Reforma de Apê Integra Ambientes e Estilo Industrial Norteia o Décor
Relato de ProjetoAs paredes de tijolo aparente, o cimento queimado no chão e o pendente industrial trazem uma personalidade única ao apartamento de 60 m², no bairro da Vila Mariana, em São Paulo.
O imóvel que pertence a um jovem casal sem filhos que adora curtir o lar e recepcionar os familiares e amigos foi totalmente reformado e decorado pelos arquitetos Carmel Caravieri e Murillo Cardoso, do Caravieri Cardoso Arquitetura. Curioso (a) para conhecer os detalhes dessa reforma? Então, confira os próximos tópicos e se inspire!
Veja também:
De forma a atender as expectativas e necessidades do casal que adora curtir a casa e recepcionar familiares e amigos, a primeira solução encontrada pelos arquitetos foi integrar a cozinha ao living por meio de soluções criativas e marcenaria planejada e inteligente. Essa solução por sua vez além ser funcional, confortável e aproveitar cada cantinho do apê também trouxe a sensação de amplitude no ambiente.
Na cozinha, o casal optou pelo uso de armários de cozinha planejados em tom preto, uma vez que eles otimizam e facilitam o encaixe de eletrodomésticos no móvel como geladeira, microondas e forno elétrico. Enquanto a torneira gourmet facilita a higienização dos utensílios domésticos, a fita de LED fixada embaixo do armário traz um toque especial para o espaço.
A mesa industrial de refeições feita em madeira de demolição foi desenhada pelo próprio escritório. Seu design despojado se une a cozinha planejada com ilha revestida em granito preto (São Gabriel) e faz um contraste interessante com a parede e piso com o mesmo acabamento (Decortilhes) no tom de cimento queimado.
Vale mencionar, que apesar de parede e piso apresentarem o mesmo acabamento, o revestimento de cimento queimado foi cortado em marmoraria (Santorini) em formatos diferentes para deixar os ambientes mais elegantes.
Para aumentar a área social do apartamento, os arquitetos optaram por diminuir a lavanderia grande do antigo layout, o que favoreceu a criação de uma sala de jantar mais ampla e aconchegante. No respectivo cômodo, a parede de tijolinho aparente e os pendentes industriais se tornaram o grande destaque do décor.
Na parede do lavabo o efeito de cimento queimado (Suvinil) serviu de fundo para realçar os detalhes em madeira autoadesiva (plic da Mosarte). No piso o revestimento preto (Portobello) se harmoniza com as louças sanitárias brancas (Deca). Enquanto que a cuba esculpida em concreto moldado (Delta Arte), criada pelos profissionais, recebe uma iluminação direcionada.
A sala de estar do apartamento ganhou um rack para TV, um sofá retrátil/reclinável de quarto lugares e uma poltrona balanço para que o casal pudesse desfrutar da própria companhia, assim como, recepcionar familiares e amigos no local.
O tapete geométrico nas cores azul e branco se harmoniza diretamente com as capas para almofadas e traz um toque de requinte ao cômodo.
A parede de elementos vazados delimita o acesso para a área íntima e além de agregar valor na decoração, também traz mais luminosidade e ventilação aos ambientes. O quarto de casal não sofreu alterações e se manteve com o mesmo layout.
Vale ainda comentar que com exceção da cozinha e do lavabo, todos os espaços de convivência recebem piso vinílico, o que confere conforto e aconchego.
E aí, gostou deste post que relata o projeto de reforma do apartamento de 60 m²? Sim?! Então, compartilhe este texto nas suas redes sociais para que outras pessoas possam se inspirar neste projeto.
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!