O rodapé de madeira é um acabamento muito utilizado para proteger a parede de possíveis arranhões ocasionados pelas batidas de móveis, vassouras e outros objetos.
Há no mercado diversos modelos de rodapé como os convencionais, de embutir e flutuantes, por isso antes de adquirir o produto é preciso que você saiba escolher qual material pode valorizar ainda mais a decoração da sua casa.
Se você está reformando os ambientes do seu lar, confira o nosso artigo sobre rodapé de madeira e defina o material ideal para o seu espaço. Inspire-se!
Veja também:
- Rodapé Embutido: O Que É, Vantagens e Passo a Passo Fácil
- Piso Laminado: Confira +30 Ideias Incríveis de Decoração
- Piso Vinílico: Sustentabilidade e Beleza para o seu Lar +50 Inspirações
- Silestone: Confira +50 Modelos de Pedras para Decorar a Sua Casa
Rodapé de MDF: Escolha o padrão ideal para a sua decoração
O rodapé de MDF é uma ótima opção para cômodos secos como quarto, sala de estar, área de convivência e escritórios. Você pode encontrar em lojas especializadas em materiais de construção uma variedade de rodapés de MDF com diversas alturas, lisos ou frisos.
Caso queira um rodapé de MDF para embutir fios e com bordas arredondadas, a linha de rodapé Clean Durafloor é um excelente revestimento para a sua parede. Esse material possui vários acabamentos de qualidade e tonalidades de madeira para combinar com o seu piso.
O rodapé de MDF deve ser aplicado em ambientes secos para evitar o contato com a umidade, portanto não instale esse produto em áreas como banheiro, cozinha ou áreas externas.
Se você precisa embutir ou esconder a fiação, o rodapé clean da Durafloor tem uma estrutura apropriada que permite a perfeita passagem dos fios.
Um rodapé de madeira branco com friso valoriza a decoração de ambientes como a sala de estar ou até mesmo da sala de jantar. Esse rodapé é ideal para contrastar com paredes que utilizam cores mais fortes.
Tipos de rodapé: Opte por materiais sustentáveis
Na decoração, o rodapé é um detalhe que faz toda a diferença na hora de compor o ambiente porque emoldura a parede e leva acabamento ao piso. Os tipos de rodapé vendidos no mercado apresentam variação de altura, espessura, material, cores e padrões.
Existem muitos tipos de rodapé com diferentes materiais como madeira, MDF, granito, mármore, porcelanato, cerâmica, gesso, poliestireno expandido, plástico e cimento.
Um dos tipos de rodapé feitos a partir da reciclagem de isopor, carcaça de computadores entre outros materiais, são os rodapés em Poliestireno Expandido (EPS).
O rodapé de madeira quando exposto à umidade pode empenar, mofar e até mesmo apodrecer, por isso se você pretende instalar um rodapé opte por um material a base de poliestireno que são resistentes no contato com a água.
A limpeza do rodapé poliestireno é muito fácil, basta você utilizar um pano macio e úmido com um pouco de detergente neutro. Esse material também é imune ao ataque de cupins.
O Poliestireno apresenta inúmeras vantagens sobre o rodapé de madeira, principalmente em áreas litorâneas, pois esse material é bastante resistente à maresia. A instalação do rodapé de poliestireno pode ser feita à base de cola o que permite um perfeito acabamento.
Rodapé para piso laminado: Utilize acabamentos de qualidade
O rodapé para piso laminado pode contar com diversos tipos de formatos como as cantoneiras curvas, o rodapé de madeira fixo e o rodapé de madeira reto. Um rodapé de madeira confere ao ambiente um toque de sofisticação, por isso as padronagens e cores de rodapé para piso laminado devem acompanhar o mesmo acabamento do revestimento do chão.
A cantoneira é um tipo de rodapé para piso laminado que permite a instalação em locais onde o rodapé de madeira convencional não pode ser fixado.
Com linhas suaves a padrões que acompanham toda a linha de piso da New Way, o rodapé de madeira fixo é indicado para pisos laminados. Esse tipo de material não deve ser aplicado em lugares que molham facilmente.
O rodapé de madeira é utilizado para proteger e evitar que os móveis encostem na parede danificando a pintura ou até mesmo a massa corrida. Para a instalação de rodapé de madeira é preciso utilizar parafusos, pregos de aço, pinador pneumático ou cola.
O rodapé da linha Essencial e Easy da Durafloor podem ser pintados com esmalte sintético ou látex à base de água, caso você queira customizar o seu ambiente. Para isso, antes de aplicar a tinta você deverá lixar o rodapé levemente.
Assista a mais dicas de rodapé de madeira
*Este é um publi editorial para a Duratex