As plantas aquáticas, que são encontradas naturalmente em margens de rios, pântanos, lagos e manguezais, têm ganhado espaço também na decoração e paisagismo de casas. Nesses locais, elas são usadas para embelezar espelhos d’água, fontes de água, aquários e tanques.
Conheça mais sobre as plantas aquáticas e confira as características de algumas das melhores espécies de plantas aquáticas para você ter em casa!
O que são plantas aquáticas?
Plantas aquáticas são plantas hidrófitas ou macrófitas, ou seja, aquelas que conseguem viver em ambientes muito úmidos ou aquáticos.
Posts relacionados
Parte de saber o que são plantas aquáticas é também entender quais são as características das plantas aquáticas. Elas podem ficar totalmente submersas ou manter apenas as raízes e/ou o caule sob a água.
Aí entramos nos tipos de plantas aquáticas: as que ficam totalmente submersas e as que ficam apenas parcialmente. As primeiras retiram todos os nutrientes que precisam para viver da água, já as que flutuam precisam fixar as raízes no fundo ou na margem do rio ou lago para retirar alguns nutrientes.
Tirando isso, os tipos de plantas aquáticas são bem diversos e diferentes entre si, elas podem ter folhas pequenas, grandes, podem ter flores ou não, algumas precisam de mais sol e outras preferem sombra etc.
Agora que você já sabe melhor quais são as características da plantas aquáticas e o que são plantas aquáticas, vamos às espécies que você pode ter em casa!
6 tipos de plantas aquáticas para você ter em casa
Conheça seis nomes de plantas aquáticas e suas características e escolha as que você quer levar para seu ambiente interno ou área externa. Afinal, é difícil não se encantar com a presença das plantas aquáticas seja dentro ou fora de casa complementando a decoração do jardim, varanda, terraço ou quintal.
Aguapé
O nome científico é Eichhornia crassipes, mas você pode chamar de Aguapé, Baronesa, Jacinto de Água ou Miriru. São muitos nomes de plantas aquáticas, mas uma mesma planta.
O Aguapé tem rápida proliferação e, em algumas situações, pode ser considerada uma praga, mas ele também pode ser muito benéfico pois retira moléculas tóxicas da água. Ele é perene, tem folhas largas que crescem agrupadas e tem flores lilás ou azuis.
Alface d’água
O Alface d’água tem esse nome porque, como você já deve imaginar, se assemelha visualmente a um alface. Essa é um dos nomes de planta aquáticas para se ter em locais bem iluminados, pois gosta de sol pleno (e não tolera temperaturas baixas).
Assim como o Aguapé, o Alface d’água se prolifera rapidamente. Ele é muito utilizado em espelhos d’água, fontes, aquários e lagos e vive bem em águas rasas, mas se adapta também a lugares mais profundos.
Flor de Lótus
Muito conhecida e cercada de simbolismo, a Flor de Lótus é, sem dúvidas, um dos nomes de plantas aquáticas mais famosos. Ela nasce em locais úmidos e alagados e tem a raiz submersa e fixada.
A Flor de Lótus tem altura média de 50 centímetros acima da água e suas flores têm mais ou menos 25 centímetros e diâmetro. Elas precisam de sol para sobreviver e, durante a noite, suas pétalas se fecham e a flor submerge. Vale destacar, que a beleza da flor de Lótus pode ser apreciada de diferentes formas. Isso porque, no mercado é possível encontrar diferentes objetos decorativos como quadros, esculturas e velas decorativas que graciosamente diferentes ambientes da casa.
Na sala de estar, por exemplo, os quadros da Flor de Lótus podem ocupar a parede acima do sofá. Já no quarto, a imagem da flor de lótus pode estar presente sobre o criado mudo, cômoda ou penteadeira em de porta joias.
Ninféias
Ninféias ou Nymphaeas são plantas aquáticas perenes família que têm flores perfumadas e folhas arredondadas de 20 a 40 centímetros. Elas são flutuantes ou semi flutuantes e suas flores podem ter entre 10 e 15 centímetros.
As flores das Ninféias podem ser brancas, cor-de-rosa, azuis ou amarelas e elas se abrem pela manhã ou à noite. Durante o inverno, as folhas dessas plantas aquáticas desaparecem e só voltam a reaparecer na primavera. Ah, elas precisam de pleno sol ou meia sombra para sobreviver.
Salvinia auriculata
Também conhecida como Mururé Carrapatinho, a Salvinia auriculata é uma exemplo de plantas aquáticas que pode ser usada em qualquer ambiente com pouca umidade. Ela é anual e possui folhas de 2,5 por 2 centímetros.
A Salvinia tem folhas cheias de “pelos” que repelem a água, mas a parte de baixo delas segura água e sedimentos – e, em ambiente natural, serve de “esconderijo” para animais aquáticos.
Sombrinha Chinesa
Sim, a Sombrinha Chinesa tem esse nome por causa do formato de suas folhas. Como elas são estreitas, retas e nascem ao redor da parte de cima do caule, essa planta aquática se parece bastante com uma sombrinha.
Essas plantas aquáticas são perenes e precisam de sol pleno ou meia-sombra para sobreviver. Suas raízes devem ser controladas e podadas com tesoura e ela pode ter até um metro de altura.
Veja algumas opções de plantas aquáticas: