Como decorar o quarto do casal respeitando a individualidade
QuartoO ponto de partida da decoração para um quarto de casal é, segundo a arquiteta Letícia Hammerschmidt, levar em consideração a individualidade de cada um. Esse é, de acordo com a profissional, o passo mais importante para que o projeto tenha sucesso, não somente em sua execução, mas também durante todas as etapas da obra.
Veja como decorar o quarto do casal com dicas importantes
Letícia destaca ainda que em seus projetos gosta de investir em um mobiliário multiuso, que atenda às necessidades de cada um. De acordo com a profissional, por mais moderno que seja o espaço, ele sempre vai aceitar bem a mistura de elementos que possam atender às diferentes personalidades dos usuários, fazendo com que o espaço fique agradável aos dois.
Segundo ela, as pessoas buscam aconchego e o desafio é levar essa sensação a um casal com gostos diferentes, mas que terão um ambiente em comum”, ressalta a arquiteta, que lembra ainda que “os dois lados terão de ceder sempre, porque não dá para levar todos os elementos que agradam os dois para um só espaço.
Em seus projetos Leticia revela que nunca deixa faltar uma penteadeira. “É quase uma regra, pois atende a diversos pontos relevantes da vida a dois”, explica ela, que detalha que esse tipo de móvel esvazia o banheiro, é multiuso e ajuda na privacidade de um dos usuários. Em contrapartida, o outro cônjuge pode ser agraciado com uma mesa que serve de escritório ou um espaço para leitura, sugere a arquiteta.
A arquiteta Gislaine Garonce também ensina truques que vão ajudar a levar conforto ao espaço. Medidas como evitar colocar muitos móveis no local são úteis porque não prejudicam a circulação no local. “É importante otimizar o ambiente e ter liberdade para transitar pelo quarto”, destaca Gislaine que pontua ainda que “uma forma de preencher os espaços vazios é o uso de tapetes, quadros, cortinas e painéis”. Na avaliação da arquiteta, uma das peças mais requisitadas nos quartos, o espelho, é de extrema importância para a decoração, “porque ele ajuda na sensação de amplitude e na iluminação do espaço”.
Entre outras dicas das profissionais para esse cantinho, que sem dúvida é um dos prediletos da casa, estão a separação de usos do ambiente, com espaços específicos dedicados às atividades da dupla e o uso de elementos que remetam ao descanso, como cores mais neutras, revestimento de paredes e o emprego de itens da história do casal, como fotos, presentes e lembranças de viagens.
Para mais inspirações como essas, visite o Viva Decora um portal de decoração que te ajuda a descobrir e guardar novos projetos de design e arquitetura.
Gislaine Garonce, Letícia Hammerschmidt, Bárbara Paiva e Silvana Andrade são colaboradoras da Revista Viva Decora e profissionais de arquitetura.
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!