Na hora de comprar um imóvel, é normal que surjam inúmeras dúvidas, afinal, esse é um grande investimento que requer vários tipos de análises e ponderações, principalmente, nos casos de compradores de primeira viagem.
Com tantos formatos disponíveis no mercado atual, uma das dúvidas que mais pairam entre os interessados é relacionada aos apartamentos na planta: afinal, será que eles realmente valem a pena? Por que eles são mais baratos? São mesmo mais rentáveis?
Bem, de modo geral, tudo depende da construtora e das condições oferecidas por ela, portanto cada caso é um caso. Mas, de qualquer forma, para garantir a sua segurança, é ideal pesquisar bastante pelas empresas e verificar o nível de reputação com antecedência.
Veja também:
- Apartamento Studio: 7 Truques de Decoração e +52 Projetos
- Apartamento Pequeno Decorado: +79 Ideias para Sua Decoração
- +65 Modelos de Apartamento com Varanda Gourmet para se Inspirar
- Cozinha de Apartamento: +63 Dicas e Inspirações para Decorar a Sua
- Apartamento Decorado: +63 Dicas e Ideias para Se Inspirar
Afinal, porque comprar apartamento na planta é mais barato?
Por mais que, inicialmente, possa parecer estranho esse tipo de imóvel ter um preço significativamente menor, se você parar para analisar, vai ver que faz todo o sentido. Isso porque, a partir do momento em que uma incorporadora começa a construir prédios, ela precisa de capital.
Portanto, antes mesmo de iniciar as obras, as empresas analisam o custo da construção e o preço final do empreendimento. Entretanto, elas precisam ter a quantia integral disponível, para desenvolver os imóveis e realizar as vendas com eles prontos.
Nesse cenário, quando vendem os apartamentos na planta, as incorporadoras usam os valores obtidos (como os referentes à entrada ou pagos por financiamentos) para bancar parte dos custos. Por isso, quem compra uma casa ou apartamento na planta, de certa forma, ajuda a construtora a erguer o empreendimento.
Assim sendo, essas pessoas atuam como parte fundamental na elaboração de um projeto. Isso porque, elas investem antes mesmo do início da construção e acabam conseguindo pagar um valor menor pela moradia.
Garantia de venda
Outro fator que merece ser considerado e ajuda a baratear o custo de um imóvel na planta é a garantia de venda. Afinal, quando o comprador começa a pagar por algo que ainda nem foi construído, a incorporadora sabe que o bem, assim que estiver pronto, já ficará ocupado. Ou seja, a empresa não irá precisar ficar com o apartamento no mercado, lançando anúncios em busca de compradores.
Por outro lado, os apartamentos que não forem comprados na planta ficarão parados por mais tempo. Com isso, é natural que o preço acabe subindo.
Valorização
Além de valor mais barato, casas e apartamentos na planta costumam apresentar parcelas menores e oferecerem financiamento mais em conta, que perdura por tempo maior do que o dos imóveis já prontos.
Isso ocorre porque o valor que a incorporadora utiliza para arcar com os gastos na obra é dividido em partes e desembolsado de acordo com o desenvolvimento da construção.
Dessa forma, é possível permitir que o comprador vá pagando aos poucos e fazer com que o dinheiro entre sempre que a empresa precise fazer um novo investimento. Outro ponto vantajoso de garantir um imóvel na planta é a valorização da propriedade. Afinal, levando em conta que um apartamento na planta tem valor menor, é certo que, a partir do momento em que estiver disponível no mercado, irá custar mais caro.
Por esse motivo, muitas pessoas compram esse tipo de propriedade para investir.
Enfim, gostou de descobrir porque comprar apartamento na planta é mais barato? Se esse artigo foi interessante para você, deixe o seu feedback nos comentários. No mais, continue de olho no blog, em breve, teremos novidades por aqui.