O apartamento de 350m², localizado nos jardins, em São Paulo, foi totalmente repaginado pelas mãos do renomado designer Felipe de Almeida, que está à frente do Estúdio Felipe de Almeida.
De forma a atender as expectativas e necessidades dos clientes: ela com gosto mais clássico e maximalista e ele com gosto mais minimalista e contemporâneo, o designer Felipe de Almeida entra em ação e propõe soluções funcionais, sofisticadas, atemporais e aconchegantes para acomodar toda a família. Confira e se inspire nas transformações realizadas no imóvel!
Veja também:
Com base nos desejos dos moradores, o novo projeto de interiores, conhecido como projeto Muxarabi, buscou incluir elementos clássicos e contemporâneos em diferentes pontos do imóvel, a exemplo dos revestimentos de parede e piso, marcenaria, mobiliários e objetos decorativos.
Além da transformação de interiores, o projeto realizado pelo designer Felipe de Almeida procurou estruturar melhor os demais ambientes para atender esta configuração familiar. A exemplo da sala que se tornou um espaço vivo para ser vivido juntos com familiares e amigos dos moradores.
O projeto da varanda, com uma extensão integrada às salas, foi criado para ser um ambiente de convívio e aproximação com a natureza. Batizado de “sala do vinho’”e “sala do pôr do sol”, o espaço ganhou um projeto de paisagismo maravilhoso e funcional, já que a irrigação dos vasos de plantas foi totalmente automatizada. Todo o projeto de paisagismo do imóvel foi feito por Rodrigo Oliveira.
Um dos grandes desafios do projeto estava no hall de entrada do apartamento. A solução encontrada foi a instalação de portas de entrada de muxarabi.
As portas de muxarabi além de permitir a passagem da entrada de luz que vem da varanda e da sala, também apresenta uma estrutura versátil e funcional para os dias de festa e recepção.
A estrutura versátil e flexível das portas permite diferentes paginações no ambiente, ou seja, no dia a dia uma das folhas fica aberta enquanto que, em dias de festa e recepção, todas as portas ficam abertas, deixando aparente a porta dos elevadores.
Apaixonado pela arte, o designer Felipe de Almeida também incluiu inúmeras peças e objetos de artesanato de comunidades espalhadas pelo Brasil. Vale comentar, que como a moradora também é apaixonada pelo universo das artes, todo o projeto contou com uma curadoria minuciosamente pensada para cada espaço e parede.
A exemplo da tela de Burle Marx, que foi pensada e posicionada próximo a mesa retangular de jantar, de forma que a obra possa ser contemplada tanto pelos que chegam no imóvel como por aqueles que estão na sala. Além disso, o imóvel conta com obras de Mariana Palma, Volpi e muitos outros artistas.
Madeira, pedras e tecidos se dispersam em diferentes pontos do imóvel. A madeira foi muito bem utilizada no apartamento, começando pelo piso de madeira formado por tábuas que vieram da região sul. Essas tábuas que chegam até 6 metros de comprimento por 43 cm de largura, foram reaproveitadas de antigas fazendas e galpões e que passaram por um processo de restauração.
As pedras, estão presentes na cozinha e nos banheiros, os quais se misturam com os mármores travertinos e seixos. Já os tecidos foram utilizados em todos os ambientes, com destaque para os dormitórios e a copa que ganhou uma parede forrada com papel de parede floral. A área da copa ainda se destaca pela presença do estofado do canto alemão moderno com diversos tipos de estampas.
Por fim, temos como destaque o corredor que leva os moradores aos quartos. O espaço ganhou uma parede repleta de quadro de fotos e recordações que retratam diferentes fases de vida da família, parentes e amigos.