A integração dos ambientes é uma tendência na hora de construir ou reformar imóveis. Afinal, o conceito além da praticidade, traz a sensação de amplitude no projeto arquitetônico. Não é à toa que antes de criar este tipo de projeto é preciso realizar um bom planejamento.
Logo, partindo dessa necessidade, a arquiteta Fabiana Heidemann, do Studio Fabiana Heidemann, entra em ação e assume o comando da obra, que teve como objetivo realizar alterações pontuais no apartamento localizado no bairro Córrego Grande, em Florianópolis. E aí, curioso (a) para conhecer de perto este projeto? Então, fique ligado no conteúdo e se inspire!
Veja também:
O casal que ama comer, beber um bom vinho e receber pessoas, sonhavam em ter uma grande ilha de cozinha (integrada com toda a área social), possuir um espaço de leitura com vista para a rua e incluir no décor o sofá que já possuíam. Dessa forma, para atender às expectativas e necessidades do jovem casal, a arquiteta Fabiana Heidemann promoveu a quebra de 3 paredes e realizou mudanças dos pontos elétricos e hidrossanitários do apê.
O porcelanato do piso que foi entregue pela construtora em tom bege polido foi trocado por um acetinado cinza. O revestimento da parede da cozinha também foi um pouco alterado devido a quebra das paredes realizadas no espaço. O contrapiso da varanda foi nivelado de maneira a ficar no mesmo nível da sala e a sacada foi fechada com janela de abertura total, que permite maior entrada de luz natural e ventilação no cômodo.
Os painéis de madeira percorrem paredes e teto, alcançando um efeito de luz suave e disfarçam a porta de entrada do imóvel. A área de serviço simples que ficava ao lado da varanda foi realocada para a entrada do apartamento, escondida pelos painéis ripados vazados, com sapateiras e um cabideiro. Então, assim que os moradores ou visitantes chegam no apê, podem pendurar suas bolsas e casacos no local.
Na sala de estar/sala de tv o painel ripado preenche toda a parede e serve de fundo e apoio para a televisão. Além disso, a estrutura do painel ripado auxilia na fixação do rack suspenso em madeira, otimizando ainda mais o espaço do projeto.
No teto, as duas luminárias trilho eletrificadas em tom preto percorrem toda a área social. O spot de luz direcionável foca pontos específicos do projeto, valorizando diferentes elementos da decoração e arquitetura.
A paleta de cores do projeto segue basicamente os tons branco, cinza claro, madeira e alguns detalhes em grafite e preto. A mesa de jantar que abraça a ilha de cozinha são feitas respectivamente de quartzo cinza claro e branco, pois se trata de um material bem resistente.
A peça suspensa em cima da bancada feita em serralheria preta e com tela perfurada também se conecta com a iluminação em trilho. A folhagem robusta da samambaia combinada a outros vasos de plantas do local completam o décor e trazem um toque verde, fresco e natural ao imóvel.
Na área da churrasqueira para apartamento a arquiteta fez uso do granito preto São Gabriel escovado tanto no acabamento da churrasqueira como no tampo do bar. O carrinho bar de madeira facilita a organização do ambiente, servindo até mesmo como apoio para os acessórios de bar presentes no cômodo, incluindo diferentes tipos de taças e garrafas.