Reforma de banheiro
BanheiroPrecisando reformar o seu banheiro? Só de pensar nesta obra muitos sentem calafrios! A reforma do banheiro é um tipo de obra que exige adaptações significativas quando “moramos” no imóvel que será reformado, gera alguns contratempos, mas o resultado faz todo esforço valer a pena! O ideal, sem dúvida, é sair de casa temporariamente e, assim, otimizar o prazo para a execução do serviço, mas nem todos dispõem desta opção.
Muitos apartamentos, em edifícios mais antigos, têm plantas espaçosas, nas quais, geralmente, os banheiros comportam praticamente dois banheiros desses que vemos nos empreendimentos atuais. Por este motivo, muitos moradores têm aproveitado a necessidade da troca da tubulação (antiga de ferro por PVC térmico) para dividir este grande espaço em dois banheiros menores, ou um banheiro completo e um lavabo.
Outra reforma que tem se tornado mais comum é a utilização do banheiro de serviço como suíte para algum outro quarto, e o quarto de serviço transformado em closet.
O principal ponto a ser observado nestas reformas é o local da bacia sanitária. Normalmente, temos a ligação de esgoto feita dentro do gesso do apartamento vizinho de baixo e, se fazer obra em casa já é difícil, ter que incomodar o vizinho é ainda mais! Portanto, em algumas situações, criar um pequeno desnível no banheiro será necessário para que a bacia possa ter seu eixo alterado, sem que o vizinho tenha que ser acionado. Este desnível pode ter entre 7 e 12 cm e deve ser feito em todo o piso do banheiro (evite fazer isto apenas na área de alteração da bacia, pois além de perigoso, fica bem estranho).
Para os mais sortudos, os apartamentos antigos têm o que chamamos de “laje dupla”, ou seja, você pode mexer sem problemas no eixo da bacia sanitária, pois toda a parte de esgoto fica entre duas lajes e, assim, você não precisa incomodar o vizinho. Percebam que os apartamentos mais antigos têm pé-direito mais alto e originalmente não tem rebaixo em gesso (já que não há necessidade de esconder a tubulação do vizinho de cima).
Outra dica interessante é optar pela separação da área onde fica a cuba da pia da área privativa do banheiro, onde ficam chuveiro e bacia sanitária. Esta é uma ótima maneira de ganhar mais espaço além de permitir o uso de ambos ambientes simultaneamente.
Por Paula Müller, arquiteta da PM Arquitetura e Interiores
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!