Projetos de cozinha para você se inspirar
CozinhaVocê já deve ter percebido que as cozinhas de hoje não são mais como as de antigamente: monocromáticas ,sem graça e escondidas…e isso tem um motivo importante: Cozinhar hoje além de um hobby é sinônimo de festa, reunião de amigos e família ,aconchego…Então, porque fazer isso num espaço fechado e escondido? Foi assim que as cozinhas ganharam destaque e tornaram-se parte integrante da sala! Para você que esta pensando em deixar a sua cozinha mais charmosa e com a sua cara, aqui vão umas dicas preciosas.
1- Se você não gosta de eletrodomésticos aparentes,não tem problema. Basta esconde-los com projeto de marcenaria como este armário da Poliform, com portas retrateis. Ou invista em portas de correr convencionais, em ambos os projetos, quando os eletrodomésticos estão escondidos, a parede resulta em um belo painel e toda a bagunça ficará escondida.
2- A escolha do piso é uma questão importante que varia de acordo com o uso do espaço e o gosto pessoal.No Brasil existe a cultura de lavar o piso, portanto o ideal é o uso de um material como porcelanato ou o tecnocimento ou epóxi , que dá uma aparência uniforme , impermeável e sem juntas. Este piso em ladrilho hidráulico é o destaque desta cozinha,se sobressai deixando as bancadas e os armários em cores neutras
Neste caso, temos um belo exemplo de transição de pisos entre madeira e epóxi ou tecnocimento na área de cocção; Porem, é muito comum em outros países o uso da madeira também na área da cozinha. Este piso deve receber um tratamento com resina mais resistente e requer um cuidado diferenciado.
Dica valiosas de projetos de cozinha
3- Que tipo de material escolher para o tampo?
Depende de seu projeto de quanto esta pensando em investir no espaço:
Corian- Produto moldável, com inúmeras cores e não é frio ao toque,mas apesar da baixa porosidade ele risca fácil e o investimento é alto.
Madeira- requer cuidados especiais, e é mais propicio a bactérias e riscos.
Granito- é o produto mais comum para bancadas, resistente a riscos e das pedras naturais é a menos porosa.
Aço inox – Super resistente e higiênico, porem risca com bastante facilidade.
Mármore- não é recomendado por ser muito poroso.Pode absorver resíduos de alimentos e odores, manchando com facilidade.
4- Seja qual for o estilo escolhido para a sua cozinha, é fundamental que seja um lugar convidativo e bem iluminado para auxiliar no manuseio dos alimentos. A circulação também é fundamental: atenção para a triangulo funcional entre geladeira, pia e fogão.
Ana Novak é colaboradora da Revista Viva Decora e arquiteta do Studio Novak
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!