Considerando um revestimento moderno, que após invadir a Europa caiu no gosto dos brasileiros, os pisos de porcelanato de madeira possuem os mais diferentes formatos, cores e modelos, e por isso, também podem combinar com uma variedade de ambientes.
Os mais comuns costumam ser os pisos de porcelanato rústico (ásperos ou com ranhuras) e os esmaltados (lisos e brilhantes). Mas o problema é que com o tempo, alguns porcelanatos que imitam a madeira podem ficar esbranquiçados ou com aspecto opaco.
Geralmente esses tipos de problemas podem acontecer em função do processo de revestimento e após o contato do porcelanato com o cimento ou a argamassa que foi usada. Mas você pode resolver esse tipo de situação e a gente pode te dar uma mãozinha. Veja a seguir.
Limpeza após a aplicação do porcelanato de madeira
Para começar, você não pode usar qualquer tipo de produto de limpeza. Esta escolha vai depender do porcelanato, do rejunte usado e da incidência de sujeira.
Geralmente utiliza-se produtos como o Ultra Stripper para os porcelanatos rústicos, ou um desincrustante LP para os porcelanatos esmaltados, desde que o rejunte utilizado em ambos seja cimentício ou químico. Por isso é importante saber antes qual dos dois foi utilizado na aplicação.
Como restaurar a cor original
Para tirar aquele tom esbranquiçado ou opaco, que fica principalmente depois da aplicação, você pode aguardar que ele seque, se for este o caso, pelo período de 24 horas, ou independente disso, aplicar um impermeabilizante tonificador. Ele protegerá o piso restaurará a cor e a tonalidade original.
Depois de aplicar o impermeabilizante, passe um rolo de espuma, por duas vezes seguidas, no intervalo de 1 hora. Feito isso, basta aguardar o prazo de 3 horas para que as pessoas voltem a pisar sobre o piso.
Dicas:
- Evite misturar os produtos de limpeza, pois isso pode danificar o seu piso;
- Ao cair qualquer tipo de produto no seu porcelanato cor de madeira, procure limpá-lo na sequência, como forma de evitar as manchas permanentes;
- Procure não usar o mesmo pano de limpeza para todos os cômodos;
- Também não utilize no piso objetos ásperos, como palha de aço.
Minha casa, minha vida
E por falar em revestimento, você sabia que alguns apartamentos comprados direto na planta pelo programa Minha Casa, Minha Vida oferecem a possibilidade do comprador escolher o piso que deseja colocar no seu imóvel, e ele pode inclusive ser de porcelanato tipo madeira? Entre em contato com a Plano e Plano e se informe melhor!
Então, antes de comprar o seu apartamento nessas condições, procure pesquisar também os tipos de pisos de porcelanato de madeira que mais lhe agrada, para curtir ainda mais o seu novo espaço.