O projeto de reforma desse apartamento antigo, com 85 m², começou de uma maneira bem interessante. Isso porque, os moradores do imóvel ao pesquisar várias reportagens de decoração e arquitetura na internet, encontraram o contato do arquiteto Bruno Moraes, do escritório Bruno Moraes Arquitetura e Interiores.
Com o contato estabelecido e depois de uma boa conversa e muita sintonia, o projeto foi fechado e a partir daí foi colocado em prática inúmeras soluções para que os sonhos e as necessidades da família fossem atingidos. Confira cada detalhe desse projeto e se inspire!
Veja Também:
Integrar e inverter a posição de ambientes
De maneira a atender as necessidades da família, o arquiteto realizou a integração de ambientes e estruturou diversas melhorias no imóvel, invertendo inclusive alguns cômodos do apê. Dentre os espaços invertidos temos o quarto de casal integrado ao closet e banheiro, que para somar espaço teve que ocupar o antigo dormitório de empregada.
A transição do quarto para o closet e banheiro é feito a partir de uma porta de correr para quarto espelhada. O efeito espelhado além de agregar valor na decoração do dormitório, também traz a sensação de amplitude no cômodo, deixando-o maior do que é realmente.
Na suíte de casal ainda é possível destacar a presença de um móvel que auxilia na organização não só dos aparelhos eletrônicos conectados à TV como também de calçados, servindo de sapateira. Não é a toa que sua estrutura é ripada, permitindo a ventilação no interior da peça.
Os ambientes sociais também foram repaginados e integrados. No projeto, a sala de estar, sala de jantar, cozinha e varanda foram unidos, ampliando o espaço de receber. A sala de jantar e a cozinha foram separadas por uma bancada alta, onde está o fogão cooktop e um canal com tomada e entrada USB que permite que os moradores possam conectar celular e diferentes eletrodomésticos.
Vale mencionar que a face da bancada virada para a cozinha foi feita sob medida e a marcenaria permite o encaixe do forno e do microondas.
Na decoração, enquanto na cozinha os tons de cinza e branco predominam, a madeira da sala de jantar traz o calor e aconchego para o espaço. A mesa de jantar, desenhada pelo próprio escritório Bruno Moraes Arquitetura, conta com tampo de Peroba Mica e pé metálico.
Home office integrado ao living
Como a reforma foi realizada em tempos de pandemia, o arquiteto Bruno Moraes incluiu no projeto um home office integrado ao living. No espaço, foi adicionada uma bancada com gaveteiro fixo em cada lado. O móvel amplo acomoda de forma confortável dois computadores e duas cadeiras de escritório confortáveis.
Agora se a ideia é ver televisão enquanto trabalham, os moradores precisam apenas girar a cadeira para escritório e apoiar o computador sobre o aparador posicionado atrás do sofá, que inclusive conta com nichos para organização de documentos e livros.
O lavabo foi posicionado próximo a lavanderia
Entre outras alterações realizadas no layout do apartamento, o arquiteto mudou o lavabo de lugar, deixando-o mais próximo da lavanderia. Contudo, para que a mudança não fosse um problema na hora de instalar o vaso sanitário, a solução encontrada pelo arquiteto foi incluir um triturador sanitário (equipamento instalado atrás do vaso sanitário e ligado a uma tomada de eletricidade).