Em uma cerimônia exclusiva realizada em 20 de julho, o Prêmio Veja SP elegeu os melhores ambientes da CASACOR São Paulo 2023. Com a ajuda de um júri especializado, 13 projetos foram escolhidos e contemplados com troféus do Estúdio Paulo Alves.
A mostra expandiu de 58 para 74 ambientes neste ano, ocupando um total de 11.000 metros quadrados, incluindo agora o 2.º andar do prédio. Por esse motivo, o Prêmio VEJA SP adicionou cinco novas categorias: Casa, Loft, Paisagismo e Banheiros, Lavabos e Uso de Obra de Arte.
Vamos conhecer os espaços vencedores? Confira abaixo os 13 melhores ambientes da CASACOR 2023, segundo o Prêmio Veja SP!
1. Loft
O prêmio na categoria Loft foi para Ticiane Lima, que projetou um espaço aconchegante com tons acastanhados, minimalismo e luz natural, destacando-se um imponente janelão com vista para a Avenida Paulista.
A alta estrutura e a escada em curva, delimitada por uma lâmina de pau-ferro, dão um toque especial ao projeto.
2. Espaço comercial
Luciana Viganó venceu a categoria Espaço Comercial com o projeto para o Bar Caracol, que tem uma identidade intimista e aconchegante, destacando-se o extenso balcão quadrado de vidro com iluminação suave em tons de âmbar.
3. Banheiro e lavabo
Inspirado na tradição do samba, o arquiteto Marcelo Salum criou um banheiro que mistura móveis, arte e materiais em reverência ao mais brasileiro dos ritmos musicais. A decoração exibe padrões africanos e formas geométricas do artista Rubem Valentim.
4. Uso de obra de arte
Na categoria Uso de Obra de Arte, a Casa Kraftizen Cosentino, projetada pelo escritório Suite Arquitetos, chamou a atenção pela presença de formas feitas de tijolos, obra do artista mexicano Héctor Zamora.
O espaço também abriga criações de Shirley Paes Leme e José Rufino, junto a um armário do Estúdio Campana.
5. Suíte
A suíte vencedora foi projetada pelos arquitetos Moacir Schmitt Jr. e Salvio Moraes Jr. e tem uma área total de 117m². O ambiente integra quarto, sala, cozinha e banheiro, destacando-se um sofá redondo da Artefacto de quase 7 metros de comprimento.
6. Cozinha integrada ou espaço gourmet
O arquiteto Bruno Moraes foi o destaque na categoria Cozinha Integrada ou Espaço Gourmet. O profissional utilizou exclusivamente elementos decorativos de origem brasileira, com artesanatos de Minas Gerais, fotografias de povos indígenas e peças contemporâneas, incluindo um vaso da designer Suka Braga.
7. Casa/Living
A Casa LG, criada pelos arquitetos Bruno Carvalho e Camila Avelar, foi destaque em duas categorias do Prêmio Veja SP: Melhor Casa e Melhor Living. O projeto une a história e a vanguarda da arquitetura, com nuances de magenta e tijolos de argila que remetem às residências ancestrais, enquanto incorpora tecnologias avançadas.
8. Ilha de bem-estar e lounge
Criado pela arquiteta Isabella Nalon, o espaço premiado na categoria Ilha de Bem-Estar e Lounge do Prêmio Veja SP é adornado com materiais ecológicos e preenchido com itens de arte, artesanato e design genuinamente brasileiros, funcionando como um refúgio para os visitantes.
9. Instalações de arte
O arquiteto Sig Bergamin desenvolveu uma instalação com seis banheiros únicos em uma praça de 420m² repleta de plantas nativas brasileiras, em celebração à parceria de 30 anos da Deca na CASACOR.
10. Prêmio especial
Ester Carro recebeu uma menção especial pelo projeto de um espaço de apenas 34m² que reflete sobre a moradia digna na periferia. O ambiente integra quarto, sala, banheiro, cozinha e um hall de estudos, demonstrando a preocupação da arquiteta com soluções inteligentes para espaços reduzidos.
11. Estúdio
Na categoria Melhor Estúdio do Prêmio Veja SP, a arquiteta e designer de interiores Erica Salguero foi premiada pelo Espaço Solitude. O ambiente compacto combina texturas de mármore, couro e madeira, funcionando como um oásis para reflexão e contemplação.
12. Paisagismo
Ricardo e Alessandra Cardim foram premiados na categoria Paisagismo por sua floresta urbana. O espaço projetado pela dupla serve como um local de descanso para os visitantes e proporciona a sensação de entrar em uma mata densa e cheia de vida.
13. Banheiro público
Hellen Pacheco, designer de interiores estreante na CASACOR, criou um banheiro público com uma atmosfera mediterrânea, onde cores e formas evocam a beleza das ensolaradas rivieras. O espaço tem um piso de porcelanato CEUSA idealizado pela estilista Isabela Capeto e mobiliário assinado por Roberta Banqueri e Zanini de Zanine.
Gostou de conhecer os 13 melhores ambientes da CASACOR SP vencedores do Prêmio Veja? A mostra, em cartaz até 6 de agosto no Conjunto Nacional, é uma oportunidade para explorar novas ideias de inclusão, diversidade e sustentabilidade no mundo da arquitetura, paisagismo, arte e design de interiores.
Agora que sabe mais sobre o assunto, aproveite para conferir as 8 tendências de decoração da CASACOR São Paulo 2023.