lava e seca com abertura frontal foi a escolha ideal para aproveitar melhor o layout do ambiente.
O quarto com suíte transborda uma decoração mais clean e atemporal. No ambiente a arquiteta utilizou uma paleta de cores mais neutras, com destaque para as paredes e para a cabeceira da cama de casal em cinza. A pedido dos moradores, a arquiteta também aproveitou um espaço perdido no quarto para incluir uma poltrona e criar um cantinho da leitura acolhedor e funcional.
O banheiro do apartamento segue a mesma identidade dos outros cômodos, com grande destaque para a área do box que foi toda revestida com ladrilhos hidráulicos em tons de azul. Na área seca do banheiro, azulejos em tons de bege preenchem o restante da parede e se conectam de forma harmônica com a bancada e louças em branco.