A cozinha é um dos ambientes que mais recebe atenção quando pensamos em uma reforma em casa, mas antes de sair quebrando pisos e azulejos, decidir qual projeto de cozinha é o ideal para sua casa e sua família é muito importante. Além de bem decorado e digno de capa de revista, a sua cozinha também deve ser funcional e prática para que usa o espaço no dia a dia.
Cozinhas convencionais ainda são a maioria, principalmente em projetos maiores ou de casas mais antigas, geralmente ligadas à área de serviço, esse cômodo costuma ser a escolha de quem gosta de cozinhar e busca por espaço. Dependendo do tamanho do ambiente, a cozinha pode receber uma mesa para pequenas refeições no dia a dia ou para apoio no preparo das refeições.
Para quem gosta de receber, ter uma cozinha convencional pode ser uma boa pedida, após o preparo de um jantar, por exemplo, basta fechar a porta para que todo a bagunça fique no lado de dentro.
Escolha o melhor projeto de cozinha para a sua família
Um modelo de cozinha que tem sido muito requisitado nos projetos atuais é a cozinha americana, uma das vantagens dessa opção é que ela se encaixa muito bem em imóveis pequenos, já que por ser aberta acaba aumentando a sensação de amplitude do ambiente. Você deve levar em consideração os hábitos culinários dos moradores, uma família que usa bastante a cozinha diariamente pode ter dificuldades em manter o ambiente sempre organizado e a casa livre dos odores do preparo da comida.
As cozinhas integradas diferem das americanas por não terem uma separação clara, como uma bancada ou balcão entre a cozinha e a sala de estar ou jantar. Os cuidados que devem ser tomados na hora de optar por uma cozinha integrada são os mesmos, a organização deve sempre ser uma preocupação, afinal a cozinha passa a ser parte da área social da casa.
A cozinha integrada também ajuda a aumentar a sensação do espaço do ambiente, mas ao mesmo tempo tem o problema dos odores das preparações que podem invadir a casa toda, caso faça a opção por esse projetos, invista em um bom exaustor.