Para garantir o ânimo necessário para produzir as transformações na vida, reative e harmonize as energias da casa.
Nosso lar é o local onde restauramos nossas energias e convivemos com as pessoas mais queridas. Ele é um reflexo de como somos e como nos relacionamos com o mundo exterior, e merece, portanto, cuidado e atenção.
O lugar onde habitamos é um indicador importante de nossa vida interior e nos convida a reflexão sobre o que trazemos para dentro e o que mantemos. Pensando nisso, tornar a nossa casa um local que promove harmonia, impulsiona a criatividade e acolhe para um descanso reparador é uma prerrogativa de bem estar e qualidade de vida. Segundo a milenar tradição oriental do Feng Shui de harmonização de ambientes há ações simples e de baixo custo que ajudam a restaurar o equilíbrio, atrair prosperidade e beneficiar a circulação de boas energias no lar. Vamos a elas:
Purificação
O processo de renovação dos ambientes deve ser iniciado por uma boa limpeza nos armários e cômodos, proporcionando a saída das energias antigas e ajudando a ativar as novas.
Para garantir a purificação dos ambientes utilize um pano limpo embebido em água morna diluída com sal grosso ou vinagre.
O sal grosso é um conhecido e poderoso purificador de energias afastando as negativas e restaurando o equilíbrio do ambiente. Já o vinagre tem comprovada ação bactericida e é um desinfetante natural, além de neutralizar odores e, diferentemente dos produtos de limpeza industrializados, é livre de qualquer toxicidade.
Organização
Espaços organizados acionam fluxos de movimento e criatividade dentro da casa e o contrário também é verdadeiro.
A consultora de Feng Shui Renata Parisotto, revela que energias estagnadas e bagunça no ambiente podem ocasionar uma redução considerável dos níveis de energia dos moradores da casa e obstruir processos criativos.
Caso o acúmulo seja grande e a tarefa de organizar tudo de uma vez só, dê um pouco de desânimo, utilize o método dos 30 minutos: reserve este tempo por dia (e apenas este) para investir na organização de um armário ou cômodo.
Ao começar o trabalho faça uso de um alarme para cronometrar o tempo, quando o alarme soar encerre as atividades e recomece no dia seguinte até finalizar toda a organização necessária.
Mesmo uma bagunça de anos pode ser vencida em algumas semanas, desde que haja comprometimento diário com o método, tanto da ação de organizar como do respeito ao tempo estipulado para dedicar-se a ela.
Desapego
Ainda no item limpeza, o próximo passo é retirar da casa os utensílios não usados e objetos quebrados.
Ao se desfazer dos objetos exercite o desapego e faça três checagens: gosto, preciso ou uso este objeto?
O ideal é não ficar com nada que esteja danificado, mas caso decida-se por reter um objeto quebrado, avalie se vale a pena em custo e o tempo necessários para consertá-lo. Se o objeto tiver valor afetivo e compense o conserto, cole sobre ele uma etiqueta com prazo para fazê-lo, se o prazo não for cumprido é hora de se livrar dele.
Restauração
O próximo passo é dar uma geral na infraestrutura da casa verificando se há vazamentos de água ou reparos que precisam ser feitos.
Segundo o consultor e professor de Feng Shui e de Geobiologia Franco Guizzetti, vazamentos de água são ladrões de prosperidade que levam embora a abundância que entra no lar.
É importante fazer uma checagem nas torneiras e vasos sanitários identificando vazamentos, segundo a SABESP uma torneira apenas gotejamento desperdiça mais de mil litros de água por mês e uma simples troca do courinho da torneira resolve a situação. A natureza e seu bolso agradecerão.
Portas de abrir e correr devem estar em perfeito estado e funcionamento, porque afinal, são pelas portas que entram as coisas novas e os presentes do universo.
Decoração
Por fim, com a casa limpa e organizada e os ajustes práticos feitos, é o momento de pensar na decoração dos ambientes, trazendo beleza e inspiração para a moradia.
Uma forma simples de renovar a casa gastando pouco é investir em novas capas de almofada, cortinas e mantas para sofás que proporcionam um toque de cor sem pesar no orçamento.
As cores afetam diretamente a qualidade de nossas emoções e podem ajudam a atrair nossos desejos, mas ainda se houver intenção clara na utilização de cada uma delas.
Segundo o Feng Shui, por exemplo, para atrair um novo amor, você pode utilizar a cor vermelha no quarto e reforçar a vibração na sala, deixando sofás de frente para a porta.
No quarto, objetos aos pares (porta-retratos, criados mudos e abajures) atraem a energia dos encontros afetivos e dos novos relacionamentos.
A cor preta está relacionada com a abundância financeira, melhor ainda se combinada com metais – adquirir um pequeno móvel ou objeto com essas características ajudará neste propósito.
Para garantir mais disposição e ânimo o amarelo é a cor ideal, que pode ser reforçada também na forma de flores naturais como o girassol potencializando esta energia.
Para finalizar, uma pequena fonte com água fluindo, um aquário ou plantas vivas emanam o sentido do movimento e das trocas produtivas e saudáveis nos vários aspectos da vida.
E você, como renova as energias do seu lar? Conte pra gente nos comentários.