Quem mora em apartamentos menores ou com conceito aberto já deve ter se deparado com o dilema: como decorar de forma harmônica ambientes com sala de estar e jantar conjugadas?
O objetivo é criar uma separação entre o local de fazer refeições e o de descanso sem perder o conceito de integração e amplitude.
Inspire-se com essas dicas para utilizar os móveis, cores e peças de decoração para combinar os ambientes.
Veja também:
Combine elementos nos ambientes
Antes de começar a decorar, pense em um tema para os dois ambientes das salas decoradas. Se você optar por um estilo de mobília para a sala de jantar, siga esse mesmo estilo para suas escolhas da sala de estar.
A escolha de cores que se complementam nos dois ambientes fará sua casa parecer decorada por um profissional. Uma ideia é escolher a cor de um móvel como ponto focal e depois buscar outros elementos em tons mais claros da mesma paleta.
Essa dica pode parecer contraditória, mas é importante prestar atenção para que sua decoração não pareça exageradamente combinada. Isso pode acontecer quando opta-se por conjuntos de móveis do mesmo material e estilo ou uma única cor em todos os detalhes, por exemplo. A rack, mesa de jantar, mesas laterias, mesa de centro, cadeiras… Tudo deve ser igual.
O segredo para acertar é escolher peças que variam na cor, textura e material, mas que conversam com os demais elementos do ambiente.
Use tapetes para definir os espaços
Um elemento que sempre oferece a sensação de unidade para um ambiente é a escolha dos pisos e tapetes certos. A aplicação do piso em todo o cômodo oferece uma base que uniformiza a decoração, e aí entram os tapetes para ajudar a criar a divisão sutil de cada parte. Os sofás e poltronas podem ser colocados sobre um tapete na área de estar, enquanto um modelo similar pode estar com a mesa de jantar.
Divida os ambientes com a mobília
Quando você deseja criar a divisão dos ambientes pode recorrer aos móveis maiores para desenhar a linha visual. O mais comum nesse caso é posicionar o sofá de forma a dividir a sala de estar e a de jantar.
Aparadores de sofá podem complementar a decoração e servir para apoiar itens de decoração, luminárias, bandejas e livros.
Peças de arte para marcar os espaços
No lugar dos tradicionais painéis de quadros, opte por uma pintura ou peça de arte maior para atrair o olhar. Assim, quem entrar no cômodo consegue entender que a sala de jantar e estar têm espaços definidos.
Para escolher o tamanho certo, use seus móveis como referência. Assim, se a sala de estar é centrada no sofá, sua peça de arte não pode ser maior que ele.
Destaque as paredes
Usar texturas, formas, cores e até papéis de parede em uma única parede é uma excelente forma de adicionar personalidade ao ambiente. Para evitar uma aparência exagerada, deve existir algum elemento em comum entre as paredes para que criem uma unidade e ao mesmo tempo indiquem os diferentes espaços.