O estilo minimalista preza pela praticidade e simplicidade na decoração. Por conta disso, é muito comum falarmos que o estilo minimalista na decoração segue a premissa de “menos é mais”, e esse estilo de decoração pode ser usado em diferentes ambientes da casa, como quartos, banheiros, cozinhas e sala minimalista.
Nosso foco hoje será na decoração de sala minimalista, te dando dicas de como deixar sua sala mais prática para o dia a dia, e com uma decoração bonita e agradável que passará até mesmo a sensação de ambientes maiores e mais bem iluminados.
Por isso, se você deseja aprender como fazer uma decoração minimalista para sala para deixar sua casa super moderna e clean, continue acompanhando o post para não perder nenhuma dica.
Confira também
- Minimalismo: +65 Ambientes com Decoração Minimalista para se Inspirar
- Quarto Minimalista: +60 Ideias Incríveis para se Inspirar
- Sofá Grande: +57 Modelos Lindos e Confortáveis para sua Sala
- Mesa de Jantar Preta: +55 Ideias e Conjuntos para sua Sala de Jantar
- Tapetes para Sala: +81 Modelos Lindos e Dicas de Como Escolher
5 dicas para decoração de sala minimalista
Bastante espaço livre, funcionalidade e sem exageros, para uma sala de estar minimalista ou mesmo para a sala de jantar é preciso saber escolher os objetos, móveis como um cantinho do café e detalhes decorativos corretos para trazer esse ar mais clean para o seu ambiente.
Por isso, abaixo separamos algumas dicas muito importantes para você que quer uma decoração de sala minimalista impecável.
1. Invista em cores neutras
Uma das primeiras coisas que nos vem à mente quando o assunto é decoração minimalista para sala é aquele ambiente claro e clean, por conta disso, uma paleta de cores neutras e claras é uma das principais dicas para você que quer investir nesse estilo de decoração para o seu lar.
A cor branca comumente é a base da decoração de sala minimalista simples ou mesmo para as mais modernas, sendo uma ótima escolha para ampliar visualmente a sala minimalista simples e pequena. Mas além do branco, você também pode usar detalhes em bege, cinza ou até mesmo preto para trazer mais personalidade para a decoração minimalista para sala.
2. Móveis funcionais
Na decoração de sala de jantar minimalista e sala de estar minimalista é muito importante saber escolher os móveis certos que vão garantir praticidade ao ambiente, mas lembre-se sempre, nada de exageros.
Por conta disso, ao elaborar a decoração minimalista para sala invista em móveis de qualidade e que vão ter espaço suficientes para guardar o que você precisa, no entanto, também lembre-se de não acumular muitas coisas em casa, pois isso pode criar a necessidades de investir em mais móveis para o seu ambiente.
Então para uma sala de estar minimalista a dica é usar apenas um sofá muito confortável e poltronas que vão atender suas necessidades de assentos, além disso, você também pode usar um rack com linhas mais simples para decorar salas minimalistas modernas e se for uma sala de TV, prefira instalar a televisão diretamente na parede para trazer ainda mais leveza e não tem excesso de itens no ambiente.
Já para a sala de estar, além da mesa de jantar você ainda pode usar um buffet bem moderno, mas nada além disso. Aqui uma dica bem legal para trazer ainda mais amplitude e leveza ao ambiente é integrar a sala de jantar minimalista com a cozinha, o que vai trazer também mais facilidade na hora de organizar os ambientes.
3. Invista em uma boa iluminação
Como você pode imaginar, a sala minimalista simples ou moderna precisa contar com uma iluminação muito boa que vai garantir uma ambiente ainda mais clean e leve, por isso, invista em cortinas leves paras janelas da sala de estar minimalista e da sala de jantar minimalista, pois isso vai valorizar a iluminação natural do seu ambiente.
Mas, além da iluminação natural, também é muito importante investir em um bom projeto luminotécnico para o seu espaço, usando assim modelos de luminárias para salas minimalistas modernas que tenham um design mais simples caracterizado por linhas geométricas.
4. Objetos de decoração
Tanto a sala de jantar minimalista quanto a sala de estar minimalista podem contar com objetos de decoração para trazer mais personalidade ao espaço decorado, no entanto, aqui é muito importante você não exagerar no número de objetos que deseja colocar no ambiente.
Assim sendo, você pode usar uma escultura sobre o rack da sala de estar minimalista, um vaso super moderno e em uma cor neutra sobre a mesa da sala de jantar minimalista ou ainda uma parede com um espelho mais moderno para ajudar na sensação de amplitude da sala minimalista pequena.
5. Mantenha o ambiente sempre bem organizado
Uma das características da decoração minimalista para sala está na organização do espaço, por conta disso, a premissa de menos é mais é muito importante nesse estilo de decoração, pois assim você terá menos objetos para guardar, o que garante um espaço sempre em ordem.
Decoração de sala minimalista simples
Para a sala minimalista simples não há grandes mistérios na decoração. Aqui é muito importante você investir em móveis de boa qualidade e que vão se destacar no ambiente de maneira discreta, mas com personalidade.
Além disso, a decoração simples para sala minimalista deve ser pensada para trazer praticidade para o seu dia a dia, mas é importante que ela seja confortável. Para isso, você pode deixar algumas almofadas sobre o sofá, um tapete agradável ao toque, e claro, uma cortina de tecido delicado que levará leveza ao ambiente e que permita que a luz natural entre ao máximo no seu lar, principalmente se for uma sala minimalista pequena.
Decoração de sala minimalista moderna
Para as salas minimalistas modernas é interessante investir em modelos de móveis que sejam mais arrojados e com linhas bem contemporâneas que deixarão seu espaço ainda mais moderno.
Além disso, para salas minimalistas modernas também é válido usar detalhes na cor preta que além de trazer essa modernidade ao espaço, também deixam a decoração das salas minimalistas modernas mais sofisticadas. No entanto, se for uma sala minimalista pequena, é sempre importante não exagerar no preto para não passar a sensação de um espaço ainda menor.