Desde que os prédios residenciais foram se tornando cada vez mais comuns, as redes de proteção passaram a ser um item indispensável para as famílias com animais de estimação e crianças pequenas. É fácil vermos prédios altos com apartamentos que, para evitar tragédias, optam pelo uso das redes de proteção, que podem ser utilizadas tanto em janelas, quanto em sacadas.
Para quem mora em casa, as redes de proteção também podem se tornar itens necessários. Esse é o caso de imóveis com piscinas abertas, que além de serem perigosas para as crianças, a depender da rotina de limpeza, podem se tornar um risco para a saúde de todos os moradores.
Se você se enquadra em algumas das situações descritas e precisa de redes de proteção, continue acompanhando nosso post e confira dicas de uso, além de uma seleção imperdível de imóveis que foram felizes em usar o item em janelas, piscinas e sacadas.
Veja Também:
Redes de proteção para janelas
As redes de proteção para janelas são o modelo mais comum do mercado de segurança para casa. Seu uso é muito específico, mas não é difícil encontrar variantes, que podem ser tanto em cor, quanto em tamanho, forma e até mesmo em material utilizado.
O polietileno é o material mais comum nesse tipo, mas também é possível comprar redes de proteção para janelas feitas de nylon, que possui um outro aspecto e funcionalidade. No caso das redes de proteção em polietileno, a aparência será plástica e sua resistência é muito grande, aguentando muito bem a ação do tempo. As redes de proteção de nylon, por outro lado, tem um uso recomendável em ambientes externos.
Para decidir qual modelo de redes de proteção será comprado, é importante que se tenha em mente o propósito e o resultado esperado, como por exemplo se será uma janela de quarto, sala ou cozinha. Do ponto de vista da decoração, redes de proteção na cor preta podem ser mais interessantes, mas muitas vezes as regras do prédio permitem apenas o uso de redes brancas, limitando as opções.
Rede de proteção para sacada
A rede de proteção para sacada possui características semelhantes às redes de proteção para janelas, justamente por terem um uso parecido, que é o de proteger os moradores contra quedas. No entanto, esse tipo de rede possui uma diferença sobretudo na quantidade de material que será utilizado no momento da instalação.
Como as varandas costumam ter uma abertura muito superior à das janelas, a rede de proteção para sacada costuma dar um aspecto pesado ao ambiente, justamente por necessitar de uma cobertura maior. O problema pode ficar ainda mais pronunciado se a sacada tiver um telhado que cubra apenas metade do espaço, obrigando o instalador a deixar uma “barriga” na rede e estrague a decoração.
Para casos como esses, o interessante é investir um pouco mais e optar por redes de proteção para sacadas que venham com uma estrutura que substitua a função do telhado, isto é, peças que compensem a falta de apoio com o uso de madeiras e canos de metal. Uma outra opção é cobrir a sacada com mais telhados, o que fará com que a rede fique mais firme, já que a inclinação dos apoios para as redes de proteção será a mesma, além de prevenir que os móveis externos, como churrasqueiras, não sejam molhados pela chuva.
Rede de proteção para piscina
No que diz respeito à rede de proteção para piscina, o mercado é ainda mais diverso, com muitas opções de cores, materiais, tamanhos e estruturas. O modelo mais comum é o vazado, com uma aparência de teia que impede apenas que objetos grandes não cheguem à água. Entretanto, é muito fácil encontrar redes que se assemelham mais com uma capa, que podem ser feitas de látex ou até mesmo de lona.
A rede de proteção para piscina é muito útil sobretudo para a segurança de crianças pequenas, que costumam gostar muito de água, mas ainda não sabem nadar. Para famílias que possuem animais de estimação, a dica é reforçar a segurança da rede de proteção para piscina com uma cerca baixa, o que impedirá os animais de ficarem sobre rede e prejudiquem a estrutura.
Instalação de rede de proteção
Geralmente, o serviço de instalação de rede de proteção é realizada por empresas especializadas, mas se você já tem as redes e deseja instalar sozinho, isso pode ser feito de forma simples. Para isso, você precisará dos seguintes materiais:
- Redes de proteção;
- Ganchos galvanizados;
- Buchas na mesma quantidade dos ganchos;
- Cordão naval;
- Furadeira;
- Alicate universal;
Com os materiais devidamente separados, siga os seguintes passos para fazer a instalação de rede de proteção:
- Com a furadeira, faça os furos com uma distância de mais ou menos 25 cm entre eles em todos os lados do batente da janela ou da sacada;
- Com cuidado, insira as buchas nos buracos furados;
- Com a ajuda do alicate, insira os ganchos nas buchas;
- Meça as redes de proteção de modo que cubra a janela, mas não fique folgada;
- Com as redes de proteção devidamente medidas e cortadas, passe o cordão naval pelas extremidades;
- Prenda as extremidades nos ganchos afixados no batente.
Pronto! A instalação de rede de proteção está pronta. Se você quer ter ainda mais segurança, opte por afixar as buchas com argamassa, o que tornará a fixação muito mais resistente a impactos.
Assista o vídeo com algumas dicas de como instalar redes de proteção com segurança