Se você está reformando ou construindo a sua casa é preciso escolher diferentes tipos de materiais para acabamento como o rodapé. Esse produto pode ser encontrado facilmente em lojas de materiais de construção em diversas alturas.
O rodapé tradicional é feito de madeira pintada ou natural, mas existem peças fabricadas em PVC, porcelanato ou cerâmica. A instalação do rodapé é muito simples e rápida, pois com apenas alguns parafusos, pregos e buchas é possível fixá-las na parede.
Precisa de ideias para decorar o seu ambiente com mais elegância e charme? Acompanhe o nosso post e saiba como utilizar o rodapé em todos os cômodos de sua casa. Inspire-se!
Confira também:
Rodapé de PVC: Decore com os benefícios do plástico
O rodapé de PVC é uma opção barata para você que precisa economizar e busca por um produto durável e de fácil instalação. A instalação do rodapé de PVC é feita com o uso de uma cola específica, dispensando a necessidade de furar a parede.
Há no mercado diversos modelos de rodapé de PVC que você pode encontrar em várias cores como o preto, bege, marrom e branco. Nos ambientes externos, o rodapé de PVC se adapta perfeitamente porque é um material muito resistente a água.
Nas áreas internas o rodapé de PVC é ideal para as áreas de banheiro e cozinha, pois é um revestimento que não mofa. É um material que apresenta um ótimo custo benefício, além disso, são práticos de limpar e se adaptam em qualquer estilo de decoração.
Na sala de estar foi utilizado um rodapé na cor branca para realçar a pintura bege da parede e o piso de madeira natural. Na decoração da imagem acima, o rodapé branco confere ao ambiente um aspecto bonito e moderno.
O rodapé de PVC alto e branco foi aplicado como uma solução prática de acabamento na sala de estar. No exemplo acima, o rodapé de PVC é vincado na parte superior e cria uma peça diferenciada no ambiente.
Rodapé de madeira: Instale um material nobre
O rodapé de madeira é uma das alternativas mais tradicionais na decoração de apartamentos, casas e espaços comerciais. Por ser um produto que combina com diversos tipos de decoração, o rodapé de madeira é muito utilizado nos projetos de arquitetos e decoradores.
Uma das grandes vantagens do rodapé de madeira branco é a possibilidade de mudar de cor, caso você queira alterar a decoração do seu ambiente. Esse material aceita pintura, mas se você preferir, lixe e deixe no tom natural da madeira.
A durabilidade do rodapé de madeira é grande, porém você deve evitar instalar o produto em áreas ou locais úmidos. O rodapé de madeira tem diversos tamanhos e cores, por isso invista em materiais de qualidade e contrate profissionais qualificados para a execução do serviço.
Na residência foi instalado um rodapé de madeira branco em todo o perímetro dos ambientes. As paredes foram pintadas em tom ocre e o piso de madeira natural é valorizado pelo rodapé de madeira alto, rodateto e rodameio na mesma cor.
A decoração aconchegante do quarto de casal é valorizada pelo rodapé de madeira natural escurecida para destacar o piso e a parede. O rodapé tem como finalidade proteger a base da parede de batidas ocasionadas por vassouras ou outros móveis.
Tipo de rodapé: Escolha o revestimento mais adequado
O tipo de rodapé mais adequado para a sua decoração deve ser escolhido a partir do estilo dos móveis e objetos de sua casa. Antes de você adquirir um tipo de rodapé, fique atento para não optar por modelos ou materiais que possam entrar em choque com os revestimentos do piso.
Você pode encontrar os mais variados tipos de rodapé como MDF, porcelanato, cerâmica, granito, cimento, PVC e madeira. O modelo de rodapé moderno possui acabamento reto enquanto as peças tradicionais têm formas curvas e com frisos.
Caso você tenha na sua casa um pé direito alto, utilize um rodapé mais largo e nos ambientes mais baixos instale um tipo de rodapé mais estreito.
Na sala de jantar, o rodapé em MDF branco alto foi instalado na parede revestida com papel de parede preto. O piso de madeira natural completa a decoração do ambiente fino e requintado.
A parede da sala de estar foi pintada na cor marrom claro e o rodapé aplicado na cor branca realça o piso e os móveis do ambiente. O pé direito da sala tem aproximadamente 2,60m que possibilita utilizar o rodapé alto.
Rodapé embutido: Proteja a sua parede contra umidade
O rodapé embutido é feito de um pedaço do revestimento cerâmico ou porcelanato recortado para ser instalado no alinhamento do reboco da parede. Para realizar esse tipo de trabalho é necessário deixar a parte debaixo da parede sem nenhum reboco.
A grande vantagem desse rodapé embutido é o fato de não acumular poeira e encardir com a passagem do tempo. Outro ponto importante do rodapé embutido é que por não ter saliência entre o piso e a parede é possível encostar os armários sem deixar frestas.
O rodapé embutido é um tipo de acabamento que necessita de uma mão de obra especializada para não desperdiçar material e deixar um alinhamento perfeito.
Geralmente o rodapé embutido é feito de recorte do revestimento do piso, por isso é importante que você saiba dimensionar a altura do rodapé para não desperdiçar materiais.