Confira dicas para a reforma de banheiro
Conhecida por bancada, pia ou lavatório, estes três nomes representarão um único elemento disponível em vários tipos de acabamentos e materiais, desde o granito, mármore, pedras fabricadas, e até mesmo cortes/montagens especializadas com placas de porcelanato e farão a diferença na sua reforma de banheiro.
Confira aqui:
Dicas de Reforma para banheiro
Para escolha ou dimensionamento de um lavatório, é preciso entender como as bancadas são desmembradas. Basicamente teremos 3 divisões e de grande influência para o resultado final: tampo, frontão e saia, além da gama de combinações entre acabamentos, cores e desenho, que ficará a critério da criatividade aliada a um bom projeto de reforma de banheiro.
Características:
O tampo nada mais é que a extensão superior da peça, onde geralmente apoiaremos acessórios do dia a dia. Quando trabalhamos com o granito, mármore ou granito industrializado, dificilmente teremos emendas nesta bancada, tudo dependerá da extensão (comprimento) x largura, porém a liberdade de desenho e projeto de reforma de banheiro é superior comparada a utilização do porcelanato. Também será nela que apoiaremos ou embutiremos a cuba.
Caso a opção seja utilizar o porcelanato como material para confecção da bancada na reforma de banheiro, o ideal é predefinir o tamanho da peça (lavatório) antes da compra do material. Quem estipulará a quantidade de emendas da pia será o tamanho do porcelanato adquirido, sejam eles placas de tamanho convencionais ou placas com até 300 cm x 100 cm, caso as emedas queiram ser evitadas*.
*Falando sobre custo do material e montagem da bancada, tudo dependerá. É possível encontrarmos pias de porcelanato montadas com valores superiores compradas a mármore ou até mesmo granitos industrializados.
A similaridade entre pedra e porcelanato é alta. Com o avanço da tecnologia, encontramos porcelanatos equivalentes ao efeito e resultado desejado dos variados tipos de mármore. Para os detalhistas ainda é possível reconhecer a diferença ao observar as emedas ou espessura da peça.
O tampo poderá vir acompanhado do frontão, peça de arremate/acabamento ao fundo da bancada que irá variar de altura conforme desenho e projeto.
A não utilização deste arremate acontecerá geralmente em lavabos, pois como seu uso não é constante (considerando residências), os respingos gerados durante o lavar as mãos não ocasionam efeitos ou danos a pintura, papel de parede, espelhos ou textura.
Para a saia também não há regras no mercado. Bancadas com ou sem este tipo de acabamento terão sua variedade de acordo com resultado final da reforma de banheiro que o cliente está buscando e também do modelo adotado em projeto. Saias maiores, com 15, 20 ou 25 cm de altura, poderão deixar uma bancada mais estruturada, esteticamente falando mais robusta.
Mas para a melhor adequação, funcionalidade e estética da bancada, é importante ressaltarmos algumas sugestões para a utilização das cubas para banheiro de encaixe (embutidas) ou semi-encaixe, pois a altura adotada para a saia, no mínimo deverá cobrir a altura da louça, seja externa ou interna.
Hoje o que está em maior evidência são as cubas esculpidas/ montadas, também conhecidas como cubas de válvula oculta, como seu próprio nome já diz, neste modelo de lavatório o ralo da pia ficará escondido por uma placa do mesmo material utilizado no lavatório.
Por menores que sejam os ambientes, será ótima sugestão aqueles que buscam facilidade de adaptação de seu dimensionamento bancada x cuba, além da profundidade e comprimento.
Porém nada é regra quando falamos em reforma de banheiros, principalmente bancadas. Sempre pense na comodidade e praticidade do dia a dia de quem utilizará este lavatório, seja em espaços residenciais, comerciais ou corporativos. Não se esqueça que cada pessoa possui uma ergonomia diferente, e devemos nos atentar aos mínimos detalhes, principalmente no momento de instalação deste lavatório e sua altura acabada.
Patrícia Martino é colaboradora do Viva Decora e arquiteta.