28 Formas Criativas para Reaproveitar Retalhos de Tecidos na Decoração de Casa
Artesanato e DIYQuem gosta de costurar ou trabalha com isso, sempre acaba acumulando em casa muitos retalhos de tecido. E depois de um tempo, sem ter o que fazer com tantos pedacinhos de pano, é natural jogar tudo isso fora, certo? Mas existem várias formas criativas de dar uma nova vida aos retalhos e ainda deixar a decoração da casa mais bonita.
Neste artigo vamos te mostrar 7 maneiras de reaproveitar esse material pra transformar vários cantinhos da sua casa. As ideias são incríveis e fáceis de executar. Até mesmo quem não tem retalhos em casa vai querer colocar em prática. Confira!
Veja também
Ideias inusitadas para usar tecido na decoração
Quando pensamos em “retalhos de tecido” é comum que venha à cabeça apenas peças em patchwork. Esta técnica é incrível e combina muito com uma decoração em estilo boho, mais despojada.
Mas até quem prefere algo mais clean ou clássico pode reaproveitar retalhos de tecido. Basta criar combinações mais neutras, com cores sóbrias e não exagerar na quantidade de estampas.
Veja as ideias e se inspire para reproduzir por aí.
1. Almofadas
Se a sua sala está precisando de mais vida, invista em almofadas bem coloridas. Elas são peças ótimas, que transformam o sofá e mudam completamente o ambiente sem precisar de grandes intervenções.
E o melhor é que você pode costurar capas de almofadas à mais e trocar sempre que quiser uma corzinha diferente na casa.
2. Móveis revestidos com tecidos
Se você não leva tanto jeito com a máquina de costura, que tal apenas colar os retalhos de tecido pelos móveis? Parece complicado, mas não é. Isso porque você só precisa revestir pequenas partes como gavetas, o tampo de um banquinho, porta de um armário, e por aí vai.
É surpreendente como essa pequena intervenção pode transformar aquele móvel antigo e sem graça numa peça única e cheia de personalidade. Mas lembre-se: se quiser que o acabamento da peça fique perfeito e que o tecido não se solte com o tempo, pesquise qual a melhor cola para fixar e finalizar o trabalho.
3. Puffs em patchwork
Retalhos, linha, agulha e enchimento. Esse é todo material que você precisa pra criar um puff confortável pra qualquer lugar da sua casa.
As combinações de cores e estampas já são diversas, e ainda dá pra inovar no formato: os mais estruturados ficam lindos na sala, como apoio perto do sofá; os maiores e mais despojados são perfeitos para o quarto e áreas externas.
4. Cúpulas de abajur criativas
Até mesmo as luminárias podem se beneficiar dos seus retalhos de tecido. Se você tem algum modelo com cúpula, fica ainda mais fácil.
Você pode costurar na máquina uma capa pra ele ou até mesmo colar sobre o revestimento original. Fica lindo!
5. Enfeites para parede
Talvez a forma mais simples de colocar os retalhos na decoração de casa seja pendurando na parede. E pra isso não faltam ideias incríveis.
Adicionando um suporte de madeira você pode criar uma flâmula linda para o quarto das crianças ou para pendurar na porta de entrada. E com os bastidores dá pra criar um verdadeiro mural de cores e estampas. Eles podem ser de madeira ou de plástico, vai depender do que combina mais com a sua decoração.
Eles ficam especialmente lindos em cima da cabeceira da cama ou na parede do sofá.
6. Tapetes de retalhos
Agora, se você tem muito retalho pra reaproveitar, que tal criar um tapete inteiro super colorido?
Algumas técnicas mais simples, como os amarradinhos, já são super conhecidas e fáceis de fazer. Mas se você quer explorar ainda mais suas habilidades, dá pra se aventurar no crochê com fios de malha, nos trançados ou até mesmo no patchwork.
Viu só de quantas maneiras você pode aproveitar retalhos de tecido que iriam pro lixo? Qualquer material pode ganhar uma nova vida, basta ter boas ideias e disposição pra colocar a mão na massa.
Neste artigo mostramos ideias para decorar a casa com retalhos, mas você também pode aproveitá-los pra criar de vestuário e peças de costura criativa como bolsas, carteiras e muito mais. O que acha?
As dicas para usar tecido na decoração foram desenvolvidas pela equipe do blog Como Costurar.
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!