A reforma de uma casa depende de muitos elementos para que o resultado saia realmente como o esperado e os moradores se sintam confortáveis. Um exemplo disso é o acabamento, este que é feito de muitas formas e costuma contar com peças e produtos específicos para que tudo fique perfeito, assim como ocorre quando o sinteco se faz necessário para uma casa.
O sinteco, inclusive, é um produto que vem se mostrando muito primordial para as pessoas que possuem piso amadeirado ou de taco e costumam sofrer com uma estética desgastada. Está se tornando muito comum, por exemplo, que as pessoas busquem mais informações sobre como aplicar sinteco e se aventurem a recurar a beleza do piso elas mesmas.
Se você já está a par das maravilhas do sinteco ou nunca nem mesmo tinha ouvido falar, continue conosco e confira uma série de informações mais do que valiosas. Veja tudo o que você precisa saber sobre o produto e aproveite para dar uma olhada em nossa galeria com resultados incríveis de pisos que usaram o produto.
Veja Também:
Afinal, o que é sinteco?
Sinteco para lá, sinteco para cá e ninguém acaba explicando o que vem a ser esse produto, não é mesmo? Mas ficar tranquilo, pois a gente te explica tudinho. De modo geral, podemos definir o sinteco como um verniz transparente feito a partir da mistura de uma série de materiais que possuem a função de dar um novo ar ao piso ou escada em que o produto é aplicado.
Saber o que é sinteco, portanto, é saber que exite no mercado algo que pode resolver o problema da aparência desgastada que pisos laminados, de taco ou feito a partir de placas amadeiradas podem vir a ter com o tempo. O sinteco dá um jeito em tudo isso dando ao piso uma aparência nova e muito interessante para qualquer casa.
No entanto, é preciso ter em mente que o sinteco não é um produto impermeabilizante, possuindo apenas uma função estética que de fato é muito necessária, sobretudo se estivermos falando do acabamento de um cômodo, por exemplo.
As vantagens que um piso com sinteco possui
Agora que você já sabe o que é sinteco e para que ele serve, vamos às vantagens que esse produto oferece ao piso que é revestido com ele. As principais vantagens do piso com sinteco são:
- O piso com sinteco é muito mais brilhante que os sem o revestimento;
- Por ser um produto que funciona como revestimento, o piso com sinteco possui uma resistência muito superior;
- O piso com sinteco recebe uma camada protetora que facilita durante a limpeza;
- Essa camada também deixa o piso sinteco 100% protegido contra cupins, fungos e outros parasitas.
Gostou de saber o que o sinteco pode fazer pelo seu piso? Então saiba que não acaba por aí! O sinteco ainda acompanha a dilatação que piso de madeira ou o taco vai sofrendo com o tempo, portanto demora muito para necessitar uma reaplicação. Além disso, o verniz sinteco enquanto produto é algo que rende muito e faz com que você economize na sua reforma.
Dicas para comprar o melhor verniz sinteco
Sabendo o que é sinteco e as vantagens que ele possui fica difícil não sair correndo atrás para já comprar o seu, não é mesmo? Mas calma! Ainda é necessário conhecer mais algumas dicas para que a sua compra seja o mais inteligente possível e de fato faça jus ao brilho que você pretende oferecer ao seu piso.
Uma coisa a se observar antes de comprar o seu verniz sinteco é a quantidade de formol que ele possui, pois isso vai ser muito importante para o momento da aplicação. Um verniz sinteco com muito formol, por exemplo, possui um cheiro forte e aplicação mais difícil e insegura para quem irá efetuá-la.
Além disso, é importante observar o tipo do verniz sinteco, já que no mercado é possível encontrar três: sinteco fosco, semibrilho e brilhante. Ainda que esse último seja mais conhecido e utilizado, você pode preferir usar algo que ofereça um visual sóbrio e sirva mais para proteger o piso da sua casa.
As vantagens do sinteco fosco para decoração
Agora que você sabe da existência do sinteco fosco, chegou a hora de conhecer suas vantagens para decoração, já que a versão brilhante é mais conhecida e vista em muitos pisos e escadas de madeira. Uma vantagem muito clara é o fato de o sinteco fosco oferecer uma beleza mais sóbria que vai bem com uma série de estios decorativos.
Essa sobriedade pode ser importante para uma casa que já possui muitos móveis de madeira envernizados e terá um exagero visual se tiver o piso também muito brilhoso. Nesse caso, o sinteco fosco entraria como uma forma de proteger o chão, mas não de modo que o ambiente fique muito carregado.
Esse pensamento pode ser estendido também ao fato de que o sinteco fosco permanece assim como sua aplicação por muito mais tempo, enquanto a versão brilhante vai perdendo seu potencial estético à medida que o tempo passa.
Como aplicar sinteco?
Saber como aplicar sinteco é um conhecimento valiosíssimo para muitos que estão em fase de reforma, tendo em vista que estamos falando de um produto muito vantajoso. Ainda que a aplicação de sinteco costume ser feita por especialistas e profissionais qualificados, é possível fazer isso de forma simples, desde que os materiais necessários sejam utilizados.
Se você é uma das pessoas que querem saber como aplicar sinteco, primeiro separe estas ferramentas:
- Lixa para madeira;
- Máquina politriz;
- Rolo de pintura;
- Verniz sinteco.
Com os materiais em mãos, siga os seguintes passos para uma boa aplicação de sinteco:
- Lixe todo o piso ou escada para tirar qualquer resquício de verniz;
- Com o piso lixado, use a politriz para eliminar a poeira;
- Com o rolo de pintura, aplique o sinteco de modo uniforme em todo o piso;
- Em seguida espere secar e passe uma segunda demão para um melhor resultado.
Pronto! Você já realizou a aplicação do sinteco em seu piso. Agora é necessário esperar cerca de 48h para liberar o espaço e os moradores por ele circularem.
Como manter a aplicação do sinteco como nova?
Ainda que a aplicação de sinteco seja muito simples, uma coisa que todos querem é fazer com que o resultado que temos logo após a aplicação dure o máximo de tempo possível. Isso de fato pode ser feito se os moradores da casa seguirem algumas regras de conservação, estas que envolvem uma série de cuidados específicos.
Um desses cuidados, por exemplo, é evitar a umidade sempre que possível. Se os moradores quiserem passar um pano úmido sobre o piso com sinteco para limpá-lo, o ideal é fazê-lo e logo em seguida efetuar o mesmo processo com um pano totalmente seco. Isso também vale para os produtos utilizados, que não podem ser cera ou a base de álcool.
A limpeza do piso com sinteco nos primeiros 30 dias, inclusive, deve ser apenas com uma vassoura seca, justamente para não agredir a aplicação e acabar com um resultado que não tenha o brilho esperado.