Não é novidade que as nossas casas e apartamentos têm se tornado cada vez menores nos obrigando a optar por menos peças e móveis funcionais, uma peça de mobiliário deste modelo, que é perfeito para a decoração da sala de estar é o sofá com chaise. Este tipo de estofado possui um prolongamento em um de seus assentos. Esta extensão pode ser fixa ou ou mesmo ser no modelo sofá retrátil e a decisão sobre qual modelo escolher parte de vários princípios, mas o que todo sabemos é que esse tipo de sofá é super confortável e bonito.
Se você está pensando em adquirir um desses sofás para o seu cantinho de estar, fique com a gente que vamos explicar tudo sobre como usar e posicionar um destes na sua casa.
Veja também
Eu posso ter um sofá com chaise na minha sala?
Essa é a pergunta que várias pessoas se fazem na hora de decorar a sala e a resposta para ela é outra pergunta: você tem espaço para um sofá com chaise? Vamos conhecer algumas regrinhas de medidas mínimas e descobrir se a sua sala pode comportar um estofado deste tipo.
Para comportar um sofá e um painel de TV é necessário que no ambiente exista uma circulação mínima de 60 cm entre os móveis, sendo que o ideal é manter o espaço mínimo de 80 cm. Dessa forma, uma pessoa pode estar sentada e outra circular livremente em frente ao sofá. Essas “regrinhas” são chamadas de ergonomia e são elas que garantem o nosso conforto diário dentro de nossos lares, além da funcionalidade dos mesmos.
Pensando desta forma, para uma sala comportar um sofá com chaise, seria necessário que houvesse espaço para a chaise e ainda mais 60cm livres em frente ao assento. Considerando estas dimensões, vamos ver então as medidas médias para que uma sala comporte um sofá com chaise ou retrátil com conforto.
Utilizando as dimensões médias de um sofá com chaise ou retrátil e as medidas padrões de racks ou estantes para televisão, chegamos a um ambiente com uma medida mínima de 2,60m de largura. Repare que essas medidas dependem dos tamanhos dos móveis instalados, em nosso exemplo seguimos um padrão.
Portanto, antes de sair as compras, confira as medidas de seu espaço e dos móveis que possui em casa, bem como a do sofá que está comprando. Existem estofados com medidas maiores ou menores que estas de nosso desenho e você pode adaptá-los ao seu ambiente.
Mais dicas em salas de estar com sofá com chaise
Agora que você já sabe quais as dimensões mínimas de uma sala de estar para que ela receba confortavelmente um sofá com chaise, que tal começarmos a ver alguns ambientes montados e anotar mais algumas dicas?
Na foto acima vemos uma ideia legal de como utilizar um sofá com chaise mesmo que sua sala seja pequena. Neste exemplo, a chaise foi colocada na parede, como não existe circulação em frente a peça, logo, a sua existência não está atrapalhando nenhum movimento no ambiente e por isso foi possível até usar uma mesa de centro.
Esse exemplo só pode ser seguido se não houver portas ou algum tipo de acesso na parede em que o sofá será encostado, já pensou que barra você trancar a porta da sacada, por exemplo, com o prolongamento do sofá? Caso o assento seja retrátil, até dá para pensar, mas se for fixo, prefira um modelo simples, você vai garantira o conforto tanto de quem utiliza o sofá, quanto de quem circula pela sala.
Nesta outra imagem vemos uma ideia de sofá com chaise que recebeu uma mesa de centro como apoio, uma outra dúvida muito comum com relação aos sofás com extensões é a questão do uso da mesa de centro, novamente a regrinha das medidas mínimas entre 60 e 80cm de circulação deve ser aplicada e estudada. Nada de encostar a mesa de centro na chaise, hein!
Nesta imagem nós vemos um casamento perfeito! Você pode utilizar puffs ao invés de ter uma mesa de centro, assim você garante mais assentos, apoia copos e objetos e ainda economiza espaço no ambiente, se livrando daquela impressão de empilhamento de móveis.
Veja abaixo mais algumas dicas de como escolher o sofá perfeito para sua casa
Confira mais uma galeria com vários modelos de sofá com chaise
Veja dicas de decoração para salas de estar
Alane Rodrigues é Técnica em Edificações, Designer de Interiores e acadêmica de Arquitetura, adora decoração afetiva e lares com a cara dos proprietários.