O sofá curvo voltou com tudo para o décor! Muito usado nos anos 50 este modelo de sofá vem conquistando novamente seu posto de “queridinho” na decoração, agora com diversas opções de tamanhos, tecidos e pés.
Por isso, se a ideia é criar um ambiente charmoso com essência retrô ou vintage, não deixe de apostar no sofá curvo. Neste post, vamos compartilhar dicas exclusivas de como o sofá curvo pode agregar ainda mais valor na decoração do seu projeto. Confira e se inspire nos modelos!
Veja também:
Sala com sofá curvo: dos anos 50 para os dias de hoje
A decoração da década de 1950 foi marcada por uma visão mais futurista e otimista. A ideia era deixar de lado velhos móveis com design quadrado e tons neutros e abraçar o novo, com cores fortes, mistura de materiais e curvas, trazendo vida ao famoso sofá curvo.
E apesar da peça ter caído em desuso por muitas décadas, nos últimos tempos o sofá curvo passou a conquistar novamente seu espaço nos projetos de design de interiores. A sala com sofá curvo facilita a aproximação e a interação entre as pessoas. Além disso, a peça pode ser colocada na sala de jantar próxima a mesa, tanto para aproveitar uma refeição quanto para curtir uma noite divertida de conversas e jogos.
Como escolher o melhor sofá curvo para a decoração?
Há uma infinidade de modelos de sofá curvo com tamanhos, tecidos e design de pés distintos, por isso, o processo de escolha da peça deve ser feita com muita atenção para que o móvel atenda às suas expectativas e necessidades de acabamento e conforto. Logo, se você ainda tem dúvidas sobre quais são os melhores tipos de sofá para sala, basta conferir algumas dicas que compartilhamos a seguir.
Tamanho do ambiente
A primeira coisa que você deve fazer antes de comprar o sofá curvo é tirar todas as medidas do seu ambiente, principalmente se a peça ficar exposta em uma sala planejada pequena, pois isso irá ajudar você a encontrar o móvel ideal que realmente cabe no seu cômodo.
O sofá curvo também pode assumir a função de sofá de canto, seja para ganhar mais espaço de circulação na sala de estar pequena ou para dividir ambientes integrados.
Estilo de decoração
É importante que o design de sofá curvo para sala se harmonize com o estilo de decoração do seu ambiente, para que assim você tenha um espaço equilibrado. Suede, chenille, linho, sarja, tweed, veludo e tafetá são alguns dos tecidos para sofá que podem compor o acabamento do seu móvel.
Quanto às cores, em se tratando de salas pequenas ou que prezam por um estilo de minimalismo, clássico ou clean, a dica é usar modelos de sofá curvo em tons claros como branco, bege e cinza claro. Agora se a ideia é criar um ambiente mais jovem e descontraído aposte nas versões de sofá curvo amarelo, verde, azul, laranja e assim por diante.
Conforto
Além de agregar beleza na decoração, o sofá curvo deve ser responsável por trazer conforto à sua sala de estar ou sala de TV, por isso é importante lembrar de escolher um estofado que realmente proporciona essa sensação de bem-estar. As almofadas para sala se tornam ótimas aliadas, pois decoram e trazem aconchego para aqueles que desfrutam do sofá curvo.
Como usar sofá curvo na decoração?
- O sofá curvo por si só já é um móvel bem chamativo, tornando-se o protagonista da decoração, por isso escolha a dedo os demais móveis da sala para não brigar com o sofá;
- Em salas com formato retangular procure eleger uma parede de destaque para posicionar o sofá curvo;
- Em salas com formato quadrado a dica é colocar o sofá curvo mais ao centro do ambiente, permitindo que as pessoas circulam em seu entorno;
- Mesa de centro redonda ou oval quando combinada com o sofá curvo imprimem uma decoração mais orgânica. Contudo, nada impede que você também use mesas de centro quadrada, retangular ou com formatos assimétricos;
- Os tapetes para sala podem ser quadrados, retangulares ou redondos, desde que a peça preencha toda a parte debaixo do sofá curvo;
- Para otimizar o espaço, o aparador de sofá posicionado atrás do móvel pode seguir o mesmo design da peça.
Na varanda de apartamento o sofá curvo pode acompanhar o design da arquitetura do prédio, como mostra a imagem abaixo. A cortina de vidro arredondada permite o encaixe perfeito do sofá com acabamento em madeira. Piso de madeira, jardim vertical e almofadas completam o décor.