Nove entre dez casas possuem a sala de estar como ambiente de entrada, por isso ter uma sala planejada é uma das principais preocupações quando falamos de decoração de casa.
Usado como solução número um para ambientes com espaços compactos, esse tipo de projeto traz algumas particularidades funcionais, além de todo o charme que um cômodo bem organizado garante. Entre os móveis usados em um projeto de sala planejada estão rack com painel para sala, prateleiras, nichos, estantes e sofás que podem ser modelos mais utilitários como mais robustos.
O ponto de atenção inicial dos arquitetos e designers de interiores quando vão planejar uma sala de estar é conhecer as necessidades e particularidades dos moradores, assim como as medidas da sala.
Saber se a sala é usada como living, sala de leitura ou sala de TV permite que o projeto una a praticidade de seu mobiliário, com móveis como rack para sala e painéis de TV, e as funcionalidades práticas, à estética. Afinal uma sala planejada harmoniosa é fundamental.
Veja também:
Um engano muito comum entre aqueles que desejam ter uma sala planejada, é acreditar que esse tipo de projeto só é possível em ambientes pequenos. Embora seja muito comum encontrarmos sala planejada para apartamentos menores, é possível transformar grandes espaços em ambientes planejados e usar o mobiliário, inclusive, como divisórias, transformando um único ambiente em dois com uma meia integração.
Entre as demais vantagens de uma sala planejada estão também a ergonomia, já que o local é completamente pensado, aproveita espaços e permite que as medidas mínimas de conforto sejam respeitadas.
Os pontos principais levantados pelos profissionais são as escalas, espaços de trânsito de pessoas e outras particularidades que vão do ambiente adaptado para portadores de necessidades especiais, até necessidades voltadas para a rotina como um home office ou um espaço de cinema.
Vantagens de ter uma sala pequena planejada
Outra vantagem que só uma sala planejada pequena possui é obrigar que seus donos se desfaçam de objetos que ocupam espaços e deixam o ambiente poluído sem ter, de fato, uma utilidade. Por isso, na hora da escolha de objetos decorativos como almofadas, cortinas para sala e pufes, a funcionalidade dos objetos é considerada ainda mais importante que a estética.
É preferível escolher, por exemplo, uma persiana para a decoração de sala planejada, esse tipo de cortinas para sala, assim como almofadas menores e pufes pequenos com baú, são algumas das peças chave dos projetos de sala planejada pois possuem dupla função, ligando a estética a utilidade.
Apesar de muitos benefícios, é importante destacar que uma sala planejada que aproveite 100% dos espaços e atinja sua funcionalidade total é feita por um arquiteto ou designer de interiores, por isso inspire-se e encontre um profissional para realizar esse sonho.
Ah, a gente te dá uma forcinha, encontre a sala de estar que mais combina com você e entre em contato com o profissional responsável!