Se você está em busca de dicas e inspirações para decorar um quarto com ares românticos e detalhes criativos, você veio ao lugar certo: hoje vamos te ensinar como decorar um quarto rosa!
E as dicas não são apenas para meninas que sonham com um quarto de princesa, mas para bebês e quarto de solteiro também. Afinal, existem infinitas possibilidades de paletas de cores para quarto rosa e, com a ajuda dos elementos certos, você consegue ditar o estilo do ambiente como achar mais interessante.
Por isso, veja nossas dicas para fazer um quarto rosa com os móveis para quarto certos e inspire-se nas fotos que selecionamos como exemplo. Confira!
Veja também:
Como decorar o quarto de bebê rosa?
O segredo para ter um lindo quarto de bebê rosa é não exagerar na vibração. O rosa é uma cor feminina e delicada, mas quando usada com tons muito fortes em todos os móveis e elementos decorativos, pode deixar o ambiente “carregado” demais. As chances de você querer trocar a cor do quarto rosa em menos de um ano são enormes!
É interessante escolher uma paleta de cores para quarto rosa que funcione para seus filhos até chegar na época que eles mesmos possam definir as cores de tintas, revestimentos e temas decorativos de seus próprios quartos. Por isso, não sobrecarregue a decoração com tons fortes demais. Crie uma sintonia misturando tons, ou usando o branco de base para “quebrar” o quarto rosa. É a opção perfeita!
Este é um exemplo clássico de quarto de bebê rosa. O tom do rosa clarinho ganha destaque com o branco e off white, super sutis no ambiente. Para ser um toque diferenciado na décor, o lustre e o berço possuem uma tonalidade dourada e metalizada, bem moderna e bonita! A harmonia reina nesse quarto rosa de bebê, não acha?
Use a paleta para quarto de bebê rosa e cinza
Se você quiser um quarto de bebê mais moderno, pode investir na combinação de quarto rosa e cinza – é uma grande tendência no universo decorativo!
No entanto, para que a combinação do quarto de bebê rosa e cinza funcione, você precisa usar tons claros para pintar as paredes e em todos os móveis do quarto. Quando essas duas cores para quarto são usadas juntas nas suas versões mais fortes, deixam o ambiente muito sóbrio para ser um quarto de bebê. O ideal é que elas conversem nas tonalidades mais claras da paleta, beirando o off white.
Neste quarto de bebê rosa e cinza, a mistura de tons é tão neutra e delicada, que funciona também para quartos compartilhados. As paredes e cortinas para quarto são uma mistura de branco e cinza, e apenas a poltrona é de um tom de rosa blush – o mais claro que existe! Para o berço: o clássico de madeira.
Abaixo, você pode ver um modelo bem parecido com esse, porém, com um papel de parede mesclando as duas cores na padronagem triangular:
Dicas para o quarto de menina rosa
A partir de uns 6 anos a menina já começa a ter suas preferências para o quarto. Por este motivo, o quarto de menina rosa deve representar a sua personalidade em todos os detalhes, seja por meio da cor da parede ou nos móveis.
O ideal é que o quarto de menina rosa seja repleto de detalhes que ajudam a aflorar a personalidade dela ao longo dos anos. Escrivaninha, brinquedos, puff para quarto baú e uma cama infantil personalizada não podem faltar nesse ambiente.
Caso ela queria um quarto rosa pink, vale misturar os tons claros com o pink para criar uma sintonia bonita no ambiente ou usar o pink nas paredes e deixar os móveis brancos, como a cor palha. É uma boa alternativa para ter um lindo quarto rosa pink.
Deixe o quarto mais alegre com a mistura de cores!
Uma dica para deixar o quarto de menina rosa mais criativo é investir na decoração que mistura o rosa com outra cor da sua preferência. Uma opção é o quarto azul e rosa que possui um contraste lindo.
Se a ideia for um quarto bem feminino, faça um quarto azul e rosa em que o tom do azul é mais vibrante e aberto, como tiffany. Mas, se a ideia for usar os dois tons de forma mais discreta, vale a pena investir em detalhes como o tapete rosa para quarto e o restante num tom de azul e branco bem clarinhos. São cores que funcionam muito bem juntas!
Ah, e para deixar a decoração ainda mais divertida, você pode adicionar detalhes em amarelo, como feito na inspiração de quarto azul e rosa abaixo. Nesse caso, como há uma grande variação de cores, a parede do quarto foi pintada de branco e o destaque das ficou por conta dos objetos decorativos coloridos. Sempre use essa dica quando sua decoração for chamativa demais, tá?
Quarto rosa de solteiro: Aposte no tom para os detalhes!
Se no quarto de menina rosa você podia explorar a criatividade, aqui é praticamente uma regra. O quarto de solteira deve ser moderno e ter um toque de personalidade em todos os detalhes.
Está liberado ter desde as decorações de quarto rosa e branco, mais clássicas, até as mais fashions de quarto cinza e rosa. O importante é que você se sinta à vontade no local e consiga se organizar, estudar, relaxar… Fazer tudo que é mais importante para você dentro do quarto rosa.
Clássico quarto rosa e branco
Para equilibrar as cores na medida certa, aposte no quarto rosa e branco: não tem erro! Nesse caso, você pode deixar o quarto neutro e adicionar detalhes em rosa, como o tapete rosa para quarto ou cadeiras rosa para quarto. Não precisa abusar do tom, apenas usá-lo para “alegrar” o ambiente.
Quarto cinza e rosa com toques em rose gold
Como a modernidade é essencial para um quarto de solteira, o quarto cinza e rosa se tornou uma das grandes apostas para compor a paleta de cores. Mas, ao contrário do que indicamos para o quarto de bebê, aqui, você está livre para criar um lindo contraste entre o tom de cinza mais forte e o rosa claro, ou vice versa – sua criatividade é o que manda!
Os objetos metalizados, como lustres e pendentes, são ótimas alternativas para destacar ainda mais essa paleta moderna. Por isso, pode investir nele sem medo. Além disso, você pode pintar as paredes de forma inusitada para chamar atenção de todos que visitarem seu quarto, como feito na foto abaixo:
Qual a melhor cortina para quarto rosa?
A cortina é um complemento para a sua decoração, por isso é imprescindível escolher a cor e o material dela com muito cuidado. Na dúvida, aposte na cortina para quarto rosa nas tonalidades mais claras, como o branco, bege, cinza claro ou no rosinha bebê.
A cortina para quarto rosa em tonalidades mais escuras só pode ser usada quando o quarto for mais clean, assim ela ganha destaque sem sobrecarregar os outros detalhes.
Neste caso acima, a cortina é estampada em tons de rosa e azul, porém, como você pode observar todo o quarto possui um equilíbrio com os diferentes tons de rosa e o branco, por isso que a cortina ganhou destaque na medida certa.
Também vale destacar que quando a cortina é mais escura, os tapetes rosa para quarto deve ser preferencialmente de um tom mais claro. Fica mais harmonioso!