Como os ambientes auxiliam na resposta à intensidade da vida moderna, que encontra refúgio no humor e na alegria
Em resposta à intensidade da vida atual, o lar tem se transformado em refúgio para a diversão e relaxamento. Essa é uma tendência apontada em pesquisas recentes, que surge como resposta à intensidade e pressão da vida moderna. De acordo com uma pesquisa da IKEA, 54% das pessoas globalmente acreditam que o aspecto mais importante do lar é a capacidade de celebrar e relaxar e 56% dizem que o lar é onde experimentam mais a diversão.
Em meio a um novo cenário, em que as pessoas querem “ser feliz em casa”, com pequenas experiências de felicidade, cresce a busca dos consumidores por produtos e serviços que sejam parceiros na conquista do equilíbrio mental e que elevem o espírito diante de tanta seriedade. Nesse contexto é que aumenta também a procura por experiências que promovam riso e alegria por meio da celebração de pequenos prazeres no cotidiano.
A ideia das microalegrias, segundo os estudos, está relacionada especialmente a três pilares: comunidade, cuidado e realização pessoal. Por comunidade entende-se a busca pelo convívio social, a troca de experiências e o compartilhamento de espaços. O cuidado se refere ao autocuidado, à dedicação de um tempo para si. A realização pessoal ganha uma perspectiva mais fluida, relacionada ao prazer e bem-estar.
“Para muitos consumidores, a satisfação na vida não está mais limitada à carreira e sucesso financeiro. Eles querem ter acesso a experiências e produtos que estimulem o bem-estar e a alegria. Esta mentalidade vai florescer mais ainda à medida que as pessoas continuam a refletir o que os deixam realizados.” A afirmação de Nieke Creemers, pesquisadora da Stylus para o estudo Arquitetura da Experiência, da Dexco, confirma essa visão.
É neste cenário que os designs inovadores e alegres para entretenimento e interações reconfortantes ajudarão as pessoas a relaxar e ultrapassar sentimentos de isolamento que tivemos ao longo destes últimos anos. Nos ambientes, o estímulo ao bem-estar é provocado não apenas visualmente, mas por meio de diferentes sensações positivas. A amplitude, integração e fluidez dos projetos de arquitetura refletem essa tendência enquanto fazem com que o papel dos espaços para o convívio social seja repensado. Cores, texturas, elementos que criam uma atmosfera de paz, harmonia e alegria são integrados no dia a dia de forma simples, mas significativa.
A linha Dinda, da Ceusa, lançada este ano, é um exemplo de revestimento cerâmico que abarca essa tendência. Nela, as peças, de formato alongado com baixo relevo, exploram a estética da cerâmica artesanal, remetendo ao cuidado do que é feito à mão, em um tempo que não o do relógio. Na versão MIX, pontos coloridos aleatórios são distribuídos na superfície, trazendo movimento para o design e destaque para o local onde for aplicada, à semelhança do que acontece na moda com os acessórios. Adornos que imprimem estilo, beleza e cor, criando ares que brincam com as formas de um jeito lúdico. O nome Dinda pode parecer inusitado, mas tem um porquê: nos remete à conexão afetiva que temos com alguém. Os produtos contam com dois diferenciais Ceusa: Junta Seca e Monocálibre.
“É como ouvir sua música favorita, tomar um banho relaxante ou brincar com o pet. O design é uma ferramenta que contribui para um cotidiano mais leve, mais divertido, por meio do qual também é possível imprimir a própria personalidade, o que é fundamental para a criação de ambientes mais agradáveis e que sejam um antídoto às tensões”, destaca Patrícia Zanivan, coordenadora de Design de Superfícies da Ceusa.
A Coleção Italian Days, collab entre Ceusa e SOUQ by Traudi Guida, inspirada nos dias ensolarados da Sicília, na Itália, com suas cores e formas também vai ao encontro da tendência “HomeJoy” – de querer adaptar as casas para o entretenimento, a diversão, para receber amigos e família – o que equivale a um efeito de cura.
Vestir paredes com cor, estampas e acessórios também é uma forma de viver bem, de estar em contato com a alegria. “A coleção apresenta peças que permitem combinações de memórias. Tons e formas que transitam entre o estilo sereno e a alegria expressiva. Infinitas possibilidades de composições que evocam o espírito e a energia da Itália, com cinco modelos decorados e dois neutros que podem ser combinados de infinitas maneiras, criando estampas ora mais marcantes, ora mais discretas”, diz Zanivan.
Sobre a Ceusa
Vestir a casa das pessoas com estilo e personalidade é o que move a Ceusa, marca de revestimentos cerâmicos que faz parte da Dexco, maior casa de marcas do setor de construção, reforma e decoração do Brasil. Com a promessa de marca Criatividade que surpreende, a Ceusa tem em sua essência ser ousada, intensa e inovadora, criando produtos que levem mais alegria para a vida e os ambientes das pessoas. Os revestimentos apresentam combinações de cores, estampas e acessórios que surpreendem pelo profundo olhar nas tendências do mundo contemporâneo, na moda, arquitetura, tecnologia e comportamento do consumidor.
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