Cultivar plantas em casa, ultrapassa os limites da decoração. Segundo a Nasa, o plantio de determinadas espécies pode melhorar a saúde dos moradores. Isso porque, muitas plantas têm a capacidade de filtrar os poluentes presentes no ar como é o caso do lírio-da-paz, comigo-ninguém-pode, antúrio e espada-de-são-jorge.
Nesse contexto, se você deseja trazer mais verde para sua decoração, porém tem dificuldades de cuidar de plantas, atente-se aos próximos tópicos. Neste post, nós da Viva Decora preparamos um conteúdo especial repleto de espécies de plantas fáceis de cuidar em casa que exigem pouca manutenção, como azaleia. Confira e se apaixone!
Veja Também:
Conheça 42 espécies de plantas fáceis de cuidar
Conheça abaixo diversas espécies que podem ser facilmente cultivadas dentro de casa e que são ótimas opções para aqueles que dispõem de pouco tempo ou que não apresentam nenhuma habilidade para jardinagem.
1. Samambaia
A Samambaia é uma planta ornamental que se adapta facilmente em ambientes internos. No geral esse espécie gosta de locais bem ventilados e iluminados, mas sem sol pleno, pois raios solares podem queimar suas folhas. As regas devem ser frequentes, porém evite deixar o substrato encharcado.
2. Lírio da Paz
As flores brancas e delicadas do Lírio da Paz são muito usadas na decoração de diferentes cômodos da casa como sala de estar, sala de jantar, quartos e banheiros. Considerada uma planta mística, muitos acreditam que essa espécie tem o poder de sugar as energias negativas dos ambientes e das pessoas. Para se manter forte e saudável o Lírio da Paz precisa de luminosidade indireta e regas constantes.
3. Espada-de-São-Jorge
Originária da África, a espada de São Jorge também conhecida como espada de Ogum, é considerada uma planta protetora. A espécie é resistente e pode ser facilmente cultivada em vasos ou canteiros no jardim, em sol pleno ou a meia-sombra. Quanto as regas evite o excesso de água para que o solo não fique encharcado.
4. Yuca
Nativa da América Central, a Yuca cresce verticalmente com folhas firmes e rígidas. Essa espécie pode receber luz direta ou indireta, no entanto, recomenda-se em local bem iluminado para o seu completo desenvolvimento. As regas podem ser feitas 1 vez por semana e garantem a hidratação da planta.
5. Fitônia
Apesar da flor bem pequena e delicada, a folhagem da Fitônia se destaca na decoração do ambiente. Suas folhas podem apresentar tons de rosa, avermelhado ou branco. Essa espécie gosta de muita luz, umidade e sol indireto.
6.Violeta
As Violetas são normalmente cultivadas em vasos e decoram diferentes cantinhos da casa. Essa espécie apresenta flores pequenas e coloridas enquanto as suas folhas são redondas com um verde intenso. Para crescerem de forma saudável elas exigem poucas regas e devem ser cultivadas longe do sol pleno, mas em local com bastante luminosidade.
7. Bambu da Sorte
Segunda a tradição chinesa, o Bambu da Sorte é uma planta que transmite boas vibrações. Essa espécie é muito resistente e demanda pouca luz natural. A rega pode ser feita de duas a três vezes por semana. Além disso, dependendo da forma com o caule é torcido é possível que o Bambu da Sorte assuma diferentes formatos como coração, torre e espiral.
8. Agave
Apesar da Agave ser muito cultivada em áreas externas como jardins e canteiros, a planta também pode se desenvolver bem em vasos. Recomenda-se que essa espécie seja plantada em sol pleno e as regas devem ser feitas de forma regular.
9. Tillandsia
Diferente da maioria das plantas, a Tillandsia é uma espécie que vive no ar ou em suportes, ou seja, suas raízes não precisam estar fixadas na terra para se desenvolverem. Essa planta deve ser cultivada sob luz indireta e não demanda de muita água, pois ela tem a capacidade de absorver a umidade do ar.
10. Dracena
Nativa da África, a Dracena também conhecida como pau d’água é perfeita para jardineiros iniciantes. Essa espécie se desenvolve bem dentro de casa, desde que posicionada em local bem iluminado, mas sem sol pleno. As regas podem ser feitas apenas duas vezes na semana, pois o excesso de água pode acabar amarelando ou tirando o brilho das folhas.
11. Cactos e suculentas
Os diferentes tipos de cactos e suculentas podem ser cultivados tanto em jardins, vasos ou compondo os famosos terrários. Essas plantinhas exigem um ambiente com muita luz natural e pouca água.
12. Singônio
As folhas marcantes do Singônio gostam de umidade e toleram tanto sol muito forte quanto muita sombra. Seu cultivo é extremamente versátil, visto que a espécie pode ser cultivada em vasos, canteiros ou em forma de trepadeira compondo a decoração de muros e fachadas.
13. Antúrio
O Antúrio se desenvolve bem em ambientes internos e iluminados, porém não resiste o sol pleno o dia todo. Seu cultivo pode ser feito tanto em vasos como no jardim. Durante a primavera e verão, recomenda se que a rega seja feita de uma a duas vezes por semana e reduza essa frequência durante o inverno e outono.
14. Lambari
A planta Lambari gosta de muita água e pode ser regada todos os dias. Seu cultivo é indicado para locais com meia sombra ou luz indireta. A espécie apesar de se adaptar bem em climas quentes, deve ser protegida nos períodos mais frios.
15. Hibisco
O Hibisco é uma planta extremamente resistente. Isso porque, não são exigentes quanto ao solo e resistem à falta de água. Sua floração se destaca na paisagem e o colorido das flores que surgem no final do inverno ou começo da primavera são encantadoras.
16. Aglaonema
A Aglaonema apresenta textura herbácea e é considerada uma planta de pequeno porte, visto que a altura varia entre 20 e 150 cm. Sua folhagem tropical se desenvolve em locais sombreados e com pouca água. Vale comentar, que suas folhas são tóxicas, portanto mantenha-a longe do alcance de crianças e animais.
17. Planta Jade
A Planta Jade pode ser cultivada tanto em ambientes internos dentro de vasos e floreiras como em áreas externas compondo jardins e canteiros. Essa espécie apresenta crescimento rápido, exige pouca rega e uma dose diária de luz natural.
18. Dinheiro em penca
A planta Dinheiro em penca também conhecida como Tostão, é formada por pequenas folhas de três a cinco centímetros. Segundo a cultura popular, acredita-se que o cultivo dessa espécie dentro de casa atrai dinheiro e boa fortuna. Seu cultivo é feito tanto em luz indireta como em sol pleno e as regas podem ocorrer todos os dias, principalmente nos meses quentes.
19. Pleomele
A Pleomele pode ser cultivada tanto em jardins como em vasos de plantas. Essa espécie tolera baixa luminosidade e também sol direto. Para crescer saudável as regas devem ser feitas de forma regular.
20. Capim do Texas
O Capim do Texas pode ser cultivados em áreas externas compondo maciços, bordaduras ou canteiros. Essa espécie se desenvolve bem em sol pleno, mas também tolera meia-sombra e temperaturas mais frias.
21. Jiboia
A Jiboia pode ser cultivada de forma rasteira no jardim ou pendente em vasos suspensos ou jardim vertical. Essa planta requer pouca luz natural e as regas podem ser feitas ao menos duas vezes por semana. A dica é posicioná-la em locais altos da casa para que assim a cascata de folhas decore o ambiente.
22. Clorofito
O Clorofito é pouco exigente com manutenção e pode ser cultivado em vasos e floreiras. Essa espécie se desenvolve bem em locais com meia-sombra ou sol pleno. As regas devem ser feitas de forma regular, evitando que a terra fique seca.
23. Bromélia
As Bromélias são resistentes e podem ser cultivadas tanto em maciços no jardim como em vasos. Essa planta tropical aprecia calor e umidade, por essa razão, suas regas devem ser regulares. Além disso, procure plantar as Bromélias em locais com luz indireta, pois os raios solares podem queimar suas folhas.
24. Areca bambu
A Areca-bambu é uma planta bem popular, que apresenta crescimento rápido e apesar de tolerar sol pleno, se desenvolve melhor em locais com meia-sombra ou luz indireta. A irrigação do solo deve ser feita de forma regular e caso o seu cultivo seja feito em ambientes internos evite locais que usem ar-condicionado.
25. Onze-horas
A onze-horas é uma planta muito resistente e seu cultivo pode ser feito tanto em canteiros com em vasos de plantas. Esse espécie gosta de muito sol e tem florescimento o ano inteiro. Quando plantadas em canteiros as regas podem ocorrem de duas a três vezes por semana. Agora quanto plantadas em vasos as regas podem ser menos frequentes.
26. Comigo-ninguém-pode
A planta Comigo-ninguém-pode é normalmente indicada para canteiros e maciços sombreados, no entanto, seu cultivo também pode ser feito em vasos. Essa espécie apresenta crescimento lento, gosta de muita luz indireta e umidade. Vale ressaltar, que suas folhas são tóxicas, por isso a planta deve ser colocada longe de animais e crianças.
27. Zamioculcas
Originária da África tropical, as Zamioculcas são resistentes e necessitam de poucos cuidados. A planta pode ser cultivada de forma isolada isolada em vasos, em maciços nos canteiros de jardins da área externa, mantidas à meia sombra e até sombra plena. Essa espécie exige poucas regas e não precisa de muita luz para se desenvolver.
28. Pata de elefante
A pata de elefante pode ser cultivada tanto em jardins como em vasos e devido sua folhagem diferenciada acaba sendo muito usada na decoração de ambientes. Essa espécie exige poucas regas uma vez que seu tronco tem a capacidade de armazenar água.
29. Begônia
A Begônia, em ambientes quentes, pode florescer o ano inteiro. Para o seu crescimento saudável procure posicioná-la em locais com luz indireta e evite excesso de água. Vale destacar que segundo o Feng Shui, a Begônia significa fertilidade, felicidade, cordialidade e delicadeza.
30. Árvore da felicidade
Segundo a cultura popular a Árvore da Felicidade traz fortuna para o lar, mas apenas se for ganhada. Para se desenvolver, essa espécie precisa de muita luminosidade e umidade, ou seja, procure regar ao menos em três vezes na semana.
31. Cróton
É difícil não se apaixonar pela folhagem colorida da Cróton que mescla tons de roxo, amarelo e verde. Essa espécie pode ser cultivada tanto de forma isolada, como cerca viva ou em vasos. Para se desenvolver ela precisa de bastante luz e regas regulares.
32. Aspidistra
Para se desenvolver de forma saudável a Aspidistra não deve receber sol direto, ou seja, seu cultivo deve ser feito em locais com meia-sombra ou sombra. As regas podem ser regulares, porém evite que o solo fique encharcado.
33. Orquídea
Existem mais de 35 mil tipos de orquídeas na natureza e algumas espécies são bem duráveis e de fácil cultivo. Suas belas trazem trazem um toque delicado ao jardim e aos ambientes internos. Para se desenvolver de forma saudável procure posicioná-la em local iluminado, mas sem sol pleno. As regas podem ser feitas de duas a três vezes por semana.
34. Aspargo pluma
A plumagem verde proporcionada por essa planta encanta qualquer decoração. Essa espécie pode ser cultivada diretamente no jardim ou em vasos. A planta não exige podas e as regas e não precisam de muita água para sobreviver. Logo, procure molhar o solo ao menos duas vezes na semana.
35. Kalanchoe
A Kalanchoe, também conhecida como Flor da Fortuna, pode ser plantada no jardim em forma de maciços ou cultivada em pequenos vasos e floreiras. Essa espécie deve ser plantada em locais que recebam sol pleno ou meia-sombra. As regas devem ser feitas apenas quando o solo estiver seco.
36. Costela de adão
A Costela de Adão tem conquistado cada vez mais espaço na decoração de ambientes internos. Suas folhas espetaculares podem ser cultivadas em jardins e vasos. Para sobreviver, essa espécie precisa de luz indireta e regas regulares (mantenha o solo sempre úmido).
37. Palmeira ráfia
A Palmeira Ráfia é perfeita para se desenvolver em apartamentos, casas e ambientes fechados. Originária da China, ela chama a atenção pelos troncos finos e pelas folhas verdes grandes e suntuosas. Essa espécie requer boa iluminação e regas moderadas.
38. Primavera
A Primavera quando florida não passa despercebida pelo jardim. Seu cultivo pode ser feito como arvoreta ou trepadeira cobrindo muros e pergolados. Essa espécie gosta de receber sol pleno o dia todo e as regas devem ser feitas quando o solo estiver seco.
39. Moreia
A Moreia é uma excelente planta para formar maciços ou bordaduras no jardim. Suas folhagens assim como suas pequenas flores formam lindos desenhos na área externa. Para sobreviver, plante-a sob sol pleno ou meia-sombra e realize regas periódicas.
40. Maranta
É difícil não se apaixonar pela riqueza de texturas da Maranta. Perfeita para compor a decoração de ambientes internos como varandas, terraços, sala de estar e sala de jantar. A planta se adapta muito bem em locais com pouca luz e quanto as regas procure realizar ao menos uma vez por semana.
41. Chamaedora
A Chamaedora se trata de uma pequena palmeira. Seu cultivo pode ser feito em vasos ou diretamente no jardim. Se adapta muito bem em locais com meia-sombra ou luz indireta. Já as regas devem ser feitas ao menos duas vezes por semana.
42. Peperômia
As folhas majestosas da Peperômia se destacam na decoração dos ambientes. Essa espécie é extremamente resistente e precisa de pouca luz e água para sobreviver. Para que a planta não pegue sol diretamente recomenda-se cultivá-la em ambientes internos como varanda e terraços.
Viu, mesmo os jardineiros principiantes podem cultivar diversas plantinhas dentro de casa. Agora que já conheceu diversas espécies de plantas fáceis para cuidar, leia agora mesmo o texto “Floreira de Parede: +52 Modelos Charmosos Para Incluir na Decoração” e descubra qual o melhor modelo para o seu ambiente.