O rodapé embutido é um tipo de acabamento que foi conquistando cada vez mais espaço na decoração de ambientes. Afinal, além de unir beleza e funcionalidade ao espaço, sua estrutura versátil pode ser utilizada nos mais diferentes cômodos de uma casa, como sala de estar, sala de jantar, cozinha e até banheiro.
E se você tem dúvidas sobre esse novo estilo de rodapé, atente-se aos próximos tópicos. Nesse post, separamos informações sobre o que é um rodapé embutido, suas vantagens, preços e dicas de como instalar. Confira e se inspire com diversos projetos!
Veja Também:
Assista o vídeo para entender tudo sobre rodapé embutido
Mas, afinal, o que é um rodapé embutido?
Para aqueles que têm dúvidas sobre o que é um rodapé embutido, saiba que se trata de um acabamento do piso que fica embutido na parede, ou seja, durante a instalação o rodapé é fixado junto com o reboco. Aqui, o rodapé fica rente a parede não apresentando bordinhas acima da sua estrutura.
Na decoração para casa o rodapé embutido traz um aspecto de continuidade na parede, sem diferença de nível. Vale comentar, que o rodapé embutido é indicado especialmente para pisos frios, como porcelanato e cerâmica.
Quais as vantagens de incluir rodapé embutido na parede?
O rodapé embutido na parede além de agregar valor na decoração do espaço, ele traz inúmeras outras vantagens percebidas desde a sua instalação. Conheça abaixo alguns dos benefícios levantados a partir do uso do rodapé embutido na parede:
- O rodapé embutido é responsável por dar acabamento ao piso;
- O rodapé embutido protege a parede contra umidade;
- A presença do rodapé embutido protege a base da parede contra sujeira e contra o impacto de utensílios de limpeza (vassoura, rodo, aspirador de pó…);
- Como o rodapé embutido fica nivelado com a parede, a sujeira não fica acumulada sobre o rodapé;
- Os móveis do cômodo podem ficar mais próximos da parede, uma vez que o rodapé embutido não cria barreiras externas;
- O espelho do ambiente pode ser fixado até o chão, trazendo continuidade e dando a sensação de amplitude para a decoração do espaço.
Quanto custa colocar rodapé embutido na parede?
O preço do rodapé embutido varia de um profissional para outro. Isso acontece, pois a instalação do rodapé embutido é feita a parte no serviço do pedreiro ou azulejista, diferente do modelo de rodapé tradicional que já possui definido. Diante desse cenário, recomenda-se realizar uma pesquisa de cotação sobre quais profissionais realizam esse tipo de serviço por um preço acessível.
Como colocar rodapé embutido porcelanato?
Normalmente, o rodapé embutido é fixado no momento em que o reboco da parede está sendo feito. Por esse motivo, é muito importante que você avalie com cuidado o tamanho do rodapé desejado para que as dimensões da peça sejam compatíveis com o espaço deixado na parede.
Além disso, como dica para ajudar na instalação procure comprar modelos de rodapé embutido com bordas retas, pois assim fica mais fácil deixá-lo nivelado junto com a parede.
E, para você que deseja aprender como colocar rodapé embutido porcelanato, separamos um passo a passo simples sobre como realizar essa atividade, confira:
Como colocar rodapé embutido porcelanato: passo a passo
- Durante a fase do reboco deixe um espaço de 10 a 15 cm na parte inferior da parede para a fixação do rodapé embutido;
- Para a instalação opte por modelos de rodapé de 7 ou 8 centímetros de comprimento;
- Impermeabilize toda a área do alicerce, bem como, o lado externo do rodapé embutido;
- Durante a etapa de fixação do rodapé embutido é importante que você passe a massa por toda a parte de trás, preenchendo toda sua estrutura;
- Contudo, antes de fixar o rodapé na parede é importante que você use um espaçador. O espaçador serve de base para o rodapé, criando um espaço entre o chão e a parte inferior do rodapé que posteriormente será fechado com rejunte;
- Após colocar todos os rodapés no ambiente, basta continuar com o preenchimento do reboco na parte superior;
- Por fim, na etapa de pintura basta utilizar uma fita crepe sobre o rodapé embutido, evitando que a peça fique manchada.
Você gostou do nosso post sobre rodapé embutido? Então continue com a visita em nosso blog e, leia agora mesmo o texto “Como Rebocar Parede: Aprenda de Uma Forma Rápida e Fácil” e coloque em prática o passo a passo compartilhado.