A porta de correr é um artifício cada vez mais utilizados em residencias para otimizar espaços, dividir e integrar ambientes de forma elegante e discreta. As portas de correr são indicadas para a maioria dos ambientes, inclusive ambientes externos, pois oferece diversos tamanhos, modelos e materiais diferentes.
Há no mercados inúmeros modelos de porta de correr, mas os mais comuns são as de vidro que separam varandas e sacadas da sala de estar. Normalmente elas são fixas no teto com um trilho embutido. Mas há modelos de madeira, mdf e metal, que podem ter trilhos aparentes ou não.
A porta de correr pode ser utilizadas em áreas externas, closets, banheiros, cozinhas, salas e nos quartos. Para cada ambiente é importante escolher o tipo de material, trilho e tamanho adequados. Cada ambiente tem suas peculiaridades, por isso é importante sempre consultar um profissional da área.
Conheças as principais vantagens em utilizar uma porta de correr
Para sanar algumas de suas dúvidas em relação às portas de correr, preparamos algumas dicas e as principais vantagens em adquirir uma porta de correr.
- Integram ou dividem ambientes: as portas de correr podem integrar ou separar ambientes como a sala de estar da sala de jantar ou da varanda , por exemplo. Sendo uma solução prática e moderna para os ambientes, ampliando ou limitando os espaços
- Ocupam menos espaço: as portas convencionais precisam de um espaço de pelo menos 60cm para abrir, já para as portas de correr, não é necessário.
- Facilita a circulação: Os ambientes com porta de correr podem ser mais bem trabalhados
- Modernas: as portas de correr são bastante bonitas e modernas, combinando com qualquer tipo de decoração
Mas a porta de correr também possui desvantagens. O seu maior problema é o isolamento acústico que é falho, por isso talvez não seja muito interessante para home office, escritórios ou quartos. A manutenção é um pouco delicada, também. Recomendamos utilizar um aspirador de pó e uma escova pequena para limpar os cantinhos dos trilhos.
É necessário lubrificar os trilhos e roldanas constantemente, para que com o acumulo de sujeira com o decorrer do tempo não emperre a porta de correr.