Ao comprar esse apartamento, a futura moradora se deparou com um problema: apesar de ser uma cobertura, a escada que levava ao segundo pavimento tomava quase toda a sala de estar do andar de baixo, tornando-a bem pequena.
Sala de estar com home office otimizou o espaço disponível
O primeiro pensamento foi demolir a parede e ampliá-la usando o terceiro quarto da casa, mas essa solução retirava a possibilidade desse terceiro quarto ser transformado num home office, necessidade primordial para o filho recém formado em direito.
A solução foi continuar com a ideia de demolir a parede e incluir a área desse terceiro quarto na sala, mas usar esse espaço também como escritório e cantinho da leitura para o filho recém-formado.
O resultado foi uma sala com um discreto home-office. As estantes brancas com portas pretas de vidro parecem móveis de sala, mas no seu interior estão guardados todos os livros de advocacia. Os revestimentos de madeira em painéis dão o ar sério que esse trabalho necessita e ao mesmo tempo camuflam as portas que dão acesso ao lavabo e a parte íntima da casa.
Como pulo do gato, caso a dona desse apartamento queira transformar rapidamente esse duplo ambiente somente em sala, a opção é retirar a cadeira e o notebook e colocar dois puffs sob a bancada e pronto, a sala é só uma sala novamente.
Elaine Fonseca é arquiteta e colaboradora do Viva Decora. Graduada pelas Faculdades Integradas Bennett, em 1981, e, desde então, trabalha nos segmentos de arquitetura e interiores, desenvolvendo projetos residenciais e comerciais.